fbpx

Idade consumo álcool na Alemanha

Muitos brasileiros nutrem curiosidade sobre qual é a idade consumo álcool na Alemanha. Afinal, é uma região onde a tradição da fabricação de cerveja é muito forte.

E isso naturalmente acaba aguçando a curiosidade do visitante que deseja experimentar e viver uma ótima viagem com seu grupo.

Pensando nisso, nós trouxemos todas as informações detalhadas sobre a idade consumo álcool na Alemanha. Confira tudo a seguir.

Qual a idade para consumo álcool na Alemanha?

Diferentemente daquilo que ocorre em muitos países, o consumo de álcool na Alemanha é relativamente flexível.

Uma vez que, é possível consumir vinho e cerveja a partir dos 16 anos e bebidas destiladas a partir dos 18 anos.

É bastante comum que as bebidas façam parte das refeições, principalmente os jantares na Alemanha.

Todavia, a pessoa pode optar por não consumir tais bebidas se for uma de suas preferências pessoais.

É verdade que menores de 14 anos podem optar pelo consumo de álcool?

É proibido vender álcool ou oferecer para menores de 14 anos. Todavia, a partir dos 14 anos as crianças podem experimentar quantidades pouco significativas de vinho ou cerveja caso estejam na presença de seus pais ou responsáveis.

Na Alemanha também é muito comum a mistura de cerveja, vinho ou champanhe com alguma bebida que não contenham álcool, como o caso da cerveja com Fanta.

Quando o maior de 14 anos está acompanhado de seus pais, poderá consumir esse tipo de bebida sob supervisão de seu responsável.

Já os jovens acima de 16 anos podem beber ou adquirir pequenas quantidades de cerveja, vinho, espumante ou bebidas misturadas sem precisar de um adulto acompanhando.

Ser legalizado é diferente de socialmente aceito

Um ponto interessante para o qual todos os brasileiros deveriam se atentar é que, legalmente permitido é diferente de socialmente aceito.

Uma vez que, dificilmente um jovem será visto bebendo sozinho nas ruas da Alemanha. Lembra-se que falamos sobre os jantares em família?

É nesses momentos que os jovens costumam experimentar uma taça de vinho ou um copo de cerveja dentro de casa e com os pais.

Afinal, é cultural na Alemanha que tais bebidas sejam preparadas em casa, por colegas ou pessoas da região. O que faz com que a bebida seja degustada assim como ocorre com o alimento.

Portanto, não é habitual ver jovens consumindo álcool nas ruas, mesmo que seja legalmente permitido. O mais habitual é que os mais jovens consumam com acompanhamento em casa, aproveitando o sabor e não rituais como os que vemos de jovens no Brasil em bebedeiras nas ruas.

Lei de Pureza Alemã da Cerveja

Na Alemanha a cerveja é assunto sério! Inclusive, existe a Lei de Pureza Alemã da cerveja que foi aprovada na cidade de Ingolstadt às margens do Danúbio, no ducado da Bavaria em 1516 -pelos duques Wilhelm IV e seu irmão Ludwig X.

A Lei obrigava que todas as cervejas produzidas naquela região levassem apenas cevada, água e lúpulo na composição. Por isso mesmo, a cerveja da região é conhecida ao redor do mundo como algo puro, saboroso e de alta qualidade.

Afinal, mesmo com tantos anos tendo sido passados após a aprovação da lei, ela continua vigente. E a lei garante que, todo turista possa aproveitar a cerveja da região. De modo que, possa experimentar uma bebida que é produzida como nos tempos antigos, pagando por um produto de altíssima qualidade.

Dessa forma, é viável ter uma experiência única apreciando a cerveja local. Quem é fã da bebida não poderá concluir a viagem sem antes ter uma verdadeira degustação de cervejas alemãs.

Aproveite que agora você já sabe mais sobre álcool na Alemanha e não cometa nenhuma gafe na região.

Entre em contato conosco

Ficou com dúvidas ou precisa saber mais sobre a Alemanha? Envie uma mensagem para nós!










Confira também

Fumar na Alemanha: Como a Alemanha lida com o tabagismo

Fumar na Alemanha: Como a Alemanha lida com o tabagismo?

Fumar na Alemanha não é problema. De fato, assim como em todo o mundo, o hábito…

Comunidade LGBT na Alemanha

Atualmente, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros usufruem de mais direitos e maior liberdade. De fato, o…
Principais festivais de rock e metal da Alemanha

Principais festivais de rock e metal da Alemanha

Os festivais de rock e metal da Alemanha são famosos mundialmente, trazendo inúmeros turistas para visitar…