fbpx

O que fazer para imigrar com seu animal de estimação para a Alemanha?

O que fazer para imigrar com seu animal de estimação para a Alemanha?

Uma dúvida muito comum no processo de mudança de país é como levar seu animal de estimação. Infelizmente, independentemente do país que você esteja migrando, levar seu pet junto é uma atividade burocrática. Isso pode trazer muita dor de cabeça caso não se tenha conhecimento de todas as normas envolvidas no processo. Na Alemanha, não é diferente e para trazer seu animal de estimação para o país é preciso respeitar as regras da União Europeia.

É importante frisar que nem todos os tipos de animais podem vir para a Alemanha e que o país possui restrições em relação a algumas raças de cachorro. No site Zoll você pode encontrar mais informações a respeito dessas limitações.

Confira nosso podcast sobre como levar seu animal de estimação para a Alemanha

Preparação para levar seu animal de estimação para a Alemanha

Microchip

De fato, processo de trazer seu animal de estimação para a Alemanha consiste em algumas etapas. Para começar, o microchip, que funciona como um dispositivo de identificação e é implantado na pele do animal. Aliás, o chip é um requisito da União Europeia e o animal precisa recebê-lo antes das primeiras doses da vacina antirrábica. Lembre-se que a partir do momento que o microchip é fixado, o seu número de identificação fica vinculado ao cartão de vacina do animal.

Vacina

Em seguida, a segunda etapa é a de aplicação de vacina antirrábica no animal. A aplicação da vacina é necessária independentemente da data da última vacina. Além disso, a vacina precisa ser reconhecida pela União Europeia: as vacinas distribuídas pelo governo brasileiro em campanhas de vacinação, por exemplo, não são válidas internacionalmente. O registro da vacina é feito através do cartão de vacinação com carimbo do veterinário e registro CRV do profissional.

Testagem

Por fim, é preciso coletar uma amostra de sangue do animal para fazer uma testagem para conferir se a vacina foi efetiva e se o animal tem a quantidade necessária de anticorpos contra a raiva. Esse exame deve ser feito de 30 a 40 dias após a vacinação em um laboratório homologado.  Mas, o resultado pode demorar a ser liberado e por isso também é importante considerar esse período para futuras etapas do processo de mudança.

Uma vez recebida a sorologia é necessário entrar em contato com o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) para a emissão do Certificado Veterinário Internacional (CVI), que as companhias aéreas que fazem o transporte de animais exigem. Você também precisa adquirir um atestado das condições de saúde do animal com um veterinário. Então, deve apresentar esse documento até 72 horas antes do embarque à VIGIAGRO. Portanto, esta etapa do processo deve acontecer em paralelo com o agendamento do seu voo. 

Escolhendo a Companhia Aérea

A escolha da companhia aérea também exige atenção. É preciso considerar as regras e condições da companhia, que podem variar bastante de uma empresa para outra. Também é preciso agendar a passagem do animal com certa antecedência pois existe um limite de animais por voo. 

O transporte do pet pode ser feito na cabine ou no bagageiro do avião, a considerar a companhia aérea, peso e tamanho do animal. Para cada caso existem especificações do tamanho e tipo de caixa em que o animal é transportado. Essas condições variam muito de companhia para companhia e devem ser atentamente analisadas pois a empresa fará a checagem de todas essas especificações antes do embarque do animal.

Etapa final levando seu animal de estimação para a Alemanha

Na chegada da Alemanha, ainda no aeroporto é preciso declarar a chegada do animal podendo ser necessário mostrar todos os documentos deste. Além disso, uma vez já estabelecido em sua nova residência é necessário fazer o registro do animal na prefeitura. Caso você mude de cidade mais tarde será preciso tirar o registro do pet daquela cidade e fazer um novo registro na cidade da mudança. Nesta etapa também é obrigatória a apresentação de todos os documentos do animal. 

Tendo esse processo realizado, se seu animal de estimação é um cachorro você terá que pagar um imposto anual que varia de cidade para cidade. Ainda, existem outras obrigações para quem tem cachorro na Alemanha que merecem atenção; um exemplo disso é que para usar transporte público com seu pet é preciso pagar uma passagem para o mesmo.

Por isso, é importante considerar um bom tempo – de 6 a 10 meses- para todo o processo de trazer seu animal para a Alemanha. Afinal, sendo um processo caro, demorado e burocrático é importante pesquisar todas as informações atentamente, e diretamente nos órgãos responsáveis, para não cometer falhas. 

É extremamente importante considerar o bem estar do seu pet pois mesmo que realizada da maneira mais confortável possível uma viagem longa é sempre estressante ao animal. 

Deste modo, é necessário planejar muito bem a viagem para que esta ocorra da melhor maneira possível – tanto para você quanto para seu bichinho!

Quer saber mais?

Discutimos o assunto mais profundamente em nosso Podcast episódio número #22. O episódio pode ser conferido nas plataformas de streaming Itunes, Spotify, Google podcasts e também em nosso site.

Está de mudança para Alemanha?

Conheça o WiD: seu guia definitivo para uma mudança bem-sucedida.

Entre em contato conosco

Ficou com dúvidas ou precisa saber mais sobre a Alemanha? Envie uma mensagem para nós!










Confira também

Visto para nômades digitais na Alemanha: alternativas disponíveis

Visto para nômades digitais na Alemanha: alternativas disponíveis

Nômades digitais na Alemanha ainda não possuem um visto específico. Então, se você está pensando em…

Burocracia para quem decide deixar a Alemanha

Você fez planos, se organizou e decidiu sair do Brasil e imigrar para a Alemanha. Com o…
Como votar morando no exterior?

Como votar morando no exterior?

É obrigatório votar morando no exterior? A resposta é: sim! Mas, o que é necessário para…