Informação

Como comprar um carro na Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

Como comprar um carro na Alemanha pode parecer algo simples de se responder. Afinal, é só um carro, certo? Em partes, sim. Lembre-se, porém, de que todo o processo será feito em outro idioma e seguindo as leis e regras do país.

Pensando nisso, o Alemanha Cast reúne aqui as melhores dicas e respostas a importantes perguntas para que você entenda o processo e possa ficar tranquilo ao adquirir o seu carro. Para começar, veja algumas perguntas que podem surgir na hora de escolher um novo possante.

Como faço para comprar um carro na Alemanha?

De início, o processo é bem similar ao que você já deve conhecer. O passo a passo geralmente seque o mesmo padrão:

  • Pesquise marcas e preços

Assim, você poderá determinar o que mais te interessa e ser mais específico ao procurar pelo novo carro, poupando seu tempo. 

  • Dê preferência às concessionárias

Escolhendo uma marca, você pode testar modelos diferentes e entender mais sobre tudo o que está envolvido na compra: custos, manutenção, adicionais etc. Acima de tudo, é mais seguro comprar em uma autorizada. Afinal, ao comprar diretamente com um proprietário, você pode acabar com uma bomba em mãos e sem nenhuma garantia.

  • Dê uma entrada

Normalmente, é dada uma entrada de 50% do valor do veículo. A partir daí, o restante do valor pode ser pago mensalmente. Na maioria dos casos, as concessionárias possuem crediário próprio, que têm juros menores e são mais atraentes que as propostas dos bancos. Entretanto, o valor pode ser pago em dinheiro e ter um desconto no preço final.

  • Pague todos os impostos

Na União Europeia, você precisa paga o Imposto sobre Valor Agregado (VAT) ao adquirir um bem. Nesse caso, ao comprar um carro na Alemanha, a taxa é de 19% e o valor será cobrado pelo vendedor no momento da compra.  Adicionalmente, existe um imposto anual que varia de acordo com marca e modelo do veículo.

  • Contrate um seguro

Diferente do que acontece no Brasil, contratar um seguro não é opcional na Alemanha. Para começar, temos o Seguro de Responsabilidade Civil, ou Haftplicht, que é obrigatório para todo carro comprado no país. Porém, ainda existem outros tipos de seguro. Como o Teilkasko, seguro parcial, e o Vollkasko, seguro total, por exemplo. Ambos opcionais. 

Como é comum em contratações de seguro, motoristas experientes e responsáveis ao volante pagam menos que aqueles que já se envolveram em acidentes. Assim, veja se consegue uma carta de recomendação de sua seguradora anterior e pergunte se ela pode ser aceita ao comprar seu carro na Alemanha. Outros fatores influenciam diretamente no valor a ser pago, como o tipo de cobertura e todos os sinistros envolvidos, se parciais ou integrais, por exemplo.

O que observar antes de comprar um carro na Alemanha?

  • TÜV

Normalmente, os carros na Alemanha precisam ser vistoriados a cada 02 anos. Dessa forma, qualquer eventual problema é identificado e informado ao condutor. A partir de então, o proprietário tem um mês para corrigir os problemas e receber um adesivo “OK”, ou o TÜV, na placa. Certifique-se de que a vistoria está em dia.

  • Categoria de emissão de poluentes

Especialmente se for comprar um carro usado na Alemanha, observe em qual categoria de emissão de poluentes o carro se enquadra. De fato, existem 5 níveis, onde 1 é muito ruim e 5 excelente. Escolha carros que estejam dentro das categorias 4 e 5 sempre. Assim, você não terá problemas, independente da cidade onde mora. Além disse, algumas cidades também já baniram o uso de carros movidos a Diesel, como Stuttgart, por exemplo. Então, fique atento ao combustível usado pelo seu futuro carro.

  • Rodas para cada estação

Inicialmente, comentamos sobre a obrigatoriedade do seguro ao se comprar um carro na Alemanha. Desse modo, se algo acontecer e você não estiver seguindo todas as regras, não terá nenhuma cobertura do seguro. Isso inclui estar usando os pneus certos para inverno ou verão. Sendo assim, observe as rodas e se certifique de ter à mão as certas em época de gelo e neve na pista.

Como funciona o emplacamento do carro?

O emplacamento é feito no Cartório de Registro de Veículo ou Kfz-Zulassungsstelle. Uma vez no local, você deve apresentar alguns documentos. Por exemplo, o comprovante de seguro, seu documento de identificação, documento do seu carro e o formulário de imposto do carro. Adicionalmente, é paga uma taxa, que pode variar de cidade para cidade, mas não costuma ser caro. Em seguida, os documentos ficam e você vai a um local onde são feitas as placas e já recebe a sua na hora. Por fim, retornando ao cartório, com a placa em mãos, você recebe de volta os documentos e pode emplacar você mesmo o carro.

Vale a pena comprar um carro usado na Alemanha?

Possivelmente, sim. Acontece que, se comprar numa autorizada, as leis alemãs exigem que haja uma garantia de um ano para os carros. Consequentemente, estão cobertos defeitos presentes no momento da compra. Mas, não aqueles defeitos resultantes do desgaste pelo uso ou negligência. Em geral, é realizada uma vistoria para que sejam determinados os defeitos a serem cobertos. Às vezes, alguns bancos e concessionárias até financiam carros usados, mas não é tão comum e eles levam em conta a quilometragem, ano e valor do carro. 

No entanto, se decidir por procurar diretamente o proprietário, através de anúncios nos jornais ou sites de vendas, esteja atento a todos os detalhes acima. Apesar de tudo, os alemães costumam deixar os carros em boas condições e serem honestos, mas sempre existem exceções. Por fim, redija um contrato para a proteção de ambas as partes.

Para concluir, vimos que comprar um carro na Alemanha não é tão complicado e pode ser bem mais simples do que em outros lugares. Porém, leve em conta as leis locais e observe as condições do seguro que vai escolher. Caso não fale bem o alemão, procure por uma concessionária que ofereça atendimento em inglês, para que não tenha problemas na comunicação e boa sorte com seu carro novo!

Saiba mais sobre a Alemanha

Se você gostou do post, compartilhe com os amigos e passe pelo nosso blog para conhecer mais curiosidades e a cultura alemã! Confira também nosso Podcast.

Deixe seu comentário