Toda mudança traz desafios, apesar dos possíveis benefícios. Se você planeja sair do país para viver em outro lugar, deve levar em conta que existem burocracias que você precisa observar. Por isso, confira aqui tudo o que você precisa fazer antes de sair do Brasil.

Confira e organize toda sua documentação 

Para começar, você precisa estar atento a todos os documentos, especialmente os que serão necessários no país de destino. O seu passaporte, por exemplo, deve ter sido emitido nos últimos dez anos. Além disso, a data de vencimento não deve estar próxima. Afinal, se o seu visto tiver a mesma validade do passaporte, ele perderá a validade enquanto você ainda está fora do país. 

Em seguida, dê atenção à sua habilitação. Na maioria dos casos, a transferência do documento só é possível caso a permissão esteja em dia no país de origem. Então, se a sua habilitação estiver para expirar durante sua estadia fora do país, é melhor renová-la antes de sair do Brasil.

Por fim, junte com antecedência todos os documentos importantes que você possa precisar no país de destino:

  • passaporte;
  • diplomas (válidos);
  • certificados de cursos;
  • contratos de seguros;
  • cartas de recomendação;
  • qualquer outro documento que possa ser solicitado em sua chegada no exterior. 

Além disso, é bom garantir que uma pessoa de extrema confiança tenha uma Procuração de Plenos Poderes registrada em cartório. Dessa forma, ela poderá resolver problemas bancários, vender e comprar bens em seu nome sem que você precise voltar ao Brasil.

Cancele serviços contratados antes de sair do Brasil

Sair do Brasil não dá baixa automática em serviços contratados em seu nome. Ou seja, você deve entrar em contato com:

  • prestadoras de serviços de telefonia e internet;
  • fornecedores de água e de energia;
  • operadoras de cartões de crédito. 

Aliás, de acordo com o Serasa, se houver alguma dívida relativa a cartões, ela continua ativa mesmo depois do devedor sair do Brasil.

Detalhe importante: O ideal é entrar em contato com todas as operadoras e prestadoras de serviços para confirmar que não existe nenhum débito residual. Como assim? Bom, digamos que a sua conta de energia fecha no dia 15 de cada mês.Mas, você ainda utiliza o serviço até o dia 25. Nesse caso, são 10 dias de utilização que são cobrados pela empresa e que podem ficar pendentes caso você não procure cancelar o serviço e quitar qualquer débito residual. 

Confira o INSS 

Antes de deixar o país, você precisa decidir se vai continuar contribuindo com a Previdência no país. Nesse caso, vale a pena conferir se o país de destino possui algum acordo previdenciário com o Brasil, como é o caso da Alemanha, por exemplo. Você encontra mais informações sobre esse acordo clicando aqui. Assim, você ou seu cônjuge não perdem o tempo de contribuição ao se mudarem. 

Comunique a saída definitiva ao sair do Brasil

Quando um cidadão brasileiro ou residente sai do país por um período superior a 12 meses, ele é considerado não-residente no Brasil. Por isso, ele deve comunicar o assunto às autoridades fiscais. Então, ele tem um prazo que passa a contar a partir do dia seguinte à partida até fevereiro do próximo ano. Para isso, basta acessar o site oficial da Receita Federal e preencher os formulários que se aplicam à sua situação. 

De fato, são muitos os assuntos que não podem ficar pendentes para quem decide sair do Brasil. Aqui, falamos sobre documentação, INSS e a comunicação de saída. Mas, ainda é preciso entrar em contato com bancos, tanto para fechar contas no país quanto abrir conta no país de destino. Sem falar em toda a preparação física e psicológica para se adaptar às muitas mudanças que você irá enfrentar.

Nesse caso, ter a orientação e experiência de uma equipe treinada garante a tranquilidade na hora de deixar o Brasil. Por isso, o Alemanha Cast agora conta com parceiros incríveis para te dar todo o suporte que você precisa. Clique aqui e tire todas as suas dúvidas com a gente.

Published On: outubro 3rd, 2022 / Categories: Informação / Tags: , /

Compartilhe esse conteúdo

About the Author: Fernanda Preis

Quer trabalhar na Alemanha?

Transforme seu sonho de uma Carreira Internacional em realidade através do nosso curso.

Conheça em detalhes o mercado de trabalho alemão e aumente suas chances de trabalhar no exterior.

Comentários

Leave A Comment


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.