fbpx

Reinheitsgebot – Lei da pureza da Cerveja

Você sabe o que é Reinheitsgebot? Esse “palavrão” resume-se à Lei da pureza da Cerveja na Alemanha. Mas afinal de contas o que é essa lei?

A lei da pureza da cerveja na Alemanha não é nova. Na verdade, tudo começou quando o duque Guilherme IV da Baviera, no dia 23 de abril de 1516, promulgou a Lei da Pureza da Cerveja. Assim como acontece com as Denominações de Origem de vinhos por todo o mundo, que estabelecem altos padrões de qualidade para a bebida, a lei diz que a cerveja deve levar apenas os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo.

Inicialmente, a lei abrangia apenas a região da Baviera. Mais tarde, em 1906 a lei passou a ser válida em toda a Alemanha. Além disso, o texto original foi alterado posteriormente, incluindo a Levedura de Cerveja nos ingredientes da lei da pureza da cerveja. Pois a levedura ainda não era parte importante do processo na época em que o decreto foi escrito.

De fato, por se tratar de um decreto tão antigo, existem muitos mitos e informações possivelmente falsas em relação ao texto da lei. No entanto, como as cervejas adulteradas eram comuns naquela época, a Alemanha foi definindo, mediante decreto o que a cerveja deveria conter. Com o tempo, a lei foi se adaptando para abranger técnicas mais modernas de produção.

Lei de Pureza da cerveja e a criatividade dos mestres

Certo é que, graças à lei de pureza, a bebida alemã ganhou fama. Afinal, utilizando apenas quatro ingredientes, os mestres cervejeiros criaram um leque incrível de mais de 5 mil cervejas! Ou seja, as técnicas de cervejaria foram adaptadas de forma a conferir a cada bebida sabores e características únicas.

Um fato curioso em relação ao decreto é que a Reinheitsgebot é um dos mais antigos decretos alimentares da Europa. Começaram bem, não acham?! 🙂

Entre em contato conosco

Ficou com dúvidas ou precisa saber mais sobre a Alemanha? Envie uma mensagem para nós!










Confira também

Kirchensteuer – Imposto de Igreja na Alemanha

É preciso pagar Imposto de Igreja na Alemanha? Sim! De início, pode soar estranho para quem…
O que trazer na mala ao mudar-se para a Alemanha?

O que trazer na mala ao mudar-se para a Alemanha?

Planejamento é a palavra-chave para quem vai mudar-se para a Alemanha ou para qualquer viagem para…

Tipos de farinha na Alemanha

Você sabia que existem muitos tipos de farinha na Alemanha? Pois é… No Brasil, comprar farinha,…