Os mercados de natal da Alemanha (em alemão: Weihnachtsmarkt) são encantadores. Para explicar de uma maneira mais fácil, os mercados de natal são como uma feira ao ar livre, onde há comida, bebida, artesanatos e além disso, o famoso Glühwein (vinho quente). Afinal, é preciso encarar o frio do final do ano, não é mesmo?

As atenções ficam por conta das decorações, árvores de natal, luzes, presépios que quando combinadas com um pouco de neve, proporcionam uma atmosfera incrível.

Normalmente os mercados de natal começam no último final de semana de novembro e duram quatro semanas, geralmente até dia 24 de dezembro. Todo ano os mercados de natal são o ponto de encontro entre amigos e familiares.

Como começaram os mercados de natal

A tradição começou no final da idade média. Antigamente os mercados de natal eram para prover  suprimentos para os meses mais frios do ano, ou seja, para ajudar a superar os rigorosos invernos. Depois o evento cresceu e se tornou popular com venda de comida e bebidas locais. Tem-se registros de que o primeiro mercado de natal da Alemanha foi em Munique no ano de 1310.

 

Weihnachtsmarkt

Comidas e bebidas

Se tem algo é muito bom fazer no mercado de natal é beber e comer as comidas locais, tanto que várias comidas e bebidas somente são vendidas nesta época do ano. O Glühwein é com certeza o aroma do mercado de natal. O vinho quente é preparado com algumas ervas (lembra o quentão do Brasil). E o mais legal, cada mercado de natal possui uma caneca personalizada para você beber o Glühwein.

 

Canecas de Glühwein

Nos mercados de natal quando você compra um Glühwein você recebe uma caneca personalizada daquele mercado de natal. Você paga pela caneca o pfand e quando for devolver a caneca recebe o dinheiro de volta ou querer ficar com a caneca é permitido. Confesso que já tenho algumas canecas dos mercados que fomos; é impossível não querer uma, além de ser uma lembrança elas são muito fofas. 😉

Caneca Glühwein

Clima de Natal

Os mercados de natal com certeza dão um clima especial ao natal na Alemanha, neles você consegue perceber porque o alemão é chamado de perfeccionista e organizado, é impressionante a riqueza dos detalhes. É tudo feito com muito amor, você se sente dentro de um filme, vendo como é tudo tão mágico.

Se estiver passando na Alemanha nesta época, não deixe de conhecer algum mercado de natal de natal, a experiência é única.

Gostou do post? Deixe um comentário 😉

Comentários

  1. Apesar do frio é uma época linda, eu amo os mercados de Natal!!! Excelente Post Fê!!! 😘😘😘

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com