A carta convite para a Alemanha não é obrigatória, mas pode aumentar suas chances de entrar tranquilamente no país. Afinal, as autoridades precisam ter certeza de que você não pretende burlar as regras e estender sua visita depois dos 90 dias permitidos.

Para isso, o documento dá às autoridades as informações sobre sua estadia e sobre seu anfitrião. Então, descubra aqui todas as informações que devem estar na sua carta convite para a Alemanha. Para começar, vamos tirar algumas dúvidas comuns sobre o tema. Confira!

Precisa registrar a carta convite para a Alemanha?

Não. Na verdade, pode ser uma carta simples, mas é vital ter todas as informações importantes. Já vamos falar sobre quais são elas logo à frente. Além disso, ela deve ser emitida no país de destino, pois indica que você está sendo convidado para uma temporada no país.

Quem pode fazer a carta convite?

Somente nativos ou residentes legais do país podem redigir uma carta convite para a Alemanha. Sendo assim, turista ou residentes ilegais na Alemanha não podem convidar outros.

Tipos de carta convite para a Alemanha

Talvez você esteja indo visitar um parente, estudar, trabalhar, representar uma entidade ou fazer um tratamento de saúde, por exemplo. Por isso, confira os diferentes tipos de carta convite para a Alemanha. Para que tenham validade, porém, todas devem constar o seu nome completo.

Carta convite para visita de familiares

Nesse caso, a carta é quase indispensável. Não estamos falando sobre o visto de reunião familiar. Na verdade, quem já está legalmente estabelecido na Alemanha pode receber a visita de parentes, incluindo cônjuges, pais, filhos e até tios ou primos. Mas, as autoridades precisam ter certeza de que esses parentes não vão aproveitar da estrutura familiar para continuar em território alemão após o vencimento do visto de turista. Além disso, se a pessoa não tem o mesmo sobrenome do autor da carta, vai ser preciso incluir fotos ou outras informações que comprovem o vínculo familiar.

Carta convite para negócios, comércio e feiras

Para fins de negócios, comércio e eventos, a organização que te convida deve escrever a carta convite para a Alemanha, contendo as datas dos eventos e seu itinerário dentro do país, incluindo visitas técnicas. No entanto, ela só vale se estiver em seu nome e não em nome da empresa onde você trabalha. Pois, carta convite é pessoal e intransferível.

Carta convite para turismo

Caso você queira passear pelo país, um amigo pode te convidar dando alguns detalhes. Ele pode contar de onde se conhecem, há quanto tempo e quais são os planos para sua visita, por exemplo, incluindo os locais onde planejam ir.

Carta convite para tratamento médico

Por outro lado, se for se submeter a algum tratamento ou procedimento no país, seu médico ou o hospital podem escrever uma carta convite para a Alemanha. Sendo assim, ela deve conter informações sobre o problema de saúde e quais serão os exames ou procedimentos realizados. Mas, lembre-se: o tratamento deve ter data para início e conclusão. Pois, tratamentos longos e sem previsão de alta não são aceitos pela Embaixada.

Carta convite para estudantes

Vai visitar uma universidade na Alemanha? Faz muito bem! Afinal, o país tem instituições excelentes e já falamos sobre algumas delas aqui. Para isso, um professor ou algum supervisor deve escrever sua carta convite contendo a data de chegada e partida. Além disso, anexe e-mails, mensagens ou algo mais que comprove que se conhecem, como uma carta de admissão.

Carta convite para estágio ou treinamento

Para quem vai à Alemanha para receber treinamento ou fazer um estágio temporário, a instituição onde o treinamento ou estágio será feito deve escrever a carta convite. Nesse caso, ela deve ser bem específica, contendo as seguintes informações:

  • Uma cópia do convite feito para o treinamento ou estágio.
  • As datas de treinamento.
  • Suas funções durante o período.
  • A programação e carga horária, incluindo módulos que serão cobertos.
  • Sua carta-resposta, aceitando o convite.
  • Por fim, lembre-se de especificar na carta convite quem está arcando com todos os custos do treinamento.

Carta convite para cientista convidado

Mas, se você vai ao país para uma palestra ou como especialista convidado por um centro de pesquisa ou universidade, a instituição pode fazer a carta convite. Nela, devem constar seu itinerário, as datas de chegada e partida, além de informar os motivos pelos quais você foi convidado.

Como escrever uma carta convite

Escrever uma carta convite para a Alemanha exige clareza. Afinal, o país preza pela organização e adora cartas. Então, você ou seu anfitrião podem redigir a carta. De fato, o mais importante ela que ela esteja assinada, de próprio punho, por ele. A seguir, confira as informações que não podem faltar:

  • Nome, endereço e telefone da Embaixada;
  • nome e número do passaporte do convidado;
  • endereço, telefone e país de residência do convidado;
  • nome e contato do anfitrião;
  • datas e motivo da visita;
  • itinerários;
  • informações adicionais que comprovem vínculo e razão da visita;
  • conclusão, considerações finais;
  • assinatura de próprio punho do anfitrião residente na Alemanha.

Modelos de carta convite para a Alemanha

Via de regra, a carta convite para a Alemanha deve estar em alemão ou inglês. Para ter uma ideia do layout esperado e das informações necessárias, o site www.germany-visa.org disponibiliza duas cartas que podem ser usadas como modelo para visita de familiares ou de negócios.

Verpflichtungserklärung – O que é declaração de responsabilidade

Ao solicitar o visto para visitar a Alemanha, as autoridades presumem que caso você não tenha os meios para se manter no país, o seu anfitrião o fará. Então, o ideal talvez seja preencher o Verpflichtungserklärung, onde seu anfitrião se declara responsável pelos seus gastos enquanto estiver em solo alemão. Para isso, ele também precisa comprovar estabilidade e renda suficiente. Nesse caso, o documento custa €29 e fica pronto na hora. No site de informações sobre vistos, você encontra a lista de documentos necessários.

Agora que você entendeu direitinho como funciona a carta convite na Alemanha, se inscreva nosso canal no YouTube ou acompanhe nosso podcast e tire todas as suas dúvidas sobre a vida no país.