Você sabe o que é Reinheitsgebot? Esse “palavrão” resume-se à Lei da pureza da Cerveja na Alemanha. Mas afinal de contas o que é essa lei?

Tudo começou com o duque Guilherme IV da Baviera, que no dia 23 de abril de 1516 promulgou a Lei da Pureza da Cerveja. A lei diz que a cerveja deve ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo.

Inicialmente a lei abrangia apenas a região da Baviera, somente em 1906 a lei passou a ser válida em toda a Alemanha. Além disso, o texto original foi alterado posteriormente, incluindo a Levedura de Cerveja nos ingredientes da lei da pureza. Pois a levedura ainda não era conhecida na época em que o decreto foi escrito.

Claro que por se tratar de um decreto tão antigo, existem muitos mitos e informações possivelmente falsas em relação ao texto da lei, mas na época cervejas adulteradas eram comuns, por conta disso, na Alemanha foi definido mediante decreto o que a cerveja deveria conter. Com o passar dos anos a lei foi se adaptando para abranger técnicas mais modernas de produção.

Um fato curioso em relação ao decreto é que a Reinheitsgebot é um dos mais antigos decretos alimentares da Europa. Começaram bem, não acham?! 🙂

Autor

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com