fbpx

Descubra quais são as 10 cervejarias mais antigas da Alemanha

Encontrar as cervejarias mais antigas da Alemanha não é tarefa fácil. Afinal, estamos falando do país da cerveja, com mais de 300 rótulos produzidos por aqui. A seguir, confira nossa lista.

1. Cervejaria do Estado da Baviera de Weihenstephan – Não só umas das cervejarias mais antigas da Alemanha, mas do mundo!

Dentre as cervejarias mais antigas da Alemanha está a cervejaria mais antiga do mundo! De fato, a cervejaria Weihenstephan foi fundada há quase mil anos! Alega-se que a cervejaria Weihenstephan foi inaugurada em 1040, quando o abade Arnold recebeu uma licença da cidade de Freising para fabricar e vender cerveja.

Atualmente, a Cervejaria do Mosteiro Weihenstephan, localizada perto de Freising, no sul da Alemanha. Aliás, ela produz 15 cervejas diferentes, incluindo uma cerveja de trigo sem álcool e uma cerveja de trigo forte chamada Vitus com 7,7% alc/vol.

Abertura: 1040
Localização: Weihenstephan, Freising, Baviera, Alemanha
Degustação obrigatória: Weihenstephaner Hefeweißbier, Weihenstephaner Kristallweißbier

2. Cervejaria da Abadia de Weltenburg

A Gorgeous Abbey’s Brewery está competindo pelo título de cervejaria mais antiga do mundo com a candidata mencionada acima. No entanto, não há concorrência quando se trata da localização do mosteiro de Weltenburg. Ainda assim, é certo que ela está entre as cervejarias mais antigas da Alemanha.

O Mosteiro de Weltenburg de estilo barroco está situado na península do rio Danúbio e é muitas vezes referido como ‘Danúbio George’ (o Mosteiro foi dedicado a São Jorge). Portanto, você pode desfrutar da cerveja premiada e das vistas deslumbrantes da natureza ao redor.

Abertura: 1050
Localização: Weltenburg, Kelheim, Alemanha
Degustação imperdível: Weltenburger Kloster Barock Dunkel

3. Cervejaria Bolten-Brauerei

Outra antiga cervejaria situada em um carismático edifício histórico chama-se “Bolten-Brauerei”. De qualquer forma, visite esta cervejaria e aprenda sobre as tradições de fabricação do famoso altbier se você se encontrar na região alemã da Renânia do Norte-Vestfália.

Esta cervejaria guarda as tradições de fabricação de cerveja desde 1266, quando o Senhor de Myllendonk emitiu uma autorização para iniciar a fabricação de cerveja. Desde então, a Bolten-Brauerei aperfeiçoou suas receitas de cerveja altbier e de trigo. Portanto, certifique-se de experimentar a renomada cerveja Alt ou Ur-Alt (não filtrada) após sua
Tour.

Abertura: 1266
Localização: Korschenbroich, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha
Degustação obrigatória: Ur-Alt de BOLTEN, Alt de BOLTEN, Ur-Weizen de BOLTEN

4. Cervejaria Gaffel Becker & Co

Se você se encontra no nordeste da Alemanha, especialmente na cidade de Colônia, não espere muito e vá até a Cervejaria Gaffel. As tradições de fabricação de cerveja remontam ao início da Idade Média, quando as primeiras menções apareceram sobre as cervejarias da Eigelstein Street.

A propósito, fato interessante – você sabia que o nome da cervejaria vem de uma antiga palavra alemã, que significa garfo de duas pontas? A cervejaria tem o nome dos Gaffels, os braços políticos dos comerciantes de Colônia, e teve um papel essencial na cidade.

Abertura: 1302
Local: Colônia, Alemanha
Degustação imperdível: Gaffel Koelsch

5. Cervejaria Augustiner-Bräu

Uma das cervejarias mais antigas da Alemanha – Augustiner-Brau Brewery
Mais uma cervejaria para adicionar à sua lista de visita obrigatória é a cervejaria “Augustiner Brau Munchen”, que iniciou suas operações no início do século XIV. Como o nome sugere, a cervejaria pode ser encontrada nos arredores de Munique, no Haber Meadow, perto do mosteiro dos Eremitas Agostinianos. Curiosamente, o mosteiro também serviu como o maior edifício religioso antes da conclusão da Catedral de Munique.

Você sabia que os monges agostinianos usavam a cervejaria para se sustentar, fornecendo aos duques a amada cerveja forte? Augustiner-Bier é servido na Oktoberfest desde 1867, tornando-se ainda mais popular entre os moradores e visitantes de Munique.

