fbpx

Benefícios do Blue Card

O Blue Card europeu é um visto de trabalho que é emitido por 25 países que fazem parte da União Europeia.

O documento é disponibilizado para quem tem mão de obra qualificada e deseja trabalhar na Europa.

O documento somente é concedido para pessoas com alta qualificação ou pesquisadores e nós vamos te explicar mais sobre quais são os benefícios obtidos com o Blue Card e como obter o documento para se beneficiar.

O que é o Blue Card?

Antes de mais nada é necessário entender o que é o Blue Card, para que possa identificar como obter o documento e quais serão os benefícios desse investimento.

Resumidamente, o Blue Card é uma permissão de residência fixa para profissionais que são de fora da União Europeia e que são úteis para o mercado europeu.

Quem recebe o cartão terá direito ao visto de 1 a 4 anos, além de ter direito adicionais para seus familiares.

Nós temos um post completo sobre o que é, como obter e quais os profissionais possuem direito ao Blue Card, confira clicando aqui.

Mas afinal, quais são os benefícios do Blue Card?

Quem já sabe o que é, como emitir e quais são os profissionais que possuem direito à solicitação do Blue Card, é hora de entender a importância do documento. Tendo em vista que, ele oferece os seguintes benefícios:

  • O estrangeiro titular de um Blue Card tem direito a condições de trabalho e salário idênticos aos oferecidos para profissionais nascidos na União Europeia;
  • Terá diversos direitos sócio econômicos reconhecidos;
  • Poderá desfrutar de condições favoráveis para o reagrupamento familiar, facilitando que marido, companheiro, esposa e filhos voltem a morar consigo;
  • É possível solicitar a autorização de residência permanente em prazo mais curto, quem tem conhecimento básico (A1) de língua alemã e Blue Card, poderá ter autorização de residência na Alemanha após 33 meses, caso tenham trabalhado como funcionário qualificado durante esse período. Já aqueles que possuem conhecimento suficiente de alemão (nível B1), conseguem a redução para o período de 21 meses;
  • Terá liberdade de associação, filiação ou adesão para uma organização a qualquer organização representativa de trabalhadores;
  • Além de trabalhar, o detentor do benefício também poderá estudar;
  • Terá reconhecimento de diplomas, certificados e qualificações profissionais de acordo com a legislação vigente;
  • Terá pagamento dos direitos à pensão legal por velhice, adquirido com base em seus rendimentos e taxa aplicável;
  • O detentor de um Blue Card tem mobilidade facilitada entre os países membros da União Europeia;
  • Poderá aproveitar as disposições aplicáveis relativas à segurança social.

Em outras palavras, os benefícios de ter um Blue Card favorecem a obtenção de direitos para que os profissionais qualificados queiram efetivamente morar e trabalhar na Europa.

O que é considerado qualificação profissional elevada?

Entendendo quais são os benefícios, é natural se perguntar o que afinal é um profissional considerado altamente qualificado para que tenha direito a solicitar o documento.

São consideradas pessoas com maior qualificação educacional aquelas que tenham treinamento educacional de ao menos, 3 anos de duração.

Quem iniciou um programa avançado de pesquisa ou atua em profissão que exige alto nível de treinamento, por exemplo, são profissionais que possuem direito ao documento.

Assim como, profissionais que tenham experiência que equivalem a uma alta qualificação acadêmica em áreas específicas.

Por exemplo, os profissionais de TI que atuam por anos na área e acumulam conhecimento técnico comprovado, com expertise por ter trabalhado durante anos na área, conseguem se eleger para obtenção do documento.

O salário também é um fator relevante para obtenção do Blue Card

O salário que o profissional receberá também é um fator para obter o Blue Card na UE. É necessário ganhar no mínimo, 1.5 vezes a média salarial bruta no país.

Dependendo da profissão, se houver alta demanda para contratações é possível obter o documento mesmo recebendo um valor inferior ao estabelecido.

Tendo como objetivo que a diminuição das exigências possa facilitar a contratação de muitos profissionais e assim, supra as necessidades vigentes no país.

É importante perceber que, para cada membro da EU o salário tende a ser diferente. Por isso, é necessário obter informações atualizadas sobre a sua profissão e o país para o qual deseja se mudar.

Dessa forma, poderá identificar se conseguirá um Blue Card com facilidade no país em questão ou se algum vizinho oferece condições mais interessantes.

O Blue Card é a única opção de visto para trabalhar em países da UE?

Não! É importante perceber que, o Blue Card é o visto que dá melhores condições para o estrangeiro. Justamente por causa da demanda de profissionais altamente qualificados que possam desempenhar suas funções na União Europeia atendendo a demanda vigente.

Entretanto, existem outros vistos de trabalho que oferecem boas condições para quem deseja se mudar para um dos países da UE sem que seja obrigatoriamente o Blue Card.

Muito embora o visto do tipo Blue Card seja o melhor por oferecer mais benefícios para o estrangeiro, existem outras possibilidades de visto para trabalhar.

Tendo como objetivo obter mão de obra para setores da economia que são carentes, mas não exigem uma formação tão significativa.

Portanto, quem sonha em obter visto para trabalhar legalmente em países da União Europeia, mas não acumula um saber tão significativo para obter o Blue Card, consegue outros tipos de visto para realizar seu sonho.

Obviamente, investir na própria qualificação e na obtenção de um currículo profissional diferenciado oferece mais possibilidades.

Por isso mesmo, quem tem tempo e condições de desenvolver o próprio currículo no Brasil antes de tentar se mudar, poderá obter mais vantagens.

Entretanto, não há nada que impeça de buscar um visto para tentar uma mudança de vida e até mesmo de carreira em outro país. Aproveitando as oportunidades de países mais desenvolvidos para obter formação de qualidade com bolsas de estudo para estrangeiros.

Qualificação nunca é demais quando deseja se mudar

Um ponto importante que todo brasileiro deve ter em mente quando deseja sair do país para morar e trabalhar fora é que, qualificação nunca será demais.

Estudar idiomas de outros países, fazer cursos e adquirir experiência profissional ainda no Brasil pode fazer toda a diferença em sua carreira no exterior.

Um ponto importante é que, a internet trouxe inúmeras oportunidades de qualificações gratuitas para quem realmente deseja se dedicar.

Por isso mesmo, vale a pena traçar seus objetivos e aproveitar seu tempo livre para buscar cada vez mais conhecimento.

Ter domínio do idioma nativo do país para o qual deseja se mudar, por exemplo, é um diferencial que facilita muito o cotidiano do brasileiro fora de seu país.

Entre em contato conosco

Ficou com dúvidas ou precisa saber mais sobre a Alemanha? Envie uma mensagem para nós!










Confira também

Conheça 8 alemães famosos

A gente gosta de listas! Depois de empresas, raças de cães e inventores, conheça aqui alemães…
O que fazer antes de sair do Brasil

O que fazer antes de sair do Brasil

Toda mudança traz desafios, apesar dos possíveis benefícios. Se você planeja sair do país para viver…
Tipos de transporte na Alemanha

Tipos de transporte na Alemanha

Conhecer os tipos de transporte disponíveis na Alemanha é curioso, por permitir ao viajante a possibilidade…