Cotidiano Curiosidades

O que é TÜV e o que ela faz?

Pinterest LinkedIn Tumblr

TÜV SÜD é uma empresa que fornece certificações de garantia e qualidade em diversas áreas. Aliás, mais à frente, você vai descobrir quais as principais áreas de atuação da empresa alemã. Antes disso, conheça brevemente a história da TÜV SÜD.

A origem da TÜV

Inicialmente, a empresa foi criada em Colônia no ano de 1872. De fato, visava garantir a segurança técnica de caldeiras a vapor. Na verdade, seu nome era um pouquinho mais complicado: “Dampfkessel-Überwachungs-Vereine” (DÜV). Em outras palavras, era um grupo que vistoriava as caldeiras a vapor e concedia certificações acerca dos equipamentos. Com o passar do tempo, o nome da empresa foi se adaptando, devido às novas atividades que ela passaria a desempenhar. Assim, ela se tornou a TÜV, do alemão para “Organização de Inspeções Técnicas”.

TÜV no mundo

Atualmente, a empresa conta com cerca de 25 mil colaboradores mundo afora, em 1.000 locais, distribuídos em 69 países. Na verdade, cerca 49% de toda a receita da empresa, que chega a faturar €2,5 bilhões, vem de fora da Alemanha. De acordo com o site da empresa, seu objetivo é “inspirar confiança na tecnologia. Então, permitir o progresso através do gerenciamento de riscos a ela ligados”. Ao mesmo tempo, a empresa se guia princípio de estreitar a integração entre homem, tecnologia e o meio ambiente. Aliás, essa ideologia é representada pelo triângulo da marca. Agora que você já sabe o que é TÜV, descubra a seguir os principais nichos de atuação da empresa.

Principais nichos de atuação da TÜV

Sistemas

Uma das principais áreas de atuação da TÜV está ligada à auditoria e à certificação de sistemas de gestão. Além disso, ela cuida de segurança e processos de TI, sistemas de comunicação e outros sistemas.

Produtos

Normalmente, a empresa lida com itens do dia a dia da população. Alimentos, eletrodomésticos, vidros, itens de mobiliário, brinquedos e até itens da área têxtil, por exemplo, estão incluídos no leque de atividade da empresa. Mas, não para por aí! A TÜV no Brasil também se encarrega de garantir a segurança por meio de outros exames. Assim, em eletrodomésticos, eletrônicos, aparelhos médicos, ela realiza testes de resistência.

Serviços industriais

Nesse caso, a empresa certifica equipamentos, tecnologias de materiais, engenharia civil e por aí vai… aliás, a lista é grande. Na verdade, o trabalho realizado pela empresa não se limita à montagem. De fato, os equipamentos são acompanhados durante toda sua vida útil.

Cuidados com a saúde

Aqui, os cuidados são bem específicos. Ou seja, a empresa lida com questões ligadas à proteção individual e segurança do trabalho, aparelhagem médica etc.

Mobilidade

Hoje, a TÜV inspeciona e certifica veículos em várias partes do mundo, incluindo América do sul, como na Argentina  Chile por exemplo. Já na Alemanha, a empresa fatura cerca de 2,6 milhões em inspeções todos os anos.

Consultoria e formação

Hoje, além das certificações, a TÜV oferece consultoria e treinamento. Assim, por meio de programas de qualificação, a empresa forma novos profissionais habilitados para prestar serviços de qualidade. Nesse caso, a empresa está apta a atuar na administração de escolas privadas, consultoria de negócios, proteção de dados e segurança de TI, entre outros.

Gostou? Para saber mais sobre a vida e o cotidiano na Alemanha, clique aqui.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário