Informação

Como imigrar para a Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

Para imigrar para a Alemanha, você precisa ter um bom motivo. Afinal, visitar por um período limitado é uma coisa, criar raízes no país, é outra. Sendo assim, entenda tintim por tintim sobre o que fazer para se mudar para a Alemanha de mala e cuia. A seguir, vamos listar diversos vistos e situações que te permitem imigrar para a Alemanha.

Requisitos mais comuns para quem quer se imigrar para a Alemanha

Por ser um país tão organizado e próspero, a Alemanha é o quinto país mais cogitado por imigrantes. De fato, o Governo Alemão oferece diferentes maneiras de formalizar a entrada no país, como vamos ver mais à frente. Mas, antes disso, é preciso entender que você deve preencher alguns requisitos. Confira.

Seguro-Saúde

Na verdade, até para fazer uma visita ao país você precisa contratar um seguro-saúde. No entanto, para quem vai para morar no país, o mais recomendado é entender como funciona o sistema de saúde na Alemanha. Em seguida, escolher qual o melhor seguro-saúde para o seu caso. Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui.

Conhecimento básico do idioma alemão

Basicamente, você precisa ter capacidade de se comunicar. De fato, a proficiência no idioma é dividida em três níveis, sendo A o iniciante e C o mais avançado. Além disso, cada um deles é dividido em duas partes. Ou seja, o nível A1 é mais básico e o C2 é para quem já domina a língua alemã. Sendo assim, para imigrar para a Alemanha, você precisa comprovar que você está entre o A1 e o B1. Para isso, existem testes nos quais você deve alcançar uma pontuação mínima. Mas, não se preocupe. Você também pode se matricular e estudar no país antes de se inscrever para o teste.

Comprovar capacidade de se manter financeiramente

Via de regra, você deve ter um pé-de-meia para cobrir suas despesas enquanto estiver na Alemanha. Aliás, isso vale até mesmo para quem tem emprego em vista no país. Ou seja, é necessário comprovar que tem o suficiente para se manter até começar a ser remunerado.

Ter um visto de entrada para imigrar para a Alemanha

De acordo com a Representação Alemã no Brasil, brasileiros com passaporte válido podem entrar ou passar pelo território alemão sem a necessidade de visto. No entanto, essa facilidade só se aplica a quem pretende ficar de 90 a 180 dias no país. Ou seja, se sua intenção é imigrar para a Alemanha, a lei determina que você consiga um dos seguintes vistos:

Situações que te permitem imigrar para a Alemanha

Imigrar para a Alemanha para estudar

Para imigrar para a Alemanha a fim de estudar, você vai precisar do visto de estudante. Aliás, após a conclusão dos estudos, esse visto te permite permanecer no país por um tempo, enquanto procura por um emprego. Um detalhe interessante é que, a educação superior na Alemanha tem baixo custo, em comparação com outros países com altas taxas e mensalidades. Por isso, costuma ser um local muito visado por quem quer a chance de se graduar na Europa. Inclusive, já falamos aqui sobre 05 das melhores universidades do país.

Imigração para emprego

Nos últimos anos, a Alemanha tem carecido de profissionais altamente qualificados e com habilidades específicas. Por isso, as autoridades têm permitido que profissionais de todo o mundo se candidatem a vagas de emprego no país. Assim, para imigrar para a Alemanha a trabalho, você precisa:

  • Encontrar um emprego na Alemanha.
  • Dar entrada no pedido de seu visto de trabalho na Alemanha.
  • Imigrar para Alemanha e conseguir sua permissão de residência para trabalho no país.

No entanto, ainda assim é necessário que você comprove que suas habilidades são indispensáveis para a empresa. Além disso, também deve apresentar provas de que nenhum trabalhador na EU pode substituir você. Nesse caso, após o vencimento do seu visto, é possível dar entrada em um pedido de extensão. Dessa forma, você pode continuar seu trabalho no país.

Imigrar para empreender na Alemanha

Se você tem o capital suficiente para investir, comprovar que seu negócio é importante para a economia alemã e que o mercado precisa de seu investimento, você pode imigrar para a Alemanha como investidor ou empreendedor. Nesse caso, seu visto pode ser estendido após os três anos iniciais.

Permissão de residência na Alemanha

A permissão de residência na Alemanha pode ser permanente ou temporária. Por um lado, a residência temporária permite que você permaneça em território alemão por um tempo. Em seguida, você precisa deixar o país. Por outro lado, a residência permanente, como o próprio nome indica, te permite escolher quando sair e retornar à Alemanha. Mas, residência não é o mesmo que cidadania. São situações diferentes e que exigem requisitos e procedimentos distintos.

Reunião familiar

Atualmente, tanto cônjuges como companheiros em casais homoafetivos podem solicitar o visto de reunião familiar e imigrar para a Alemanha. Afinal, pode acontecer de parte da família ficar no Brasil enquanto você se organiza na Alemanha. Mas, vale lembrar que o casamento precisa estar legalmente registrado. Além disso, o cônjuge que vai mudar para o país também deve ter noções básicas do idioma. Da mesma forma, o visto é concedido também para os filhos, que precisam estar com todos os documentos em dia. A diferença, porém, está no fato de que o idioma não é requisito para filhos abaixo de 16 anos. Nesse caso, espera-se que aprendam e se adaptem rapidamente à língua e aos costumes do país ao imigrar para a Alemanha.

Se você está de mudança para a Alemanha, confira nosso e-book “Morando na Alemanha: Dicas preciosas para quem quer alugar um imóvel”. Aproveite para descobrir tudo sobre a cultura, cotidiano e curiosidades sobre a vida na Alemanha. Para isso, siga o Alemanha Cast no Instagram.

Deixe seu comentário