Seu sonho é morar na Alemanha e já tem cidadania europeia? É importante então, saber como usar o documento para facilitar a conquista de um novo endereço de moradia!

Afinal, é muito importante fazer todo o trâmite legal para que possa morar na Alemanha sem problemas em relação à sua documentação.

Nós elencamos algumas dicas práticas e informações relevantes sobre a moradia na Alemanha para que possa fazer todo o processo de regularização sem grandes dificuldades.

Tenho cidadania europeia, posso morar na Alemanha?

Sim, como cidadão europeu é possível morar, estudar e trabalhar na Alemanha sem a necessidade de visto.

Assim como, é possível morar nos outros 26 membros independentes da União Europeia. O estrangeiro que tem cidadania europeia não precisa de visto para diversos países no mundo.

O que torna o processo de se legalizar no país desejado muito mais simples e fácil. Viabilizando ótimos resultados para sua nova residência.

Cidadania europeia: viagens sem prazo

Outro benefício interessante para quem tem o passaporte vermelho, é que por ser considerado cidadão europeu não é necessário ter um período máximo para sua estadia em qualquer país do bloco.

Portanto, se você deseja morar na Alemanha tendo cidadania europeia, mas ainda não está bem certo sobre a decisão, pode viajar sem precisar comprar a passagem de volta.

De modo que, sua estadia não tem prazo limite e você poderá aproveitar para conhecer as cidades da Alemanha, desfrutar e identificar na prática qual é o lugar que mais combina com o estilo de vida que deseja ter.

Obviamente, se você tem planos de se mudar é preciso ter atenção ao seu Imposto de Renda o Brasil. Tendo que lidar com tal burocracia.

No entanto, poderá fazer uma viagem tranquila, visando identificar sem pressa qual é a cidade que mais combina com seu objetivo e como se mudar para o lugar.

O fato de suas viagens não precisarem atender ao período máximo de estadia, tornam o dia a dia mais simples e fácil. Aproveitando com tranquilidade tudo que os países do bloco europeu podem te oferecer.

Como obter cidadania europeia?

Antes de mais nada, é preciso identificar se a sua família tem ascendentes de algum país Europeu. A verificação costuma ser feita olhando a árvore genealógica da sua família.

Na Itália, por exemplo, quem tem qualquer antepassado italiano consegue emitir a cidadania. Seja pai, avô, bisavô ou outro parente que seja italiano.

Uma vez confirmada a sua ascendência, é preciso iniciar o processo de dupla cidadania. Muito embora seja um procedimento demorado, é preciso ter paciência e reunir toda a documentação necessária.

Em geral, a demora está mais relacionada ao consulado onde você está dando entrada do pedido. Em São Paulo, os consulados Europeus possuem uma demanda muito alta de pedido com os quais lidar. Por isso, alguns processos demoram até anos.

É por isso que, novos consulados estão previstos para serem abertos no Brasil, visando atender a demanda existente.

Documentação necessária para obtenção do passaporte europeu

A obtenção do passaporte europeu será conquistada após ter tido o reconhecimento como cidadão europeu no consulado.

É possível dar início ao processo entrando em contato com o consulado responsável pelo país o qual sua descendência foi reconhecida.

Para cada país que reconheceu sua cidadania europeia existem exigências distintas em relação aos documentos obrigatórios. No entanto, é comum que todos exijam:

  • Cópia e original da Certidão de Nascimento ou de batismo do antepassado ou familiar estrangeiro e de sua própria certidão de nascimento;
  • Cópia e original Certidão de Casamento do antepassado ou familiar
  • Em caso de falecimento do antepassado ou familiar, cópia e original da Certidão de óbito;
  • Cópia autenticada do seu RG;
  • Certidões originais que comprovem o parentesco, como de casamento ou nascimento;
  • Certidão Negativa de Naturalização de seu familiar.

É importante se informar sobre a documentação, para ter certeza de que está com todos os dados exigidos. Viabilizando maior praticidade ao obter seu passaporte.

Preenchimento do formulário de requisição

Para obtenção de seu passaporte vermelho é preciso não só comprovar toda a documentação como também preencher um formulário de requisição.

Após entregar toda a documentação necessária e a requisição preenchida, é necessário agendar uma visita ao consulado onde deseja dar entrada no pedido.

A entrevista será marcada e você deverá levar todos os documentos que foram solicitados e também o dinheiro para pagar a taxa de emissão do passaporte caso ele seja aprovado.

Durante a entrevista mantenha a calma e saiba que dificilmente o passaporte será negado. Afinal, a sua cidadania já foi reconhecida e isso facilita muito a conquista do passaporte.

Vale a pena buscar a cidadania para morar na Alemanha?

Por ser um processo burocrático, muitas pessoas se questionam se realmente valeria a pena tentar a cidadania europeia para obter o passaporte vermelho.

Entretanto, sempre cabe destacar que, como brasileiro tentando a vida fora também existe uma burocracia com a qual lidar.

Portanto, vale a pena identificar se existe a possibilidade de obter a cidadania para que possa se mudar sem burocracia em relação à sua permanência na Alemanha.

É indispensável estar totalmente regular e ter certeza de que todos os documentos obtidos são verdadeiros e comprovam o seu direito.

Dessa forma, o processo ocorrerá tranquilamente, viabilizando a conquista de sua cidadania europeia com maior facilidade.

Nós acreditamos que o processo para obtenção da cidadania europeia vale a pena para morar na Alemanha por ser um facilitador.

Uma vez que, como cidadão europeu você terá acesso não só a Alemanha como uma série de outros países onde poderá entrar, passear, aproveitar e não ter que lidar com preocupações de visto.

Atualmente é possível entrar até no Canadá e EUA com o passaporte vermelho sem precisar de visto. Portanto, é realmente um desburocratizador de suas viagens.

Possibilitando que você possa aproveitar diversos países e parcerias para que tenha acesso facilitado, evite filas longas nas alfândegas e possa viajar muito.

Aproveite tudo que acabou de aprender sobre a cidadania europeia e a moradia na Alemanha para pesquisar sua própria família.

Published On: outubro 5th, 2022 / Categories: Informação / Tags: , /

Compartilhe esse conteúdo

About the Author: Fernanda Preis

Quer trabalhar na Alemanha?

Transforme seu sonho de uma Carreira Internacional em realidade através do nosso curso.

Conheça em detalhes o mercado de trabalho alemão e aumente suas chances de trabalhar no exterior.

Comentários

Leave A Comment


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.