Literal e formalmente, Stammtisch significa “mesa normal” ou “mesa regular”. Mas, o que isso quer dizer e por que é legal que os brasileiros que vivem ou visitam a Alemanha entendam essa tradição cultural? Saiba tudo a seguir.

Para sermos mais precisos, “Stamm” pode ter diferentes significados, mas vamos ficar com “clã” ou “tribo”. Já “Tisch” significa “mesa”. Ou seja, mesa para aqueles que estão sempre juntos, uma tribo, só que de amigos. De acordo com o site Definitions, Stammtisch quer dizer “um grupo que se reúnem em base regular, normalmente com o mesmo número de pessoas, ao redor de uma mesa redonda.” Mas, o legal é que essas reuniões que acontecem religiosamente não são sérias e cheias de regras. Muito pelo contrário, são reuniões de amigos que acontecem sempre no mesmo dia e horário, sem falta.

De onde vem o Stammitsch?

Inicialmente, o costume de separar uma mesa nos estabelecimentos não era para qualquer um. Geralmente, só os homens (nunca mulheres) mais importantes da cidade tinham esse privilégio. Normalmente, eram os políticos, empresários, doutores e ricos que tinham seus lugares garantidos a qualquer tempo em que quisessem discutir política ou só relaxar bebendo. Além disso, esse ambiente descontraído também acabava em parcerias comerciais, acordos jurídicos e muita conversa. 

Com o passar do tempo, o Stammtisch passou a significar encontro para pessoas de todas as rodas da vida. Nesse caso, os encontros passaram a incluir jogos de cartas e uma noite de bebidas. Além disso, fazer parte de um grupo significa que você sempre vai ter companhia no bar. 

Por que devo conhecer a tradição ?

Para quem se muda ou vem visitar a Alemanha, não é difícil acabar entrando em um bar e dando de cara com uma mesa perfeita, porém, reservada. E ela vai estar com um sinal claro e evidente, que pode ser uma placa, de que está pronta para um grupo de amigos bater papo e beber cerveja ou… Stammtisch.

Nesse caso, seria bom você não tomar liberdades com a mesa alheia. Então, mantenha o respeito e sente-se em qualquer outro lugar. Claro que estamos exagerando, mas nem tanto. Afinal, se você já viu as séries Friends ou How I met your mother, sabe que ninguém deveria se sentar à mesa ou naquele sofá icônico, a não ser que fizesse parte do grupo de amigos, certo? Então, agora você entende como a mesa regular tem um valor sentimental para quem a utiliza. No entanto, se você receber um convite do seleto grupo, aí sim, você poderá se juntar a eles. E saiba que isso é uma honra, então aproveite!

Agora, se por acaso, inadvertidamente, você se sentar em uma mesa reservada para Stammtisch, fique tranquilo. Afinal, se ela está vazia, tudo bem. Mas, se o grupo chegar, você será cordialmente convidado a deixar a mesa. Mas, terá a alegria de ver como o grupo se diverte e aproveita a boa companhia uns dos outros. Na verdade, cá entre nós, Stammtisch poderia significar: “ Garçom, a mesa de sempre!” Quer descobrir outras curiosidades, dicas e informações valiosas para quem está pensando em visitar ou se mudar para a Alemanha? Clique aqui e siga o Alemanha Cast no Instagram.  

Published On: julho 22nd, 2022 / Categories: Cultura Alemã, Curiosidades / Tags: , , , /

Compartilhe esse conteúdo

About the Author: Fernanda Preis

Você já pensou em morar na Alemanha?

Através do nosso curso, vamos lhe mostrar quais os caminhos para morar no país.

Saiba mais

Nossos serviços

Prestamos serviços de assessoria e consultoria em diversas áreas.
Atendimento 100% em Português.

Saiba mais
  • Consultoria Individual
  • Assessoria financeira
  • Assessoria para vistos
  • Benefícios sociais
  • Consultoria fiscal
  • Seguros em geral
  • Financiamento imobiliário
  • Serviços de relocação
  • Locação Imóvel Berlim
  • Advocacia & Consultoria jurídica
  • Cidadanias europeias
  • Assesoria para Casamentos

Comentários

Leave A Comment