Cotidiano

Entrevista de emprego na Alemanha – Tudo o que você precisa saber

Pinterest LinkedIn Tumblr

Se você está se preparando para uma entrevista de emprego na Alemanha, saber o que dizer e o que esperar dos entrevistadores é uma grande vantagem. Por isso, a partir de agora você vai descobrir o que você deve fazer para se preparar, como se portar diante de perguntas que não são apropriadas e até como se retirar.

Como se preparar para uma entrevista de emprego na Alemanha

Na verdade, a preparação começa com uma boa pesquisa. Isso mesmo! Descubra tudo o que puder sobre a empresa e sobre o cargo que você busca ocupar. Afinal, mostrar interesse no que ela faz já conta pontos a seu favor. Em seguida, se prepare para responder qualquer dúvida do entrevistador sobre o seu currículo, sobre suas habilidades e motivação para preencher a vaga. Como estrangeiro, é bem provável que ele queira saber sobre seu desejo de trabalhar na Alemanha e sobre o seu domínio da língua. No entanto, cuidado para não falar demais em uma entrevista de emprego na Alemanha. O ideal é que você consiga passar todas as informações necessárias em cerca de 02 minutos, no máximo.

Como se portar durante a entrevista

A entrevista de emprego é uma via de mão dupla. Afinal, você também “entrevista” a empresa. Mas, para causar uma boa primeira impressão, não correr o risco de fazer uma pergunta indiscreta e conquistar a atenção dos entrevistadores, siga as seguintes dicas:

1.    Seja pontual
Chegue alguns minutos mais cedo, entre 20 minutos e meia hora antes do horário combinado.

2.    Vista-se de acordo com o ambiente da empresa
Por exemplo, se o local é tradicional e formal, os homens devem vestir terno e gravata e as mulheres roupa social, sem decotes profundos e saias curtas. Por outro lado, se for uma empresa que permite roupas casuais no ambiente de trabalho, se adapte a ela. Aliás, pense na cor da roupa que vai usar. Confira a paleta de cores da empresa e use uma peça ou acessório no mesmo tom. No entanto, lembre-se de sempre passar profissionalismo e asseio.

3.    Cumprimente de forma confiante
Em uma entrevista de emprego na Alemanha, o entrevistador espera que você o cumprimente com um aperto de mão firme. Nesse momento, faça contato visual, dê um sorriso amigável caso se sinta confortável para isso. Detalhe: o correto é cumprimentar a pessoa que ocupa o mais alto cargo primeiro.

Como lidar com perguntas inconvenientes em uma entrevista de emprego na Alemanha

Via de regra, perguntas pessoais, que envolvam assuntos como estado civil, planejamento familiar, religião, posicionamento político ou problemas de saúde não são comuns. Na verdade, você não é obrigado a responder nenhuma delas caso sejam feitas, se esquivando educadamente. Por outro lado, não seria inconveniente que você faça algumas perguntas sobre o possível local de trabalho. Nesse caso, fique à vontade para tirar suas dúvidas sobre o foco da empresa, tarefas envolvidas no cargo, salário etc. A seguir, descubra quais são as perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego na Alemanha.

7 Perguntas mais frequentes e como responder

Para te ajudar a se preparar, além da perguntas, confira também dicas imperdíveis que vão te ajudar a se sentir confiante durante toda a entrevista.

1.    Poderia falar um pouco sobre você?

Esse é o momento de se apresentar e falar sobre sua carreira até o momento. No entanto, não conte toda a sua vida.

Dica: Destaque como sua experiência pode agregar valor ao seu trabalho dentro da empresa.

2.    Como você acha que pode contribuir com a empresa?

Nesse caso, é hora de ser mais específico e mostrar que entende o que a empresa espera de você no cargo pretendido.

Dica: Não divague. Pense com antecedência em como responder para que seja objetivo e claro.

3.    Por que você quer trabalhar conosco?

O entrevistador que saber de forma específica, por qual motivo você quer estar naquele cargo e cumprindo aquela tarefa. Por isso, seja bem específico.

Dica: Mais uma vez, pesquise tudo sobre o trabalho a ser feito e sobre o cargo que pretende ocupar.

4.    Pode nos dar um exemplo de projeto em que tenha trabalhado e como contribuiu para o sucesso dele?

Agora é sua hora de brilhar! Aliás, na entrevista de emprego na Alemanha, recrutadores amam ouvir casos de projetos bem sucedidos. Na verdade, eles esperam mesmo que você destaque seu sucesso, especialmente se for contribuir para o seu trabalho na empresa.

Dica: Não tenha falsa modéstia. Conte as situações em que você foi importante para o sucesso de uma tarefa.

5.    Pode nos da um exemplo contrário, onde você não foi bem sucedido e que lição você aprendeu na ocasião?

Nesse momento, pode ser que eles estejam testando para descobrir como você reage sobre pressão.

Dica: Se prepare para contar seus fracassos também. De fato, estar ciente dessa possibilidade já te ajuda a manter a calma e pensar nas lições que aprendeu, sendo sempre positivo ao concluir sua fala.

6.    Você já teve dificuldade para trabalhar em equipe? Como resolveu a situação?

Mais uma vez, o seu comportamento diante da pergunta pode falar mais do que sua resposta. Então, não esconda um erro de julgamento ou um atrito na convivência.

Dica: Novamente, esteja pronto para falar sobre isso e termine a história de forma positiva, destacando o que você aprendeu com a situação.

7.    Como você acha que um bom líder deve se portar?

Por um lado, ele quer saber como você encara a hierarquia no ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo, sua resposta indicará que tipo de líder em potencial você é.

Dica: O comportamento hierárquico varia de empresa para empresa e você precisa saber como a que você está sondando encara o assunto. Para isso, pesquise sobre o ambiente desenvolvido e seja franco sobre sua visão de hierarquia.

Como terminar uma entrevista de emprego na Alemanha

Para concluir, relaxe. O pior já passou. Assim como você espera um comentário positivo do entrevistador, faça o mesmo. Agradeça pela oportunidade e reforce sua intenção de aceitar a posição na empresa.

Quer saber mais sobre o dia a dia na Alemanha? Siga o Alemanha Cast no Instagram.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário