Brasileiros não precisam de visto para ingressar na Europa, no entanto, ao chegar nos aeroportos da Alemanha pode ser que os agentes de imigração perguntem sobre onde você irá permanecer durante a estadia na Alemanha. Se você for ficar na casa de parentes ou amigos é indicado que o anfitrião lhe entregue uma carta convite. Você sabe o que é a carta convite?

Carta Convite

A carta convite nada mais é que um documento o qual contém os dados do proprietário ou locatário do imóvel onde os convidados irão permanecer durante a estadia na Alemanha. Os dados são: nome completo, data de nascimento, documento de identificação, profissão, etc. Além disso, também o tempo de permanência e os nomes das pessoas que irão visitar a Alemanha.

Quando desembarcamos na Alemanha, não foi solicitado nenhum documento para nós, nem mesmo o seguro viagem. Apenas conferiram nosso visto de permanência. Porém, recebemos algumas visitas neste ano, e quando eles chegaram na imigração alguns agentes perguntaram sobre onde as pessoas iriam se hospedar. Pediram comprovante de reserva dos hotéis ou a carta convite.

Inicialmente nem sabíamos da existência da carta convite, mas conversando com algumas pessoas que moram aqui há mais tempo, nos aconselharam a sempre fazer o documento por precaução. O documento pode ser feito diretamente na prefeitura onde você mora na Alemanha. Na prefeitura tivemos que levar também o contrato de aluguel, 3 últimas folhas de pagamento e pagar uma taxa, é necessário preencher um formulário e a carta fica pronta na hora. Também existe a possibilidade de fazer a carta a partir da embaixada alemã.

Qualquer pessoa poderá fazer a carta convite?

Não, somente residentes do país que você irá visitar podem fazer para você. Pode ser a pessoa que você conhece que more lá, ou um nativo. Quando a pessoa tem visto de turista ou não está legalizada, não pode fazer a carta a convite.

A carta precisa ser registrada?
A carta convite que emitimos foi feita na prefeitura da cidade que residimos, porém li diversos relatos que informaram que uma carta simples sem registo a migração costuma aceitar. A carta convite quando registrada é sempre emitida pelo país que você está indo viajar. Quando fomos emitir a nossa carta convite, foi necessário levar todos os dados dos convidados que iriam ficar hospedados na nossa casa e o proprietário/locatário ainda assina um documento que se responsabiliza em pagar uma multa caso os hóspedes fiquem mais de três meses por aqui.

A carta quando for informal precisa ser escrita a mão?
Não, eles solicitam que ela seja feita no computador e assinada. Muitas vezes a carta original não é necessária, somente enviar ela digitalizada e a pessoa imprimir. E a carta deve ser escrita no idioma do país que você está indo visitar. É bem importante anexar junto à carta uma cópia do passaporte ou algum documento de identidade da pessoa.

E aí achou interessante? Já sabia que este documento era necessário? Continue acompanhando nosso blog 😉

Comentários

  1. Fernanda, queria tirar uma dúvida, a carta convite para se hospedar em Stuttgart precisa ser feita na prefeitura, ou a pessoa pode fazer direto e assinar? Tem algum modelo? E a pessoa só envia por e-mail digitalizada? Como proceder, já que vc conhece melhor! Há vc sabe o valor da taxa caso seja obrigatória pela prefeitura?

    • Fernanda Batista Preis Responder

      Olá Denyse, a carta convite fizemos na prefeitura aqui da cidade, aqui é só chegar com os papéis necessários e eles emitem no mesmo dia, o valor que pagamos em junho foi de € 29.00. Eu conversei com algumas pessoas que moram aqui há mais tempo e falaram que pode ser uma carta simples, não precisa ser a registrada na prefeitura. A carta precisa ser em alemão (se esta vindo para Alemanha) não tenho o modelo, porém se você pesquisar na internet modelo de carta convite para viagem a Europa vai aparecer o modelo, daí só precisa traduzir para alemão. Ela pode ser assinada e enviada por e-mail digitalizada. Continue acompanhando nosso blog, toda semana teremos novos posts. 😉

      • Obrigada, Fernanda! Estou indo pra Alemanha sim, e por sinal para Stuttgart, adorei as dicas de vcs, e vou continuar acompanhando sim! Parabéns pelo blog!!!!

  2. Prezados, se possível, me tirem essa duvida: quais são todos os dados que são necessário levar dos convidados que iriam ficar hospedados ?

    • Fernanda Preis Responder

      Olá tudo bem?
      Os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, documento de identificação, profissão,tempo de permanência na Alemanha!!
      Continue acompanhando nosso blog!
      Abraços 😉

  3. A carta solicitada na prefeitura, pode ser digitalizada e enviada por email? Pois os correios do Brasil atrasam demais …

  4. Olá, Fernanda, tudo bem?
    Obrigada pelas informações.
    Quando vc diz: “É bem importante anexar junto à carta uma cópia do passaporte ou algum documento de identidade da pessoa”, seria a pessoa que escreve a carta?

    Muito obrigada!

    • Olá, sim exatamente. Da pessoa que escreveu a carta, é bom entregar os dados do “residente na Alemanha” para facilitar caso eles precisem consultar alguma informação.

  5. Olá boa noite. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho uma amiga que mora na Alemanha e está vindo ao Brasil para rever seus parentes. Ela me convidou para ir com ela, ficar na casa dela. Bem, eu citei sobre a necessidade da carta convite, mas ela alegou que como eu irei com ela no mesmo voo, não precisará da carta convite. Gostaria de saber se isso procede? Grata

    • Olá, obrigado pela pergunta. Eu acredito que não é preciso, pois você estará acompanhada com uma pessoa residente. No entanto, a migração no aeroporto geralmente é separada para EU e não EU. Ou seja, provavelmente na fila da migração, vocês estarão separadas. Então tem que ver como fazer para que vocês passem juntas na migração, para que se o fiscal perguntar alguma coisa, sua amiga possa responder. Ou quem sabe, fazer a carta só por questões de precaução. Não precisa ser um documento oficial, pode ser apenas um documento com os dados da sua amiga. Espero ter ajudado! 🙂

  6. Thomás, muito obrigada pelo teu retorno.
    Eu realmente prefiro “pecar” por mais do que por menos, entende?
    Apesar de estar acompanha da pessoas, tudo pode acontecer, não é??
    Obrigada mais uma vez.

  7. Olá, tenho um dúvida quanto à carta convite: tem limite de pessoas? A família do meu esposo (4 pessoas) querem vir se hospedar em nossa casa. Se fizermos carta convite para ele, os 4 poderão ficar aqui em casa?

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com