fbpx

É necessário falar alemão para morar na Alemanha?

Tem dúvida se é necessário falar alemão para morar na Alemanha e se o conhecimento de inglês basta?

É perfeitamente natural não ter certeza de que deve se mudar por não dominar o alemão. Afinal, existem muitas demandas que exigem conhecimento do idioma.

Lidar com burocracia para a regularização de sua moradia na cidade, por exemplo, é um dos pontos que exige conhecimento do idioma local.

Nós vamos te explicar a importância de falar alemão para morar na Alemanha. Para que você possa pesar a sua decisão antes de se mudar.

Consigo me virar na Alemanha falando inglês?

Sim! Quem fala apenas inglês consegue ter um bom nível de sucesso morando na Alemanha e se comunicando, em especial, nas cidades maiores.

As cidades menores naturalmente possuem um número diminuto de pessoas que dominam o inglês, o que acaba complicando um pouco a dinâmica para o estrangeiro que não fala o idioma local.

Entretanto, é possível morar em Berlim, Munique e outras cidades de maior porte apenas com o conhecimento de inglês.

Possibilitando que consiga emprego na região e tenha uma vida tranquila enquanto aprende o idioma local.

Quem não domina o alemão fica com opções restritas de emprego

Um aspecto muito importante de ser mencionado é que, o estrangeiro sem domínio de alemão que mora na cidade, acaba tendo muitas restrições em relação às possibilidades de emprego.

Uma vez que, geralmente os empregos exigem lidar com clientes e pessoas locais, sendo essencial entender um pouco de alemão para o atendimento.

Geralmente as vagas que não exigem conhecimento nenhum de alemão são na área de tecnologia. Tendo em vista que, as demandas do segmento geralmente são relacionadas aos sistemas que costumam ser desenvolvidos em inglês.

Por isso, é normal que o pessoal da área de TI fale o idioma, o que facilita a convivência com o estrangeiro e oferece total praticidade para quem deseja buscar uma vaga de emprego na Alemanha apenas com domínio de inglês.

Aprender alemão com os nativos é totalmente viável

Não é raro histórias de estrangeiros que viajaram para morar na Alemanha sem o domínio do idioma local e aprenderam por meio da convivência.

Quando se está imerso na cultura local, é muito mais fácil compreender o sotaque, os termos mais usados e aprender na prática.

Por isso, quem tem medo de se mudar para a Alemanha sem dominar o idioma local, pode ficar tranquilo! Tendo em vista que, é possível aprender o idioma local durante sua moradia na Alemanha.

Aproveitando o convívio diário com o idioma para que possa realmente absorver todas as informações que fazem diferença para que aprenda mais rapidamente.

Além disso, é possível aprender o idioma fazendo cursos locais de alemão. Aproveitando professores nativos que vão ensinar o conteúdo com muito mais propriedade.

Portanto, é possível ter muitos resultados positivos a partir da mudança para Alemanha, desde que verdadeiramente esteja disposto a aprender o idioma em sua rotina, dedicando-se aos estudos e prática diária.

É possível me preparar antes de sair do Brasil?

Quem deseja se sentir mais seguro antes de sair do Brasil, pode aproveitar uma série de sites e aplicativos para aprender o idioma.

É possível realmente se preparar para viajar conhecendo alguns termos e tendo mais autoconfiança para falar com os nativos.

Afinal, quem já tem algum conhecimento mais básico, consegue ter uma comunicação mais facilitada com pessoas locais. Viabilizando que seja muito mais rápido aprender o idioma por já conseguir falar alguns termos.

E isso viabiliza que a rotina seja mais fácil, em especial, quando encontra pessoas que dominam o inglês e o alemão. De modo que, consiga conversar usando os dois idiomas e assim, aprender mais rápido devido à prática.

É importante vencer a timidez para falar alemão

Muitas pessoas se preparam por anos aprendendo alemão em aplicativos e sites gratuitos. Mas quando chegam na Alemanha e tentam falar com um nativo acabam travando.

Uma dica muito valiosa para todo estrangeiro que realmente precisa aprender o idioma local para viver com mais qualidade na cidade onde deseja residir é não ter medo de errar.

A maior parte das pessoas são muito compreensivas quando lidam diretamente com um estrangeiro e entendem que a pessoa ainda está aprendendo o idioma.

Portanto, não tenha medo de não ser entendido ou cometer alguma gafe falando o termo erroneamente. Em geral, as pessoas vão corrigir a sua fala com o intuito de te ajudar a realmente aprender e dominar o idioma.

Dessa forma, você vai conseguir aprender sendo uma pessoa humilde e que está disposta a conversar com as demais para que realmente domine o idioma local.

Aprender é muito mais simples quando se é humilde e deseja aproveitar todas as oportunidades de aprendizado.

Bem como, é mais fácil quando está disposto a tentar, sem ter a trava causada pela vergonha de errar. Por isso mesmo, se o seu único receio que está inviabilizando a sua mudança para a Alemanha é o medo por não falar o idioma local, saiba que não há motivo para tal pânico.

Quem está disposto a aprender sempre tem oportunidades em todas as cidades. Sendo uma ótima ferramenta de aprendizado estar imerso na cultura local.

É preciso falar alemão para lidar com burocracias

Um fato que não há como negar é que, nos órgãos oficiais é necessário ter domínio de alemão para que consiga lidar com as burocracias de sua legalização na cidade.

Sabendo que existe uma demanda de estrangeiros que não conseguem lidar com a burocracia sozinhos, existem profissionais na Alemanha que prestam consultoria.

Geralmente, tais profissionais falam inglês e prestam serviço de tradução presencialmente nos órgãos competentes.

Basta contratar o profissional e ter a ajuda necessária para que seja possível ter toda a parte burocrática legalizada.

Dessa forma, é possível fazer a transição para a Alemanha sem nenhuma grande dificuldade envolvida por causa da barreira de idioma.

Obviamente, é necessário investir na contratação para que o processo seja eficiente e possa facilitar sua estadia regular na Alemanha, portanto, não dominar o idioma acaba pesando um pouco no orçamento.

No episódio #128 Sprechen Sie Deutsch? É possível viver na Alemanha sem falar o idioma, falamos se é ou não possível.

Entre em contato conosco

Ficou com dúvidas ou precisa saber mais sobre a Alemanha? Envie uma mensagem para nós!










Confira também

Schufa – O que é e como funciona

Schufa é a abreviatura ou o apelido carinhoso para Schutzgemeinshaft für Allgemeine Kreditsinchegung. Em outras palavras,…
Como é o Dia dos Pais na Alemanha?

Como é o Dia dos Pais na Alemanha?

Se quando se fala em Dia dos Pais na Alemanha você já pensou em um dia…

Comunidade LGBT na Alemanha

Atualmente, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros usufruem de mais direitos e maior liberdade. De fato, o…