O visto de reunião familiar na Alemanha possibilita que cônjuges e filhos acompanhem profissionais ou estudantes residentes no  país.

Assim, aqui você vai entender quais são os requisitos necessários. Para começar, você vai descobrir quais são as informações oficiais da Embaixada do Brasil na Alemanha. Ao mesmo tempo, vai encontrar as informações dadas pelo governo alemão. Em seguida, verá o passo a passo a seguir para solicitar o visto de reunião familiar na Alemanha. Por isso, fique com a gente até o final.

Como solicitar o visto de reunião familiar na Alemanha

Para começar, um cidadão brasileiro pode se juntar ao cônjuge residente na Alemanha. Para isso, é necessário dar entrada na solicitação para o visto de reunião familiar na Alemanha. Ou seja, uma autorização de longa permanência que pode ser prolongada, se necessário.

Requisitos para solicitar o visto de reunião familiar

Acima de tudo, é vital comprovar o vínculo familiar com o residente na Alemanha. De fato, a tão comum União Estável no Brasil, não é reconhecida na Alemanha. Ou seja, você precisa estar casado no papel para que as autoridades alemãs considerem conceder o visto. Além disso, o cônjuge residente no país, precisa comprovar renda suficiente para manter o seu parente, seja cônjuge ou filhos, na Alemanha. A seguir, veja a lista de parentes que se qualificam para solicitar o visto de reunião familiar na Alemanha.

Cônjuge (marido ou esposa) de estrangeiro residente na Alemanha

Nesse caso, o cônjuge já residente no país deve cumprir os seguintes requisitos a fim de solicitar o visto para seus parentes:

  • Possuir permissão de residência de longo prazo, permissão de residência no país ou o Blue Card.
  • Ser capaz de comprovar condição financeira de manter seus parentes.
  • Ser maior de 18 anos.
  • Falar alemão.

Por outro lado, o cônjuge solicitante, deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser maior de 18 anos.
  • Ter ao menos um conhecimento básico do idioma alemão.

Filhos de estrangeiros residentes na Alemanha

Normalmente, se um ou ambos os pais já residem no país, eles podem dar entrada no pedido de visto de reunião familiar na Alemanha. Assim, poderão trazer os filhos para viver com eles. No entanto, os requisitos para solicitação desse visto variam de acordo com a idade de cada criança. Confira a seguir.

Filhos menores de idade

Inicialmente, se ambos os pais já estão vivendo na Alemanha, eles podem solicitar o visto para seus filhos. No entanto, se somente um dos pais reside no país, ele precisa ter a guarda total e custódia da criança. Caso contrário, como em casos de guarda compartilhada, o genitor residente fora da Alemanha precisa dar ao genitor residente na Alemanha a guarda. Dessa forma, ele poderá entrar com a solicitação de visto de reunião familiar na Alemanha.

Filhos maiores de idade

Por outro lado, um dos pais pode solicitar o visto para um filho adulto. No entanto, ele precisa provar “dificuldades inevitáveis”. Além disso, o filho não deve ser casado para ser elegível para um visto de reunião familiar. Além disso, é possível solicitar outro tipo de visto como, visto de visitante/turista alemão, visto de estudante para estudar em uma instituição alemã, visto de emprego para trabalhar na Alemanha ou outros vistos alemães.

Pais de residentes legais menores de idade na Alemanha

Nesse caso, a situação é a inversa. Então, a criança reside no país e o pai ou a mãe que possui a guarda quer viver na Alemanha. Para isso, é preciso solicitar o visto de reunião familiar na Alemanha. Em contrapartida, para trazer os pais para viver na Alemanha, você deve fazer um processo um pouco mais complicado. Para entender melhor, clique aqui.

Visto de reunião familiar para outros parentes

Na verdade, assim como a tentativa de trazer os pais para viver na Alemanha, você pode solicitar o visto de reunião familiar para outros parentes. Primos, irmãos, tios, sobrinhos, por exemplo. No entanto, o processo é mais complicado e depende de muitos fatores. Geralmente, as autoridades avaliam cada caso é individualmente.

Documentação necessária para solicitar o visto de reunião familiar

Você deve apresentar a seguinte documentação:

  • Passaporte válido por um período mínimo de 03 meses e máximo de 10 anos.
  • Dois formulários de solicitação, preenchidos de forma correta.
  • Duas vias do formulário de notificação.
  • Duas fotos biométricas recentes.
  • Passagens aéreas.
  • Seguro viagem com cobertura em todo território alemão durante estadia o solicitante.
  • Comprovante de renda fornecido pelo parente residente na Alemanha. Isso é importante para comprovar a capacidade de manter seu cônjuge ou filhos. Se o cônjuge solicitante, porém, tiver os meios de se manter, poderá enviar toda a documentação.
  • Carta-convite do parente residente no país, comprovando sua capacidade de acolher o parente em sua casa.
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de conhecimento básico de alemão.
  • Certidão de casamento registrada em cartório no Brasil e traduzida e apostilada no alemão.
  • Se o cônjuge for cidadão alemão, anexar passaporte do cônjuge e comprovante de residência com data, nome e endereço.

Por outro lado, crianças precisam apresentar Certidão de nascimento. Além disso, comprovante da nacionalidade, comprovante de guarda total e custódia da criança.

Detalhe: todos os documentos devem ser enviados em inglês e em alemão. Os documentos em português devem ser devidamente traduzidos e apostilados.

Como solicitar o visto de reunião familiar na Alemanha

Primeiramente, confira na Embaixada Alemã no Brasil toda a documentação e requisitos. Em seguida, se certifique de coletar toda a documentação conforme requerida. Além disso, tudo deve ser apresentado em inglês e alemão. Então, traduza tudo por meio de um tradutor juramentado. Em seguida, marque um horário na Embaixada Alemã ou consulado.

Taxa do visto de reunião familiar

Em geral, os gastos com o visto de reunião familiar na Alemanha variam entre €37,50 e €75. De fato, essa taxa não é reembolsável em caso de desistência ou caso o pedido seja negado.

Agora que você já tem todas as informações necessária, conheça mais sobre a vida e o cotidiano na Alemanha clicando aqui. Para outras informações oficiais, você pode visitar o site do Governo da Alemanha.