Comida Cotidiano

Tradições de Natal na Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

Quais são as principais tradições e costumes do Natal na Alemanha? Você vai descobrir e entender parte da cultura alemã, tão rica quanto é antiga! Também vai saber onde estão alguns dos famosos Mercados de Natal da Alemanha.

Para começar, as celebrações se iniciam muito antes da véspera de Natal, com um período conhecido no Brasil também, mas não tão presente na celebração do Natal no Brasil: o Advento.

Celebração do Advento

Para os católicos, o Advento é o início do ano de celebrações religiosas. No Natal da Alemanha isso é levado bem a sério. Então, as celebrações se iniciam no fim de novembro, quatro domingos antes do Natal e tem suas próprias tradições também.

Para as crianças, é uma contagem regressiva divertida! As famílias compram, ou fazem artesanalmente, calendários do Advento (Adventskalender), com 24 caixinhas, ou janelinhas. Elas são abertas, uma por dia, a partir do dia 1° de dezembro e revelam doces, chocolates ou poemas natalinos. Na véspera do Natal a última janela ou caixinha é aberta, geralmente com uma surpresa especial.

A celebração também inclui uma Guirlanda do Advento, um tipo de arranjo floral feito com ramos, que conta com quatro velas a serem acesas uma a cada domingo até o Natal.

Árvore de Natal (Weihnachtsbaum)

O Natal na Alemanha não costuma ser tão aberto como é no Brasil. Se para os brasileiros, é comum chamar amigos e parentes distantes para as festividades, os alemães passam só com a família imediata mesmo, pais e filhos.

A árvore de Natal tem um papel importante nesse laço familiar. Ela é decorada pela mãe da família na véspera do Natal, sem que os pequenos vejam. Mas, caso os filhos já sejam crescidos, as famílias costumam decorar juntas enquanto cantam músicas natalinas.

Quer saber mais sobre o Natal na Alemanha? Confira o episódio 56 do podcast.
Natal na Alemanha

Dia de São Nicolau

O dia de São Nicolau, celebrado em 6 de dezembro, também inclui alguém se vestindo de roupa vermelha e barba branca, que passa para elogiar e presentear as crianças que foram boas durante o ano, porém, não confunda com o Papai Noel! Falamos sobre ele daqui a pouco.

Esse personagem conta com um companheiro nada agradável: Knecht Ruprecht, vestido de preto e com uma aparência assustadora, tem o papel de “punir” as crianças que não foram consideradas obedientes e boazinhas. Esse ajudante sinistro é conhecido também como Krampus, o demônio, em algumas partes do país e é convidado pelos pais das crianças mais atentadas, a entrar em suas casas e dar um belo susto.

Papai Noel

Para as crianças, em algumas regiões, é ele quem traz os presentes mais importantes. Diferente de São Nicolau, ele chega no dia 24 de dezembro. Essa também é uma tradição que varia de região para região, já que também existe a crença na Christkind.

Cartas para a Criança de Cristo

Não é em toda a Alemanha que as crianças esperam por Papai Noel trazendo presentes e atendendo pedidos. No sudeste do país, as crianças escrevem para “das Christkind”, ou Criança de Cristo. Por exemplo, em Nürnberg, uma menina com qualidades como as de Cristo, é eleita anualmente para esse papel. Ela tem muitas responsabilidades, eventos sociais e de caridade a serem cumpridos antes do Natal.

O fato de ser uma menina, e não menino, pode estar ligado à adoração de Santa Lúcia, idolatrada no Natal suíço. Mas, e as comidas e bebidas?

Culinária natalina

No Brasil existem comidas que combinam com o Natal, na Alemanha não é diferente. Quais são as comidas mais tradicionais no Natal alemão?

Lebkuchen

Outra tradição do Natal na Alemanha é essa versão do biscoito assado, cheio de especiarias, castanhas ou nozes, podendo ser macio ou durinho, confeitado com mensagens escritas em glacê ou sem decoração nenhuma. Tá bom, ele também em vendido em feiras e mercados em outras épocas. Mas, ele é, essencialmente, uma iguaria natalina.

Glühwein

É aquele vinho quente que a gente ama, muito consumido no inverno e nas festas juninas! No Natal da Alemanha, esse vinho leva especiarias e tem um aroma super característico de um dos símbolos mais populares do Natal Alemão: os Mercados de Natal!

Mercados de Natal

Os Mercados de Natal da Alemanha (em alemão: Weihnachtsmarkt), são grandes feiras ao ar livre, com dezenas de barraquinhas, comidas típicas, bebidas como o Glühwein espalhando seu cheiro aconchegante e quente pelo ar, quitandas como o Lebkuchen, ornamentos, enfeites e muitos calendários do Advento à venda, é claro!

Mas, o que faz com sejam tão especiais?

Os Mercados de Natal só abrem para o Natal! Geralmente, começam a funcionar junto com as celebrações do Advento e encerram as atividades na véspera de Natal ou se estendem até dia 6 de janeiro.

São locais extremamente bem decorados, com atrações convidativas para as famílias e turistas de todos os cantos do mundo! E, só para contar um pouquinho da História, essa tradição remonta à Idade Média e todos os anos, milhares de Mercados de Natal são montados por toda a Alemanha.

O Natal é mágico na Alemanha

O Natal da Alemanha tem muitas outras tradições, culinárias e religiosas, que contam muito da cultura desse país que tem tanto a contar! Com a gente, você viu uma parte dessa tradição. Fomos do começo das celebrações com o Calendário do Advento, passamos pelo folclore e chegamos aos Mercados de Natal da Alemanha!

Gostou do passeio? Quer saber mais sobre o Natal na Alemanha? Clique aqui e confira nosso podcast sobre Natal na Alemanha. Contamos muito mais sobre a vida e costumes da Alemanha. Para não perder nada, segue a gente no Instagram e no Facebook e compartilhe com os amigos que você quer chamar para ver tudo isso de perto!

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com