Cotidiano Curiosidades

BAMF – Entenda o que é, e quais as suas funções

Pinterest LinkedIn Tumblr

Entenda como atua o BAMF – Bundesamt für Migration und Flüchtlinge na Alemanha e suas principais funções no acolhimento dos recém-chegados ao país.

O Bundesamt für Migration und Flüchtlinge é o Escritório Federal para Migração e Refugiados na Alemanha. A seguir, o Alemanha Cast te conta detalhes sobre esse departamento. Para começar, o BAMF funciona sob a supervisão do Ministério Federal do Interior e possui escritórios em diferentes cidades da Alemanha. 

Fundado em 12 de janeiro de 1953, em Langwasser, Nuremberg, era conhecido como Bundesdienstelle für die Anerkennung ausländischer Flüchtlinge (Escritório Federal para o Reconhecimento de Refugiados Estrangeiros). Atualmente, o departamento conta com mais de 50 escritórios espalhados pela Alemanha e o site oficial oferece mapa e lista com endereços e informações de contato.

Quais as funções do BAMF

Normalmente, para quem está chegando ao país, encontrar informações oficiais em assuntos importantes é um alívio, certo? Para isso, o site oficial do BAMF oferece ajuda para os recém-chegados em vários idiomas, incluindo português! Nele, você encontra os seguintes tópicos:

Migração e estadia

O objetivo do BAMF na Alemanha é acolher quem chega ao país, seja para trabalhar, estudar ou para se juntar a algum membro da família. Por isso, ele divulga os requisitos a serem preenchidos por quem deseja alcançar esse objetivo.

Pedido de asilo e Proteção aos refugiados

Ao mesmo tempo, o governo alemão oferece o direito de asilo garantido pela Constituição Alemã. Assim, pessoas que fogem de guerras em seus países de origem podem encontrar proteção no país. O BAMF também oferece informações necessárias sobre a possibilidade de estadia em outras partes da Europa.

Integração

Para quem acaba de chegar, o idioma é a primeira barreira a ser vencida, para se integrar, estudar e poder trabalhar, por exemplo. Então, é possível encontrar cursos de alemão para recém-chegados por meio do órgão.

Retorno voluntário ao país de origem

Por outro lado, ele também é responsável pelo retorno e integração de quem decide voltar para seu país de origem.

Pesquisa

Por meio de análises e avaliações, o BAMF fornece ao Governo Alemão as informações necessárias para a melhor abordagem das questões que envolvem migração e integração na Alemanha.

Digitalização

Mais do nunca, a rapidez de cruzamento de informações facilita a tomada de decisões e otimiza o atendimento. Por isso, o departamento também cria soluções tecnológicas para aprimorar processos, como o de solicitação de asilo, por exemplo. 

Rede Europeia de Migração

O BAMF trabalha com a EMN – European Migration Network, que oferece aos países da UE informações atualizadas e confiáveis para análise de solicitações de asilo e migração.

Estatísticas

Paralelamente, o departamento oferece também informações sobre desenvolvimento sociopolítico e cria os dados necessários sobre a interação das duas áreas. De fato, essas estatísticas são cruciais na tomada de decisões e manutenção ou ajuste das políticas atuais.

Organização em tudo!

Como sempre, a Alemanha dá uma aula de organização até na hora de receber os novos no país. Aliás, mais informações você encontra numa cartilha disponibilizada pelo órgão aqui. Tiramos suas dúvidas? Então, visite o site, onde você encontra outras informações úteis para quem quer viver na Alemanha e escute nossos Podcasts.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário