Ao chegar em outro país, você precisa saber como se adaptar à rotina local o mais rápido possível. Assim, ao se mudar para a Alemanha, encontrar um local para morar e conseguir seus documentos como residente estão entre as coisas que qualquer imigrante precisa organizar. Por isso, separamos 9 coisas que você precisa fazer ao se mudar para a Alemanha. Confira.

Acomode-se em sua nova casa

Ao se mudar para a Alemanha, sua primeira ação é encontrar uma casa que atenda às suas necessidades. De fato, o país oferece muitas opções para os recém-chegados. De início, pode ser que você prefira uma acomodação temporária até encontrar um lar definitivo. Em seguida, você pode procurar por uma casa ou apartamento para alugar. Os preços de aluguel na Alemanha variam de lugar para lugar. Mas, em cidades maiores e mais conhecidas, você deve se preparar para aluguéis mais caros. Para te ajudar, você pode procurar por portais online que oferecem propriedades para aluguel. Dessa forma, você pode ter uma ideia do que está disponível na região. Para ter dicas importantes antes de alugar algo ao se mudar para a Alemanha, clique aqui.

Registre seu endereço nas autoridades locais

Depois de encontrar um local permanente para morar, assim como em outros países europeus, você precisa se registrar ao se mudar para a Alemanha. Esse registro de endereço é chamado de Anmelden. Aliás, é obrigatório para quem pretende passar mais de 3 meses no país. Mas, se houver outra mudança, dentro de 14 dias, você deve informar as autoridades no Bürgeramt (Escritório do Cidadão) local. Caso contrário, a multa pode chegar a €1,000. No entanto, na prática, marcar um horário no Bürgeramt local pode não ser tão fácil e impossível de fazer dentro de duas semanas. Ainda assim, é melhor fazê-lo o mais rápido possível. Aliás, todo esse processo de registro (Anmeldung) pode ser um pouco burocrático. Mas, ele é fundamental para os próximos passos importantes ao se mudar para a Alemanha.

Entre no Sistema de Saúde do país

O país tem um excelente sistema de saúde. Ao se mudar para a Alemanha e se planeja ficar por um longo prazo, você precisa se registrar nesse sistema. Para isso, você pode optar pelo sistema público (Gesetzliche Krankenversicherung – GKV) ou o sistema privado (Private Krankenversicherung – PKV). Além disso, pode ser que você precise dar atenção a outros seguros. O seguro automotivo, por exemplo, caso decida dirigir no país.

Abra uma conta bancária

Depois, o próximo passo ao se mudar para a Alemanha é abrir uma conta bancária. Isso vai facilitar o seu dia a dia, desde pagar as contas até receber seu salário. Além disso, para ter uma conta na Alemanha você deve ir até a agência do banco de sua preferência com todos os seus documentos em mãos. Além disso, é bom treinar o seu alemão. Por outro lado, já existem opções de bancos digitais que oferecem informações em inglês, como N26 ou Revolut, por exemplo.

Consiga um cartão SIM

Outro passo importante ao se mudar para a Alemanha é atualizar seu número de telefone. Afinal, você vai precisar estar em contato constante com diversos serviços. Especialmente se você chega de um país de fora da UE, é preciso comprar um cartão pré-pago ou contratar um serviço de telefonia móvel. Empresas como Blau, Lebara e O2, por exemplo, são algumas opções. Antes de mais nada, saiba que o mercado alemão é bem competitivo e é bom pesquisar e entender as vantagens oferecidas pelas empresas antes de contratar uma delas.

Ache um emprego

A menos que você já chegue ao país através de uma vaga de trabalho, encontrar um trabalho deve estar entre as primeiras coisas que você deve fazer ao se mudar para a Alemanha. Na verdade, o ideal seria fazer isso logo na primeira semana. Acontece que o mercado de trabalho no país varia muito de região para região. Ou seja, uma parte do país pode oferecer muitas oportunidades, enquanto faltam vagas em outros locais. Sendo assim, ter um trabalho pode acabar determinando onde você vai se estabelecer. Ao mesmo tempo, vai definir onde irá alugar uma casa e se registrar. Por isso, precisa ser uma das primeiras coisas a fazer ao se mudar para o país.  Você pode procurar online ou presencialmente, mas lembre-se de estar preparado para uma entrevista de emprego na Alemanha.

Conecte-se

Depois de decidir onde irá trabalhar e alugar um local para morar, você deve contatar uma das muitas empresas que oferecem serviços de conexão com a internet, fornecimento de energia elétrica e de gás. No caso da energia elétrica, por exemplo, você pode contar com empresas como E.On, EnBW, Vattenfall ou Yello. Ao mesmo tempo, é importante contatar a empresa local que fornece água potável. Em alguns casos, os imóveis podem já ter todos esses serviços operantes. Mas, caso contrário, é preciso religar todos os serviços.

Consiga seu Steuer – ID

O Steueridentifikationsnummer é o seu número pessoal de identificação fiscal. De fato, todo residente no país precisa ter o seu. Afinal, é assim que o Finanzamt ou Escritório Fiscal identifica cada cidadão. Na verdade, ele pode ser comparado ao CPF no Brasil. Pois, é por meio dele que o empregador calcula o imposto de renda sobre o seu salário. Também, é assim que todos os departamentos do governo identificam você ao se mudar para a Alemanha. Assim como o documento brasileiro, o número do seu Steuer – ID nunca muda. Além disso, ele também tem outros nomes: Steuerliche Identifikationsnummer, Persönliche Identificationsnummer (Número de Identificação Pessoal), Identifikationsnummer (Número de Identificação), Steuer-IdNr. ou só IdNr. Para conseguir o seu, basta fazer o registro do seu endereço no Bürgeramt local.

Dê entrada no visto de trabalho

Para quem se muda para a Alemanha vindo de fora da União Europeia e não vem da Coreia do Sul, Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá. Israel, Japão ou Austrália, é preciso seguir um processo específico. Nesse caso, você precisa dar entrada no pedido de visto temporário ainda no Brasil. Ao se mudar para a Alemanha, você precisa conseguir um trabalho antes que o prazo de 90 dias termine. Em seguida, dê entrada no pedido de visto de emprego no Departamento de Estrangeiros (Ausländerbehörde) da cidade onde você vive.

Outra opção é solicitar um visto para procurar emprego na Alemanha, que varia de acordo com suas qualificações ou se for autônomo. Uma vez no país e depois de encontrar o trabalho, você solicita a residência permanente junto ao Departamento de Estrangeiros local. No entanto, se entrar no país com um visto Schengen e entrar com  pedido de visto de trabalho, seu pedido será rejeitado imediatamente.

Como vimos, ao se mudar para Alemanha, você precisa se organizar o mais rápido possível para ter o necessário conforto. Ao mesmo tempo, é vital cumprir com os requisitos do governo e se registrar da forma correta no país. Para conhecer melhor todos os deveres e direitos que os imigrantes possuem ao chegar ao país, clique aqui. Aproveite para se inscrever em nosso canal do YouTube, onde compartilhamos informações preciosas para quem quer se mudar para o país.