Informação

Entenda o atestado médico na Alemanha – Krankmeldung

Pinterest LinkedIn Tumblr

Atestado médico na Alemanha é coisa séria. Aliás, se você apresenta qualquer sintoma de gripe, seus colegas de trabalho esperam que você não apareça por lá. Afinal, poderia contaminar outras pessoas. De fato, faz sentido. Porém, essa cultura é bem diferente da que os brasileiros estão acostumados. Por isso, se você ficou doente e precisa saber o que fazer, leia até o final. A seguir, entenda melhor como funciona o Krankmeldung ou Krankschreibung, a licença por doença na Alemanha.

Como funciona o atestado médico na Alemanha

Na Alemanha, cada empresa tem uma política específica com relação ao atestado médico. Ou seja, em alguns casos, você precisa apresentar o documento (Arbeitsunfähigkeitsbescheinigung) logo no primeiro dia de afastamento. Por outro lado, pode ser que a empresa só exija que você entregue depois de três dias afastado. Sendo assim, o ideal é procurar se informar sobre quais são as regras da sua empresa. Desse modo, você evita problemas em caso de ausência por doença.

Além disso, você deve informar seu empregador que irá se ausentar o mais rápido possível. Porém, uma coisa é certa: você não precisa justificar ou explicar que tipo de doença você teve. Aliás, os alemães preferem não saber de todos os detalhes da sua vida pessoal. Como resultado, eles também não fazem questão de maiores explicações. Assim, desde que seu atestado médico esteja corretamente preenchido e devidamente entregue, está tudo certo.

As três vias da licença por doença na Alemanha

Normalmente, o médico já preenche três vias do seu atestado médico. Mas, é bom sempre pedir as três vias. Afinal, você não tem como saber quanto tempo vai precisar se ausentar. Por isso, é melhor já garantir toda documentação, caso passe mais de três dias fora de campo. Desse modo, você não corre o risco de ficar sem uma delas.

  • A primeira, seu médico envia diretamente para o seguro saúde.
  • Em seguida, a via para o empregador. Nesse caso, lembrando de quão reservados os alemães são, ela não esclarece qual é a sua doença. De fato, o médico só indica quantos dias você vai ficar afastado do trabalho.
  • Por fim, a terceira via, que é para seu arquivo pessoal.

Se eu precisar de um atestado, continuo recebendo?

Na verdade, isso depende de quanto tempo você vai ficar afastado. Assim, se sua licença durar menos de 06 semanas, você recebe salário normal. Mas, passado esse período, o seguro saúde assume o pagamento e você passa a receber uma espécie de auxílio-doença, o Krankengeld. No entanto, o valor pago sempre é inferior ao seu salário normal.

Posso pedir um atestado médico na Alemanha por telefone ou pela internet?

A partir de 2020, devido à pandemia do Corona vírus, você consegue um atestado por telefone com seu médico. Inicialmente, ele tem validade de 07 dias. No entanto, se necessário, pode ser estendido por mais 07 dias. Além disso, você pode conseguir um atestado pelo Whatsapp. Mas, só para algumas doenças, como estresse, cólicas menstruais, infecção intestinal, cistite, enxaquecas, dores de coluna e resfriado. Nesse caso, o atestado vale apenas por 03 dias. Nesse caso, pesquise por “Krankschreibung online” e descubra quais seguradoras oferecem esse serviço.

Para saber mais sobre o seguro saúde na Alemanha, clique aqui. Para encontrar mais informações sobre o atestado médico na Alemanha, clique aqui.

Deixe seu comentário