Anabin é um acrônimo em alemão para Anerkennung und Bewertung ausländischer Bildungsnachweise ou Reconhecimento e Avaliação de Comprovantes Educacionais Estrangeiros.

Na verdade, Anabin é uma ferramenta indispensável para quem se muda para a Alemanha. Principalmente, se você pretende validar seu diploma para trabalhar no país. Então, descubra como ela pode ser útil.

O que é Anabin?

Anabin é um portal de informações para estrangeiros. Tudo o que diz respeito ao reconhecimento e validação de seus diplomas, está lá. Dessa forma, profissionais de todo o mundo podem se candidatar para vagas de trabalho em território alemão. Para isso, a instituição possui um banco de dados. Nele, estão todas as informações relativas às avaliações de certificações no país.

Por isso, para quem pretende se mudar ou já vive na Alemanha e decidiu exercer a profissão, as informações contidas no banco de dados do Anabin são fundamentais. 

Importância do Anabin na validação de diplomas estrangeiras

As autoridades recorrem às confiáveis informações do Anabin. Assim, podem tomar decisões relativas às qualificações educacionais de profissionais estrangeiros. Dessa forma, elas podem aprovar ou não o reconhecimento do documento em terras alemãs. Além disso, as informações do Anabin também servem para que empregadores, empregados e qualquer outra pessoa consiga descobrir a avaliação de uma certificação estrangeira. A seguir, entenda tudo sobre o banco de dados. 

O que o banco de dados oferece

Para começar, de acordo com cada país, o banco de dados oferece informações com respeito a avaliações de universidades estrangeiras, qualificações de acesso às instituições de ensino universitário, de ensino médio e até de qualificações profissionais. 

Ou seja, o banco de dados informa qual o status da instituição de ensino de onde o candidato a profissional se origina. Além disso, ele estende às autoridades alemãs a oportunidade de avaliar até mesmo bases jurídicas antes de reconhecer títulos estrangeiros no país.