Comida Cultura Alemã Curiosidades

A Alemanha e seus trezentos pães

Pinterest LinkedIn Tumblr

Os pães na Alemanha são mais do que alimento, são parte da história dessa nação. Caso você não saiba, aqui existem mais de trezentos tipos diferentes de pães! É o país com a maior diversidade dessa delícia do mundo. Por isso, entrar numa Brotbäckerei e pedir um pãozinho não é uma tarefa fácil.


Na verdade, conhecer e saber pedir por nome um tipo específico de pão é uma arte que exige um certo talento e habilidade. Com características e tradições diferentes em cada região, eles carregam formas, texturas e sabores de acordo com o lugar. Podem conter nozes, sementes e especiarias, serem produzidos à base de farinhas dos mais variados tipos e também podem ser integrais, brancos ou mistos.

Um pouco de história

A história da panificação na Alemanha. Durante a idade média na Alemanha, trigo era ouro! Uma plantação valia muito dinheiro e pouquíssimas pessoas podiam pagar por ele. Dessa forma, surgiram receitas de pães pouco agradáveis ao paladar, pois a maior preocupação das pessoas não era o gosto do que comiam, e sim, driblar a fome.

Ingredientes como folhas secas, serragem, madeira e até argila passaram a ser usados na produção dos pães que alimentavam os bem pobres. Além das questões financeiras, outro fator influenciava os ingredientes e receitas dos pães alemães.

A geografia e as receitas de pão

Nem todas as regiões têm o mesmo tipo de solo. Dessa forma, em alguns lugares, o centeio era mais acessível e mais usado do que o trigo. O centeio tem menos glúten, precisando de uma fermentação mais longa para crescer na massa.

Com isso, o pão fica com um sabor mais azedo e uma textura mais densa e pesada, diferente do pão levinho e claro feito com o trigo.

Na Alemanha, pão é coisa séria!

Você já deve ter visto como é o processo de produção da cerveja, certo? Com todos os critérios de qualidade rigidamente observados e seguidos à risca, a cerveja é um produto respeitado. A Reinheitsgebot – Lei da pureza da Cerveja, garante a qualidade da cerveja alemã. Pois, na Alemanha, o pão está na mesma prateleira! Não é qualquer um que sova uma massa que pode ser chamado de padeiro, não!

Cursos de panificação na Alemanha

Para se ter uma ideia, na região da Bavária existe o Instituto do Pão, onde se leva a panificação muito a sério e onde eles classificam os tipos de pão por região e pelos ingredientes usados em cada um deles.

Porém, em Weinheim, no estado de Baden Wittenberg, o padrão é ainda mais alto. Na Academia de Padeiros, além de aprender as proporções e processos químicos envolvidos na criação do pão perfeito, os alunos aprendem a passar os pães por uma peneira de qualidade.

O “Inmetro” do pão

Para garantir a qualidade dos pães, o Deutsche Brotinstitut controla a qualidade dos produtos. As padarias, enviam seus produtos para serem avaliados. Uma espécie de Inmetro do pão! Cerca de 100 quesitos são levados em conta para que o alimento passe no rigoroso teste, mas 4 deles são obrigatórios:

  • Pureza e qualidade da farinha
  • Modo de preparo da receita
  • Habilidade do padeiro
  • Tempo de descanso da massa, nunca menos de duas horas.

Depois disso, os pães ainda passam por um teste final. O profissional provador da Academia, observa características como cor, densidade e umidade do pão. Contudo, o legal dessa avaliação, é que o provador pode orientar o chef padeiro da padaria de origem, caso exista algum erro no processo. Como resultado, a qualidade do produto aumenta, o que é bom para a padaria e melhor ainda para o consumidor.

Resumo final

Você pode levar anos para conseguir conhecer todos os tipos de pães da Alemanha. Porém, o Alemanha Cast te mostrou hoje onde começou essa longa história de sucesso. Também vimos alguns dos pães mais comuns na Alemanha e suas variações.

O que você achou? Se você também ficou com vontade de provar todos esses sabores bem típicos dos pães da Alemanha, compartilhe esse post com os amigos e venha conhecer um pouco mais sobre a cultura e vida na Alemanha com a gente. Não deixe de acompanhar também nosso podcast.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com