Abertura: 1328
Local: Munique, Alemanha
Degustação imperdível: Augustiner Helles

6. Cervejaria Franziskaner

Uma das cervejarias mais antigas da Alemanha – Cervejaria Franziskaner
Faça uma pausa revigorante em Munique, parando na cervejaria Franziskaner, fundada em 1363. Esta antiga cervejaria foi construída em frente ao mosteiro franciscano, o que foi estrategicamente benéfico, pois os monges eram os frequentadores regulares da cervejaria.

Após cerca de 500 anos de fabricação de cerveja em frente ao mosteiro, a cervejaria Franziskaner mudou-se para uma cidade perto de Munique – Lilienberg. A cervejaria ainda mantém suas tradições cervejeiras e convida os viajantes para um passeio e uma degustação.

Abertura: 1363
Local: Munique, Alemanha
Degustação imperdível: Franziskaner Weissbier

7. Cervejaria Spaten

Uma das cervejarias mais antigas da Alemanha – Spaten Brewery
A história da Cervejaria Spaten começa no século XIV. No entanto, tornou-se a cervejaria líder que conhecemos hoje quando a família cervejeira mais prestigiada de Munique – Sedlmayrs a comprou cinco séculos depois.

Um fato crítico na história da cervejaria é que ela ajudou a financiar a primeira máquina a vapor da Baviera. Você pode se perguntar como um motor a vapor está conectado com uma cerveja? Bem, a força do vapor ajuda a criar as lagers de estilo mais escuro. Assim, os Spaten aperfeiçoaram sua receita de cerveja Dunkel e se tornaram uma fonte de conhecimento e inspiração para a Cervejaria Carlsberg em Copenhague.

Abertura: 1372
Local: Munique, Alemanha
Degustação imperdível: Spaten Münchner Hell

8. Cervejaria Hofbräu

Uma das cervejarias mais antigas da Alemanha – Hofbrau Brewery
Se você estiver fazendo um tour pelas cervejarias listadas anteriormente em Munique, seria uma pena perder uma visita e uma degustação na Cervejaria Hofbräu.

No século 16, o Tribunal de Munique adorava a cerveja produzida na Baixa Saxônia. Mas era caro continuar importando sua cerveja favorita. Assim, o duque Wilhelm V da Baviera decidiu economizar algum dinheiro e estabeleceu sua cervejaria. Seu filho mais tarde assume, e o negócio começa a crescer, especialmente quando se trata de cerveja de trigo. Certifique-se de provar quando estiver aqui!

Abertura: 1589
Local: Munique, Alemanha
Degustação imperdível: Hofbräu Original

9. Cervejaria Paulaner

Uma das cervejarias mais antigas da Alemanha é a Paulaner Brewery, a última cervejaria de Munique nesta lista. Ela exporta o lindo líquido dourado para mais de 70 países e é muito popular na Oktoberfest anual.

As primeiras menções à cervejaria Paulaner ressurgiram no início do século 17, quando o Mosteiro Neudeck ob der Au começou a fabricar cerveja e dar o excesso para vendê-la em bares locais e apoiar a comunidade pobre. Esta cerveja ainda é uma das favoritas do Munich Starkbierfest – um festival de cerveja forte.

Abertura: 1634
Local: Munique, Alemanha
Degustação imperdível: Hofbräu Original

10. Uma das cervejarias mais antigas da Alemanha – Cervejaria Schlenkerla

Uma das cervejarias mais antigas da Alemanha – Cervejaria Schlenkerla.
Finalmente, vamos fazer uma pausa nas tradições da cerveja de Munique e seguir para Bamberg, o local onde a Cervejaria Schlenkerla foi fundada no início do século XV. A fachada desta cervejaria é muito memorável e lembra o estilo autêntico da Idade Média.

O que faz esta cervejaria se destacar das demais nesta lista é que ela usou uma técnica diferente para criar a cerveja saborosa – fumá-la. Sim, você ouviu direito. Assim, adicione esta cervejaria ao seu roteiro de Bamberg e desfrute de algumas das mais antigas tradições cervejeiras da região.

Abertura: 1678
Local: Bamberg, Alemanha
Degustação: Original Schlenkerla Smokebeer – Märzen

Entre em contato conosco

Ficou com dúvidas ou precisa saber mais sobre a Alemanha? Envie uma mensagem para nós!










Confira também

Tudo que você precisa saber sobre cerveja na Alemanha

Tudo que você precisa saber sobre cerveja na Alemanha

Oktoberfest, o terceiro maior consumo de cerveja per capita do mundo e até mesmo uma lei…

Curiosidades sobre a Autobahn

Autobahnen são as estradas alemãs que parecem verdadeiros tapetes. Além disso, a sinalização é impecável, eficiente…
Idade consumo álcool na Alemanha

Idade consumo álcool na Alemanha

Muitos brasileiros nutrem curiosidade sobre qual é a idade consumo álcool na Alemanha. Afinal, é uma…