Ao decidir se mudar para o país, você precisa validar o diploma na Alemanha o quanto antes. Na verdade, é preciso fazer a validação mesmo que a mudança seja para solicitar um visto de trabalho, estudar ou tentar o Blue Card. Por isso, aqui você encontra todas as etapas necessárias e as melhores dicas. Confira.

Mas, será que é mesmo necessário validar o diploma na Alemanha? Além disso, compensa validar o diploma brasileiro? Para começar, vamos ver as respostas a essas duas perguntas.

Precisa validar o diploma para trabalhar na Alemanha?

Surpreendentemente, nem sempre. Afinal, a legislação alemã aceita que estrangeiros exerçam profissões não regulamentadas. Ou seja, desenvolvedores, webdesigners, jornalistas e outros profissionais não precisam validar o diploma na Alemanha. Por outro lado, profissões regulamentadas por lei, exigem a validação. Além disso, pode ser que você precise passar por provas e cumprir outros requisitos. Por exemplo, comprovar proficiência no alemão.

Em todo caso, a validação de diploma na Alemanha é responsabilidade dos conselhos correspondentes de cada profissão. Seriam equivalentes aos conselhos regionais de medicina, enfermagem, engenharia etc. Cada um deles possui exigências próprias. Além disso, em cada região do país, os respectivos conselhos  estabelecem os requisitos a serem cumpridos. Por outro lado, ao decidir validar o seu diploma de nível técnico, visite o site onde você pode consultar as regras de cada região ou cidade do país.

Compensa validar o diploma brasileiro na Alemanha?

De fato, tudo depende do seu objetivo. Apesar de não ser um processo simples, é indispensável para quem precisa trabalhar no país em determinadas áreas. Mas, se você não tem certeza, submeta toda sua documentação à Apostila de Haia e leve com você. Assim, você poderá tirar cópias e traduzir quando precisar. Então, faça isso na Prefeitura, cartório ou no Bürgeramt da sua cidade. Dessa forma, você não gasta dinheiro e tempo com burocracia desnecessária.

Meu diploma vale na Alemanha?

Para começar, para saber se seu diploma brasileiro é válido na Alemanha, você pode consultar uma ferramenta usada pelas autoridades do país: o site da Anabin. De fato, nele estão todas as informações necessárias para que um estrangeiro descubra o status da sua certificação na Alemanha. Assim, ao pesquisar sobre a instituição (Instituitionen) e sobre o seu curso (Hochschulabschlüsse), procure por um símbolo de H + em pelo menos um deles. Então, imprima e junte ao seu pedido de vista de entrada na Alemanha.  

Documentos para validar o diploma na Alemanha

Atualmente, o órgão do governo responsável por validar o diploma na Alemanha é o Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen (Escritório Central de Educação Estrangeira). Ou seja, esse é o destino da documentação que as autoridades exigem para comprovar se o seu diploma é aceito ou não no país. A seguir, veja a lista de documentos do processo de validação.

Documentos obrigatórios:

  • Currículo constando todos os cursos e empregos anteriores onde você exerceu atividades relacionadas à profissão. 
  • Cópia do passaporte brasileiro ou da carteira de identidade da União Europeia. Em caso de mudança de nome, inclua cópia do documento.
  • Cópia do histórico escolar e do certificado de conclusão do Ensino Médio.
  • Cópia simples, cópia autenticada do histórico universitário e do Diploma em português e tradução juramentada para o alemão dos mesmos.
  • Formulário de solicitação preenchido.

Documentos opcionais:

A partir de agora, confira os documentos que não são exigidos. Mas, caso você tenha em mãos ou possa investir nas cópias autenticadas e traduções, podem ser anexados no processo ao tentar validar o diploma na Alemanha. 

  • Cópias de certificados de conclusão de cursos extracurriculares ou treinamentos em português, cópias autenticadas e traduções juramentadas dos mesmos.
  • Qualquer contrato de trabalho realizado dentro do Espaço Econômico Europeu ou da Suíça.
  • Cartas de referência de empregadores anteriores, em português, em tradução juramentada para o alemão e cópia autenticada.

Como iniciar o processo de validação do diploma?

De fato, tudo começa com a Apostila de Haia. Ou seja, o documento que garante que tudo que você apresenta vale fora do seu país. Em seguida, todos os papéis seguem para tradução juramentada. Por fim, junte todos os documentos e preencha o formulário obrigatório do site da Anabin. Para terminar, você clica no botão enviar. Então, o site vai abrir outra página. Assim, se certifique de clicar no link para acessar o documento em PDF. Por fim, imprima e salve o PDF do formulário preenchido. 

Então, todos os documentos precisam seguir por correio. Por isso, assine o formulário que você imprimiu. Junto com todos os outros documentos, envie para o endereço que consta nele. Aliás, para facilitar o processo, você pode incluir o contrato de trabalho. 

Mas, tudo isso só tem valor depois que o pagamento da taxa é confirmado. Para isso, você receberá um e-mail do Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen. Nele, estará também a taxa. Aliás, se tiver outras dúvidas sobre o processo, você pode escrever para ZABService@kmk.org. Mas, no assunto, escreva apenas “Gleichwertigkeitsbescheid” (Aviso de Equivalência). Para outras informações, o site do Ministério da Cultura também disponibiliza orientações em inglês.

Quanto custa validar o diploma na Alemanha?

Como vimos, cada conselho regional define as regras para a validação de diplomas. Sendo assim, os valores podem variar. Mas, na maioria dos casos, a taxa custa a partir de €200 para o primeiro processo. Em caso de diplomas adicionais, cada um custa em média €100. No entanto, você deve levar em conta os gastos com Apostila de Haia, traduções juramentadas e cópias autenticadas. De fato, os valores com tradução variam demais. Por isso, pesquise com conhecidos que também validaram diploma na Alemanha.  

Quanto tempo leva para o diploma ser validado?

Reunir toda a documentação necessária, apostilar e traduzir leva cerca de um mês. Mas, essa etapa depende da sua disponibilidade de tempo e de recursos. Já no departamento responsável por validar o diploma na Alemanha, após o pagamento da taxa, o processo pode levar até 90 dias.

Então, ao final de todo esse caminho você poderá exercer sua profissão de forma regular na Alemanha. Para saber mais sobre a validação de diplomas em áreas específicas, clique aqui.