Informação

Como trabalhar com beleza na Alemanha?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Trabalhar com beleza na Alemanha tem suas peculiaridades e como tudo no país, também tem suas regras. Como a Alemanha é bem burocrática, para trabalhar com beleza não poderia ser diferente.

Como trabalhar com beleza na Alemanha?

Existem muitas diferenças nos conceitos de beleza entre o Brasil e a Alemanha. No Brasil, as pessoas são notoriamente mais vaidosas enquanto que na Alemanha a área de serviços estéticos só vem crescendo agora, provavelmente por influência do grande número de imigrantes que o país recebe.

A primeira coisa a se considerar antes de começar a trabalhar com beleza na Alemanha é que as diferenças culturais refletem nas preferências pessoais dos alemães. Eles possuem gostos diferentes se tratando de beleza pessoal, que podem parecer estranhos para nós brasileiros, mas que precisam ser notados a fim de trazer uma boa experiência ao cliente.

Preços no Brasil x Preços na Alemanha

É preciso ter cuidado ao comparar preços entre o Brasil e a Alemanha pois além da diferença de moeda e de salários entre os países existe uma variação de preços muito grande para serviços na área da beleza em qualquer lugar do mundo. 

Apesar disso, pode-se dizer que serviços estéticos são mais caros na Alemanha. Isso ocorre por uma união de fatores como preços de materiais e cursos de especialização, que são obrigatórios na Alemanha, valorização desse tipo de serviço e o poder de compra no país, etc.

Especialização

Para trabalhar com estética na Alemanha é necessário ter um curso que te certifique a trabalhar nessa área. Esse curso precisa ser reconhecido no país e ter a carga horária considera necessária. Para técnicas não reconhecidas no país como a depilação brasileira, pode ser necessário, dependente da parte da Alemanha em que você se encontra, fazer uma ‘reciclagem’ onde você aprende as técnicas alemãs relacionadas a aquela prática.  

Caso você venha para o país sem um curso de especialização reconhecido é preciso que você faça um Ausbildung para trabalhar na área. Se você quiser trabalhar como esteticista ou como cabelereira/o você terá que fazer o Ausbildung independentemente se já tem formação ou não. 

Ausbildung é um curso técnico profissionalizante de duração de 2 a 3 anos e que te permite estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Normalmente é exigido no mínimo o nível B1 de alemão para fazer um Ausbildung.

Documentação e validação dos certificados

Além disso, é necessário ter em mente que para trabalhar em qualquer área na Alemanha, seja ela ligada a estética ou não, é preciso ter um visto apropriado para trabalho no país. Pessoas com visto de estudante e de Au Pair não possuem licença para trabalhar.

Com o visto em mãos, você precisa tirar a licença para trabalhar. Essa licença pode ser obtida através do Ausbildung ou dos certificados traduzidos para o alemão. Essa licença é emitida na prefeitura e dependendo da cidade pode ser exigido que você aprenda a língua alemã para obter a licença.

A aprovação de seus certificados e da carga horária deles também pode variar de cidade para cidade. Uma boa dica para garantir a validade desses certificados é fazer cursos de Instituições da União Europeia.

No momento da emissão da licença para trabalhar é preciso esclarecer como deseja trabalhar: como autônomo, prestando serviços como freelancer em salões ou em um emprego fixo em um salão. Para cada uma das opções, a licença é diferente e é necessário mudar a licença caso você mude de opção futuramente.

Importante frisar que é necessário levar toda essa documentação a sério. A fiscalização de fato ocorre na Alemanha e se não cumprida pode trazer muitos problemas. 

Quer saber mais sobre o assunto?

O assunto foi debatido em nosso podcast de número #18. O episódio pode ser conferido nas plataformas de streaming iTunes, Spotify, Google podcasts e também em nosso site.

Trabalhando com beleza na Alemanha
Trabalhando com beleza na Alemanha

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com