Se quando se fala em Dia dos Pais na Alemanha você já pensou em um dia cheio de atividades em família, com o paizão sendo mimado pelos filhos e terminado todo mundo deitado na sala depois de muita comida e conversa fiada… pensou errado.

Na verdade, a celebração tem seus próprios contornos culturais e vamos te contar tudo sobre ela. Confira.

Um dia para os pais

O Dia dos Pais na Alemanha é comemorado no Dia da Ascensão. Ou seja, o 40° dia após a Páscoa, marcando o dia em que Jesus subiu aos céus, segundo o Cristianismo. Diferente do Dia das Mães, o Dia dos Pais sempre cai em uma quinta-feira. Além disso, por causa do feriado nacional, é sempre dia de folga. De fato, isso é bem conveniente para a forma como os pais na Alemanha celebram seu dia. Acontece que, mais do que um dia dos pais, esse é um dia para os homens ficarem livres de suas responsabilidades de pais. Confuso, não? Então, acompanhe a história.

A história do Dia dos Pais na Alemanha

Em algumas regiões do país, o dia é conhecido como Dia dos Homens. Só isso já devia dar uma pista que a celebração não é igual a outras partes do mundo. Nesse dia, qualquer cavalheiro pode se juntar à festa para comemorar também, mesmo sem nenhum rebento.

Diz a história que tudo começou no século 18, nas zonas rurais, quando os pais ganhavam presentes depois dos desfiles do feriado religioso. Para isso, os locais distribuíam prêmios, como o que era dado para o pai com mais filhos, por exemplo.

Em seguida, o grupo da testosterona saía para a gandaia e atividades que só tinham graça para os homens mesmo. Como ir fazer trilha acompanhados de carroças, por exemplo. Passeio saudável? Nada disso, retiro para entornar todas, já que as carroças eram repletas de cerveja, vinho e comida. Afinal, eles precisavam se nutrir para aguentar a viagem. 

Aliás, parece que o hábito de perder a linha e ficar completamente bêbado é parte importante da celebração do Dia dos Pais na Alemanha. Infelizmente, isso também implica no triplo de acidentes relacionados com o abuso de álcool, de acordo com informações do Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha.

Ao mesmo tempo, dizia-se que o Dia dos Pais na Alemanha estava ligado ao Dia da Ascensão, por ser o dia em que Cristo foi para o Pai. Seja como for, apesar de nada ter a ver uma celebração com a outra, o costume pegou e dura até hoje.

Choque cultural

Para quem se muda para a Alemanha, a forma como o Dia dos Pais é celebrado pode causar estranheza. Mas, vale lembrar que cultura é algo muito próprio de cada lugar. Então, mantenha seus próprios costumes ou se adapte aos novos. O mais importante é: se adapte ao meio e tire o máximo de proveito da experiência que o país oferece. Enquanto isso, aproveite para conhecer tudo sobre a vida e os costumes alemães no Instagram e no YouTube.