fbpx

Estrangeiros na Alemanha

Sabia que o número de estrangeiros na Alemanha é muito significativo? Muitas pessoas não se dão conta que o percentual de estrangeiros na Alemanha é bastante alto.

O que faz com que a região seja interessante e acolhedora para novos moradores. Afinal, as pessoas que residem na cidade já conhecem estrangeiros, convivem e os recebem bem.

Além disso, os estrangeiros na Alemanha conhecem as dificuldades da mudança de visa e consequentemente são mais acolhedores com os recém-chegados. Pensando nisso, trouxemos alguns dados relevantes sobre os quais gostaríamos de refletir. Confira tudo a seguir.

Qual o percentual de estrangeiros na Alemanha?

Um estudo divulgado pelo Destatis, o Escritório Federal Alemão de Estatística, ligado ao Ministério do Interior, apontou que 27,2% dos habitantes da Alemanha são estrangeiros ou possuem raízes estrangeiras.

Quando consideramos que o país tem aproximadamente 82 milhões de habitantes, conseguimos ter dimensão de que uma grande parcela da população não é nascida na Alemanha.

E isso impacta de forma muito significativa a cultura local e uma série de aspectos. Tendo em vista que, a miscigenação ocasionada pelos imigrantes acaba mudando a configuração das cidades, estilo de vida e uma série de outros fatores.

Ainda segundo a pesquisa, cerca de 7,5 milhões de pessoas têm vínculos com outras nações pertencentes à União Europeia, enquanto 3,5 milhões são do Oriente Médio e 1,1 milhão da África.

Tais dados revelam justamente a que a miscigenação é um reflexo importante da imigração intensa para a Alemanha.

A língua é uma dificuldade para a imigração?

Um ponto importante é que, a língua não tem sido uma barreira para os imigrantes que buscam a Alemanha.

Afinal, uma grande parcela da população que procura a Alemanha para viver domina o alemão. De acordo com a pesquisa, 46% da população fala o idioma local.

O que acaba sendo interessante para aqueles que estão buscando um novo lar. Uma vez que, o conhecimento sobre o idioma local conta positivamente para a ambientação e facilidade de conquistar um emprego.

Além disso, 8% dos imigrantes falam turco, 7% russo e 5% árabe. Portanto, são pessoas que vão aprender a língua local e podem agregar no cotidiano de todos com os quais convivem.

De modo que, possam interagir trocando informações, ensinando o idioma nativo e hábitos de sua cultura para os locais. Aspecto que acaba sendo um intercâmbio cultural interessante e que impacta toda a cidade.

O que faz com que a Alemanha seja tão atraente para estrangeiros?

Uma série de fatores contribui para que a Alemanha seja um país interessante para os estrangeiros, são eles:

1.      Oportunidade de empregos

A Alemanha é uma das principais economias no mundo. Dessa forma, acaba oferecendo boas oportunidades de emprego para quem domina o idioma local.

O que contribui para que praticamente todos os interessados em conquistar uma vaga, encontrando oportunidade de usufruir de uma vida melhor possam aproveitar a região.

2.      Qualidade de vida dos estrangeiros na Alemanha

A qualidade de vida é um outro atrativo da Alemanha para os imigrantes. Uma vez que, é uma região segura para residir, com acesso à educação, saúde e lazer.

Portanto, todos os imigrantes que sonham com uma vida melhor através dos próprios esforços, residindo em um país sério e que possibilita crescimento tendem a buscar a Alemanha.

3.      Região central

Localizada na região central da Europa, a Alemanha é um país que facilita o estrangeiro que deseja viajar por toda a Europa.

Contribuindo para que muitos imigrantes busquem a região com o objetivo de justamente conhecer diversos países de forma fácil e relativamente acessível.

Afinal, é possível fazer mochilão e uma série de outras viagens mais acessíveis quando está morando na região mais central.

Além disso, a localização central abre uma série de oportunidades para aqueles que desejam aproveitar a formação de qualidade da Alemanha visando melhorar o próprio currículo para alcançar vagas de emprego diferenciadas.

4.      Sistema educacional

Os imigrantes que possuem filhos ou querem estruturar uma família podem usufruir de um sistema educacional de alta qualidade.

Além disso, muitos estrangeiros se mudam para a Alemanha visando fazer intercâmbio, para aproveitar um dos melhores sistemas educacionais ao redor do mundo.

Portanto, o sistema educacional local é um atrativo que, por muitas vezes, move as pessoas em busca de uma formação de excelência.

Uma parcela significativa dos alunos que migram em busca de intercâmbio acaba se apaixonando pela Alemanha e procuram meios de continuar no país de forma legal. Afinal, vale a pena residir em locais com boas oportunidades de emprego, boa qualidade de vida e todos os outros indicadores já conhecidos da Alemanha que são diferenciais do país.

Ainda vale a pena se mudar para a Alemanha?

Quem sonha em ser um entre as centenas de estrangeiros na Alemanha precisa se preparar para tal! Principalmente por ser uma mudança bastante expressiva no âmbito cultural.

Os alemães são diferentes dos brasileiros em muitos aspectos. Portanto, quem quer ser um dos estrangeiros na Alemanha precisa manter a mentalidade em aberto e estar realmente disposto a vivenciar o novo.

De modo que, seja possível aprender com os locais e se adaptar. Além disso, é claro que o brasileiro precisará estar disposto a se organizar para fazer a mudança valer a pena.

Afinal, é preciso tirar toda a documentação, viajando com o visto correto para que possa ser regular na Alemanha.

Bem como, é importante ter clareza sobre quais são os seus objetivos na região, visando alcançar todos eles através de uma estratégia previamente montada por você.

Mesmo quem não domina o idioma local terá facilidade de se adaptar quando pesquisa a região, sabe o que está buscando e está disposto a vivenciar o processo.

Portanto, além de saber mais sobre a Alemanha é interessante se preparar para que possa alcançar seus objetivos na região.

Caso contrário, o processo de mudança acaba sendo dificultado por não saber como agir, o que esperar e uma série de outros fatores. Uma vez que, lidar com o inesperado dificulta o processo de adaptação, gera insegurança e pode ser emocionalmente ruim.

Entre em contato conosco

Ficou com dúvidas ou precisa saber mais sobre a Alemanha? Envie uma mensagem para nós!










Confira também

Por que os jogos de tabuleiro são tão populares na Alemanha

Por que os jogos de tabuleiro são tão populares na Alemanha?

Por que os jogos de tabuleiro na Alemanha são tão populares na Alemanha? Jogos de tabuleiro…

BAMF – Entenda o que é, e quais as suas funções

Entenda como atua o BAMF – Bundesamt für Migration und Flüchtlinge na Alemanha e suas principais…
5 Maiores estádios futebol Alemanha

5 Maiores estádios futebol Alemanha

Que tal conferir quais são os 5 maiores estádios de futebol na Alemanha? Nós trouxemos informações…