Informação

Conheça o Hausarzt – Médico de família na Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

Hausarzt é o médico da família na Alemanha. Porém, o sistema no país não é como o Programa de Saúde Familiar no Brasil, no qual um médico do SUS vai até a casa das famílias da comunidade. Por isso, o Alemanha Cast vai te explicar o caminho das pedras para fazer algum tratamento de saúde na Alemanha.

Como encontrar um Hausarzt 

Na Alemanha, caso você precise passar por um médico, ele será um clínico geral. Até aqui, é parecido com o Brasil. Mas, a diferença está no fato de que ele fará todo o seu registro e será a sua referência todas as vezes em que procurar um atendimento médico. Nesse caso, o Hausarzt será o responsável por te avaliar e encaminhar para um especialista, caso seja necessário. Por esse motivo, mesmo que ainda não tenha tido algum problema de saúde, é aconselhável já saber a quem recorrer quando precisar. 

Para começar, você pode fazer uma pesquisa online para encontrar o médico mais próximo de você através do seu CEP. Paralelamente, a associação de médicos do seguro de saúde estatal oferece uma lista de médicos por região em seu site oficial. Além disso, a Embaixada do Brasil em Berlim também oferece informações úteis para quem precisa de assistência médica em situações específicas, como quem não está coberto pelo seguro saúde ou está ilegal no país, por exemplo.

Como marcar uma consulta com um Hausarzt na Alemanha

Para marcar uma consulta você pode ir até a clínica ou entrar em contato por telefone. Nesse caso, esteja preparado para ter uma conversa básica em alemão. Infelizmente, para consulta e exames de rotina, pode ser que você tenha que esperar um bom tempo, talvez semanas.  Porém, se você tiver certa urgência em ver um médico, pode ser que você consiga um encaixe na agenda em alguma clínica. Já que o Hausarzt deve ser o mesmo que atende no hospital. Sendo assim, você pode chegar e esperar até que ele tenha disponibilidade para atendê-lo. Mas, se o seu caso não for tão sério, esteja disposto a esperar por algumas horas, enquanto ele atende todos os outros pacientes.  No entanto, nem sempre as clínicas estarão disponíveis, já que elas costumam fechar nos fins de semana e nos feriados. Na verdade, muitas também não funcionam nas tardes de quarta-feira. Sendo assim, se certifique do horário de atendimento antes de ir até uma delas. Para atendimento de emergências, o procedimento é outro. Por isso, entraremos em detalhes em outro post.

Lembrete importante: tenha sempre à mão o seu cartão do seguro de saúde (Gesundheitskarte). Dessa forma, o Hausarzt terá como cobrar da seguradora o atendimento. Mas, se seu seguro for privado, o pagamento é feito direto para o médico/clínica e o valor lhe será reembolsado mais tarde.
Para entender melhor como funciona o seguro saúde e outros seguros na Alemanha, clique aqui.

Aproveite para conhecer melhor a cultura e outras informações úteis sobre o país em nossos Podcasts.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário