Atualmente, a Alemanha é considerada um dos melhores lugares para se viver. Afinal, são muitas as oportunidades que o país oferece para quem o escolhe como destino. Mas, o que é preciso fazer para mudar com a família para a Alemanha? Veja a seguir.
O que é preciso para mudar com a família para a Alemanha
Como sempre, existem critérios burocráticos que precisam ser observados por quem deseja imigrar para a Alemanha. Na verdade, qualquer cidadão da União Europeia tem permissão para viver no país. Mas, mesmo quem não possui cidadania europeia também pode se mudar com a família para a Alemanha caso cumpram os seguintes requisitos.
Demonstrar proficiência no idioma alemão
Para imigrar para a Alemanha, é importante ser capaz de se comunicar com clareza. Para isso, quem pensa em se mudar para o país precisa demonstrar que domina a língua alemã. Ou seja, alcançar os níveis C 1 ou C2 de proficiência. Aliás, existem vários testes de proficiência e já falamos sobre eles em outro post.
Provar estabilidade financeira
De fato, todo candidato a imigrante precisa ter um motivo para se mudar para o país. Independente da possibilidade de trabalhar na Alemanha, porém, ele deve ser capaz de custear as necessidades de sua família durante sua estadia no país até que comece a receber seu salário.
Obter o visto adequado para sua situação
Normalmente, devido à Área Schengen, cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar em diversos países da Europa. No entanto, para se mudar com a família para a Alemanha, você precisa ter um contrato de trabalho ou estar se mudando para estudar no país. Nesse caso, é possível solicitar o visto necessário diretamente no Escritório de Imigrantes local após chegar ao país.
Existem diferentes vistos para quem pretende morar na Alemanha. Entre eles estão os vistos de:
- Trabalho
- Estudante
- Para procurar trabalho
- Cientista Convidado
- Estágio e Treinamento
- Reunião Familiar
Nesses casos, é sempre bom contar com a orientação de quem entende bem do assunto. Caso precise de ajuda nesse processo,para garantir que vai cumprir todas as etapas do pedido de visto, clique aqui.
Tenha um seguro-saúde válido
Na Alemanha, seguro é coisa séria. Aliás, até para entrar no país como visitante, você precisa ter contratado um seguro-saúde. Para não correr o risco de seu seguro não ser aceito pelas autoridades, o ideal é ter todas as informações necessárias e atualizadas. Para isso, clique aqui e saiba como obter ajuda.
Conseguindo a residência permanente na Alemanha
Depois de seguir todos os trâmites exigidos pelas autoridades alemãs, conseguindo os devidos vistos, quem deseja mudar com a família para a Alemanha pode conseguir autorização para residência que pode ser temporária ou permanente. Inicialmente, a residência temporária permite que o estrangeiro permaneça no país por um período determinado e depois retorne para seu país de origem. Por outro lado, a residência permanente dá ao portador cidadania alemã. No entanto, antes de se qualificar para recebê-la, o candidato deve possuir uma das seguintes permissões por, no mínimo, 05 anos.
-
Permissão de Residência Padrão
De início, esse é o tipo de residência que o imigrante recebe. Nesse caso, ela permite que ex-cidadãos alemães retornem para terminar treinamentos ou prestar serviços humanitários ou políticos.
-
Blue Card
O Blue Card é concedido a trabalhadores estrangeiros altamente qualificados e que não são cidadãos de nenhum dos países da União Europeia, mas que gostariam de viver na Alemanha.
Reunir toda a documentação, entender todos os detalhes envolvidos e atender a todos os requisitos pode ser um pouco complicado. Então, contamos com uma equipe preparada para dar todas as direções necessárias para quem quer se mudar com a família para a Alemanha. Para conhecer todos os nossos serviços disponíveis, clique aqui. Além disso, para tirar as dúvidas que possam surgir com relação a vistos e por onde começar para realizar seu desejo de morar na Alemanha, clique aqui.