fbpx

Os alemães falam inglês? É possível viver no país sem falar alemão?

Deseja morar na Alemanha sem falar alemão? É muito comum ter dúvida se existe a possibilidade de viver na Alemanha sem falar o idioma local dominando apenas o inglês.

Afinal, o alemão não é o idioma mais ensinado no Brasil. E por isso, é natural não dominar a língua. Se o seu sonho é se mudar para a Alemanha e está inseguro por não dominar o idioma local, nós temos algumas informações úteis para te ajudar.

É possível viver na Alemanha sem falar alemão?

Sim! Mas depende da cidade onde pretende morar. Falar alemão é essencial para quem busca residir em cidades menores.

Entretanto, aqueles que buscam morar em Berlim ou Munique conseguem morar e sobreviver tranquilamente usando apenas o inglês.

Tendo em vista que, são cidades mais cosmopolitas, com pessoas de diferentes países e que são mais acolhedoras.

Além disso, a nova geração dos moradores locais aprende inglês em suas formações. Por isso, é mais fácil se comunicar e evitar que o cotidiano fique dificultado por não falar alemão.

Todavia os que vão morar em outras cidades passam por mais dificuldades. Justamente por questões culturais. Quanto mais interiorana é a cidade, menor é a população que domina o inglês.

O que acaba dificultando a conversação e até mesmo o aprendizado através da interação com os nativos. Afinal, a comunicação fica dificultada.

Alemães falam inglês fluentemente?

Como já foi visto, é comum encontrar pessoas que dominam o inglês na Alemanha. Possibilitando um intercâmbio cultural.

Entretanto, existe uma dificuldade que precisa ser considerada: a regularização da burocracia para morar no país.

Por isso, é interessante estar bem informado para conseguir regularizar a sua moradia na Alemanha sem dominar o idioma nacional.

Tendo em vista que, a parte burocrática costuma ser feita em idioma local e dificilmente a pessoa que não tem conhecimento algum conseguirá fazer a regularização sem ajuda.

Uma das possibilidades é contratar alguém que ofereça o serviço de tradução para fazer o processo com mais segurança.

Afinal, a parte burocrática não deve ter erros de preenchimento e é muito comum que os órgãos competentes não tenham profissionais que falam inglês para atender os novos moradores locais.

Mercado de trabalho local

Berlim e Munique oferecem mais opções de empregos para quem domina apenas o inglês. Entretanto, tais atividades costumam ser relacionadas à área de TI ou engenharia.

Funções mais associadas ao atendimento do público normalmente exigem que se fale o idioma local. Afinal, o cliente da empresa não tem obrigação de falar inglês para ser atendido por um estrangeiro.

Entretanto, algumas poucas empresas contratam profissionais que falam inglês e alemão para que possam atender ao público em geral.

Portanto, quem tem dificuldade de se comunicar deve ter como principal objetivo encontrar um emprego que aceite a comunicação em inglês. Ou se dedicar para aprender o idioma nativo o quanto antes.

De forma que, consiga se comunicar em entrevistas e possa demonstrar suas habilidades com a língua local e com o inglês, para aumentar suas chances de obter emprego.

Nas cidades menores, a importância de aprender o idioma local com rapidez é ainda maior par conquistar um emprego.

Vale a pena investir para aprender a falar alemão básico?

Quem tem o objetivo de sair do Brasil para morar na Alemanha deve aproveitar o tempo livre em prol de aprender ao menos o básico do idioma.

Afinal, existem diversos sites e aplicativos que facilitam para o interessado aprender alemão gratuitamente e de forma virtual.

O Duolingo, por exemplo, é um aplicativo que te ajuda a estudar os mais variados idiomas de seu interesse gratuitamente.

Basta se comprometer com o app, fazer as atividades propostas e exercitar o aprendizado. Dessa forma, você poderá aprender um pouco mais do idioma e não chegará na cidade para morar sem sequer saber cumprimentos.

