Educação Informação

Serviço voluntário na Alemanha – Documentos e Requisitos

Pinterest LinkedIn Tumblr

 Se você está pensando em se candidatar para uma vaga de voluntário na Alemanha, veja quais os requisitos e documentações necessárias antes de entrar com o pedido.

Prestar serviço voluntário na Alemanha é uma chance e tanto para quem quer passar tempo trabalhando e convivendo com a cultura e com o idioma na Alemanha. Anteriormente, falamos sobre o que é e como funciona o ano voluntário. Para conhecer em detalhes os programas, ouça nosso podcast #62 Serviço voluntário na Alemanha

Mas, outro passo importante a ser dado é entender bem quais são os requisitos e a documentação necessária para se candidatar para uma das áreas de atuação. Por isso, o Alemanha Cast traz todas as informações que você precisa no post de hoje.

Requisitos para estrangeiros

Dentre os programas disponibilizados pelo governo Alemão estão o Ano Voluntário Ecológico e o Ano Voluntário Social, direcionados para iniciativas que têm por objetivo o engajamento dos jovens voluntários em causas ambientais e comunitárias.

No entanto, para se candidatar para o serviço voluntário, você precisa preencher alguns requisitos:

  • Primeiramente, apresentar por escrito um compromisso de 01 ano com o programa.
  • Ter entre 18 e 27 anos, para os programas acima citados. Existe um programa diferente, FUD, que é acessível para pessoas de todas as idades. 
  • Em seguida, comprovar conhecimento avançado do idioma alemão, com experiência de pelo menos 02 anos em um Instituto Goethe ou de nível equivalente.
  • Disposição de integrar a comunidade e cultura alemã, no período em que estiver participando do serviço voluntário.
  • Além disso, deve estar interessado em contribuir ativamente nas atividades sociais do país.
  • Expressar o desejo de representar seu país de origem e continuar a parceria, mesmo após o término do serviço voluntário.
  • Por fim, portar o visto para o ano voluntário, concedido pela Embaixada Alemã.

No entanto, são vários os procedimentos exigidos para se entrar com o pedido de visto para prestar serviço voluntário na Alemanha. Sendo assim, listamos os passos a serem dados e os sites oficiais onde você pode encontrar os formulários e agendar as entrevistas.

A seguir, veja o passo-a-passo a ser seguido.

Visto para Serviço Voluntário na Alemanha

Para começar, é preciso imprimir um checklist disponível no site da Embaixada alemã e marcar os documentos ali relacionados que você está apresentando. Essa lista deve, obrigatoriamente, ser apresentada ao dar início ao pedido de visto para serviço voluntário na Alemanha.

Em seguida, o candidato deve fornecer duas cópias de cada documento requerido, além do original. É importante lembrar de anexar os documentos na ordem em que são relacionados no checklist.

Além disso, é necessário preencher o formulário “Requerimento de autorização de Residência” em duas vias, também disponibilizado no site da Embaixada alemã.

Com respeito às fotos, elas devem ser tiradas de acordo com os padrões estabelecidos no site, tanto com relação às medidas quanto ao formato e cores de fundo. São necessárias duas fotos biométricas recentes. 

Documentos exigidos

Inicialmente, foi dito que é preciso apresentar duas cópias de cada documento mais o original. Isso vale para o passaporte também.

Adicionalmente, inclua o contrato de serviço voluntário na Alemanha. Quanto a isso, é possível entrar em contato diretamente com instituições e realizar entrevistas, mesmo antes de solicitar o visto. Caso consiga uma vaga, deve solicitar uma cópia do contrato ou acordo.

Detalhe: esse contrato deve ser assinado pelo solicitante, pela BAFzA (Agência Federal para Assuntos de Família e Sociedade Civil, pela instituição onde o trabalho será realizado e pela entidade que organiza o serviço voluntário. Por exemplo, a Cruz Vermelha ou a Cáritas, são organizações que podem fazer essa mediação.

Em alguns casos, a instituição fornece algum tipo de auxílio moradia e uma ajuda de custo. Se não for o caso, é preciso comprovar que tem recursos suficientes para se manter no país durante o período desejado.

Anexe também o Currículo em alemão, juntamente com uma carta de motivação detalhada e clara sobre seus objetivos no país. Lembre-se de incluir todos os detalhes de formação e experiência.

Caso seja residente estrangeiro no Brasil, inclua o RNE e duas cópias frente e verso e o comprovante de residência.

Com respeito ao idioma, junte aos documentos qualquer certificado que possua para comprovar proficiência no alemão e quaisquer outros comprovantes que possam ser relevantes para a análise do seu pedido.

Por fim, é exigido o seguro-viagem, que pode ser apresentado após a expedição do visto.

Existe uma taxa cobrada para solicitação de visto no valor de €75, que deve ser paga no momento da solicitação do visto, apenas em dinheiro vivo ou cartão de crédito, bandeiras Mastercard ou Visa. Não são aceitos cartões de débito ou qualquer outra moeda.

Última parada

Com todos os documentos em mãos, o solicitante deve se dirigir à representação alemã mais próxima. É necessário agendar horário para comparecer à representação em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Clique aqui para marcar um horário.

Para mais detalhes de todos os procedimentos envolvidos no pedido de visto para prestar serviço voluntário na Alemanha, visite o site oficial da Representação Alemã no Brasil ou da Agência Federal para Assuntos de Família e Sociedade Civil.

Se essas informações foram úteis para você, compartilhe! E para saber mais sobre a vida e cultura do país, acompanhe nosso Podcast.

Deixe seu comentário