O que é um pneu de inverno?

Na Alemanha deve-se trocar os pneus de verão pelos pneus de inverno; o período para utilizar estes pneus é a partir de novembro até final de abril. Os pneus de inverno garantem um desempenho superior quando há neve, gelo ou chuvas nas estradas. Além disso, também quando as temperaturas estão muito baixas. Este tipo de pneu não é obrigatório em todos os países que fazem bastante frio, porém em muitos é obrigatório.

Geralmente as pessoas tem dois jogos de pneus para o carro, um para verão e outro para inverno, tanto que até quando se compra um veiculo, ele geralmente vem com os dois jogos de pneu.

Você pode circular com os pneus de verão durante o inverno, porém se acontecer algum acidente ou você for parado em dias que tem muita neve na estrada ou gelo você vai receber uma multa que varia entre 60 e 100 euros.

Para que servem os pneus de inverno?

Este tipo de pneu é feito para aumentar o poder de tração quando faz muito frio. A borracha do pneu permanece macia o que o deixa mais flexível para se adaptar melhor a estrada. O pneu possui rasgos mais profundos do que os pneus de verão, também sua borracha fica melhor quando a temperatura é inferior a 7 graus.

Característica dos pneus de inverno

Os pneus de inverno são identificados com a referência M+S e possuem obrigatoriamente este simbolo na lateral. A profundidade dos rasgos deve ser superior à 4mm. Normalmente os pneus costumam ter 2 indicadores de limite. Um limitador de 4mm, que indica que a partir deste ponto o pneu não irá ter o melhor desempenho a escoar água ou trilhar neve. O outro indicador é o limite legal, que é de 1.6mm (idêntico aos de verão).

E você já trocou o pneu do seu carro para o de inverno? 😉