Praticando com o app é possível aprender gramática, vocabulário e até mesmo dicas de interpretação e dicção.

Portanto, não há motivos para deixar de experimentar o app e aprender um pouco mais sobre o alemão. Visando que consiga ter uma experiência anterior com o idioma.

Dessa forma, consegue habituar a ouvir o idioma, consegue adquirir experiência com palavras básicas e a partir de então terá maior facilidade de aprender quando estiver morando em sua nova cidade. O que facilita a adaptação na cidade.

Existem inúmeras páginas online que ensinam Alemão gratuitamente, como é o caso do Made For Minds. E se preferir fazer um curso e investir no aprendizado, é possível aproveitar o clube de alemão.

Lembre-se que é possível aprender alemão na prática

Com o dia a dia na Alemanha o morador acaba aprendendo alguns termos e desenvolvendo novas habilidades com o idioma.

É óbvio que, aqueles que já chegam com algum conhecimento prévio conseguem ter um aprendizado mais rápido na prática.

Por isso mesmo, indicamos o uso de aplicativos e sites gratuitos para que consiga aprender o idioma antes mesmo de sua viagem.

Mas se não é possível fazê-lo, a aprendizagem presencial é muito rica e facilitada pela convivência diária com o idioma.

Afinal, quando se está imerso no alemão acaba se tornando natural aprender por associação. O que será ainda mais fácil quando consegue um emprego ou desempenha alguma atividade diária em conjunto com os moradores locais.

Aulas do idioma em escolas locais

Uma das possibilidades após se mudar para a Alemanha é aproveitar as aulas de idioma local. Tendo em vista que, terá contato direto com professores nativos.

E isso facilita muito a interação, possibilitando que a aula seja ministrada em inglês para que o aluno compreenda as instruções transmitidas e possa desenvolver as habilidades necessárias para adquirir fluência em alemão.

Assim como deve ser feito com outros idiomas que deseja aprender, nas aulas de alemão é possível aprender novas informações e receber estímulos em especial para melhorar a dicção e escrita.

Entretanto, sempre cabe a dica de que, não é interessante ficar dependente e estudar apenas nos dias de aula. O ideal é realmente se dedicar para que sua vida possa fluir sem as barreiras causadas pela deficiência no idioma local.

Afinal, por mais que encontre pessoas que falam inglês, é necessário ter alguns conhecimentos para do idioma nativo em situações específicas. Estude e se dedique!

Viaje mesmo sem falar alemão

Mesmo que não tenha domínio do Alemão você pode e deve aproveitar as oportunidades de começar uma nova vida! Existem inúmeros casos de brasileiros que aproveitaram a oportunidade e aprenderam o idioma na prática.

Uma vez que, a convivência é um fator importante que possibilita desenvolver as habilidades necessárias para dominar o alemão. Portanto, mesmo sendo um idioma muito diferente do português é possível começar sua jornada de aprendizado já na cidade.

Não deixe a oportunidade de mudar de vida passar! Se houver real interesse, você vai conseguir aprender in loco. Por isso mesmo, sempre incentivamos que faça a mudança para a Alemanha mesmo sem domínio do idioma local.

Entre em contato conosco

Ficou com dúvidas ou precisa saber mais sobre a Alemanha? Envie uma mensagem para nós!










Confira também

Schufa – O que é e como funciona

Schufa é a abreviatura ou o apelido carinhoso para Schutzgemeinshaft für Allgemeine Kreditsinchegung. Em outras palavras,…
Reinheitsgebot – Lei da pureza da Cerveja

Reinheitsgebot – Lei da pureza da Cerveja

Você sabe o que é Reinheitsgebot? Esse “palavrão” resume-se à Lei da pureza da Cerveja na…
Maiores empresas na Alemanha por receita em 2022

Maiores empresas na Alemanha por receita em 2022

Segundo algumas estimativas, a economia alemã cresceu 0,2% no primeiro trimestre de 2022, ainda 0,9% abaixo…