fbpx

O que é ZAV – Zentrale Auslands-und Fachvermittlung?

ZAV significa Zentrale Auslands- und Fachvermittlung. Em português, isso significa Serviço Central Internacional e Serviço de Colocação Especializada. Mas, o que faz e como funciona a ZAV? Saiba tudo a seguir.

Para começar, podemos destacar que esse serviço é parte da Agência Federal de Emprego. Por isso, ele é o setor responsável pela imigração de profissionais altamente qualificados, vindos de todo canto do mundo para a Alemanha. Ou seja, ela é a ferramenta que ajuda os contratantes alemães a encontrar e recrutar profissionais qualificados para preencher as milhares de vagas no mercado de trabalho alemão. 

De fato, a burocracia que esse processo envolve é grande. Mas o Governo Alemão tem feito esforços no sentido de facilitar essa entrada de trabalhadores necessários. Para isso, ele trabalha em um tipo de green card alemão, como já falamos em outro post.

Que tipo de profissionais a ZAV procura?

Em geral, o foco da Zentrale Auslands- und Fachvermittlung é encontrar profissionais para áreas com vagas difíceis de preencher somente com a mão de obra alemã. Por exemplo:

  • Motoristas profissionais
  • Médicos
  • Enfermeiros
  • Assistentes Sociais
  • Engenheiros
  • Construtores 
  • Profissionais na área de hotelaria e alimentação

Para isso, o departamento busca trabalhadores dentro e fora da União Europeia. No México, por exemplo, o governo está testando um projeto piloto em parceria com a Embaixada Alemã no país. Nesse caso, dez médicos locais recebem aulas de alemão com o objetivo de trabalhar em hospitais na Alemanha em breve. De fato, se o programa der certo, a ideia é de que cerca de trinta médicos mexicanos estejam prontos para preencher vagas de trabalho em hospitais nos estados de Baden-Württemberg, na Bavária, e em Mecklenburg-Pomerânia Ocidental.

Até o momento, a parceria está indo bem, e de acordo com Alexander Wilhelm, diretor da divisão de serviços internacionais da ZAV, o México possui o que a Alemanha precisa. Ou seja, o país tem hoje muitos trabalhadores extremamente qualificados e bem treinados. Dessa forma, o governo alemão não precisa procurar por profissionais em outros lugares, que talvez não tenham as mesmas habilidades. Afinal, ambos os lados estão investindo para garantir, ou pelo menos facilitar, que os médicos mexicanos passem com louvor pelo crivo alemão.

Como entrar em contato com a ZAV – Zentrale Auslands- und Fachvermittlung?

Como a Alemanha carece urgentemente de mão de obra especializada, se você tem qualificação profissional em áreas como saúde, tecnologia, construção e engenharia, por exemplo, você pode ter uma boa chance de trabalhar no país. De fato, por meio da ZAV, o governo oferece projetos oficiais para mediar essa conversa com possíveis contratantes no país. Mas, para isso, você precisa cumprir alguns requisitos e se inscrever no programa. Todas as informações que você precisa estão disponíveis no site oficial da Bundesagentur für Arbeit, a Agência Federal do Trabalho na Alemanha. Lá, você pode tirar suas dúvidas e fazer sua inscrição.

Em seguida, você deve reunir sua documentação, fazer as devidas traduções e cumprir com todos os requisitos, tanto na hora de deixar o Brasil quanto para entrar na Alemanha. Para isso, nossos parceiros podem te ajudar. Clique aqui e descubra todos os serviços disponíveis.

Entre em contato conosco

Ficou com dúvidas ou precisa saber mais sobre a Alemanha? Envie uma mensagem para nós!










Confira também

Folha de pagamento na Alemanha

A folha de pagamento na Alemanha é repleta de informações sobre impostos e sobre o seguro…
Por que algumas pessoas travam ao falar Alemão?

Por que algumas pessoas travam ao falar Alemão?

O alemão é uma das línguas mais populares do mundo. Por isso, falar alemão é motivo…

Como imigrar para a Alemanha

Para imigrar para a Alemanha, você precisa ter um bom motivo. Afinal, visitar por um período…