fbpx

Como conseguir um emprego na Alemanha sem ter passaporte europeu

Sabia que é possível conseguir um emprego na Alemanha sendo estrangeiro, seguindo apenas alguns cuidados importantes?

É fundamental ter o visto para procurar emprego na Alemanha. De modo que, possa fazê-lo legalmente, sem ter qualquer problema ou dificuldade relacionada à conquista de um emprego conforme a Lei vigente na Alemanha.

Somente quem tem o visto para conseguir emprego na Alemanha conseguirá trabalhar legalmente. Por isso, vamos te explicar os caminhos para ter sucesso na obtenção do documento.

Como conseguir um emprego na Alemanha?

Não há como negar que, a forma mais fácil de conseguir um emprego na Alemanha é se candidatando para empresas locais que desejam contratar estrangeiros.

Dessa forma, você já sai do Brasil tendo o documento necessário para conseguir o visto e trabalhar morando na Alemanha. Uma vez que, a empresa emite tal documento para que o profissional dê entrada no Consulado da Alemanha.

Também é possível se mudar para a Alemanha com visto específico para quem busca emprego. O visto tem validade de até 6 meses e pode ser solicitado no Brasil.

Justamente para que deixe claro qual é seu objetivo de entrada no país e possa fazer a sua mudança já com toda a documentação correta. Para que desde o primeiro dia morando na Alemanha seja de busca por emprego.

Visto para o trabalhador qualificado (especialista)

A Alemanha tem muita demanda por mão de obra qualificada e isso desencadeou uma Lei que permite facilidade para profissionais qualificados.

A Lei é vigente para todos os estrangeiros oriundos de países fora da União Europeia. Possibilitando que os formandos universitários e pessoas com comprovação de experiência (como os profissionais de TI), possam ocupar vagas na Alemanha.

Algumas das principais áreas que buscam profissionais qualificados são:

1.      Área da saúde

A população nativa da Alemanha é mais idosa, o que demanda mais cuidado no dia a dia. Portanto, os empregos na área da saúde são facilmente encontrados.

Para ocupar uma das vagas é necessário passar por uma homologação da sua formação, visando equiparar o seu diploma estrangeiro com o local.

Após cumprir o processo é possível obter o visto e conquistar uma vaga de emprego bem remunerada.

2.      Emprego na Alemanha como médico

Em especial as áreas mais rurais demandam muitos profissionais com formação em medicina. Os salários são altos e os profissionais da área são tratados com prestígio.

Uma vez que, existem muitas vagas disponíveis devido ao envelhecimento da população, o que acaba exigindo mais profissionais para prestar um atendimento de qualidade.

3.      Tecnologia da Informação

A maior parte das vagas disponíveis na Alemanha para profissionais brasileiros é na área de TI. Por isso mesmo, programadores com bons currículos conseguem uma vaga com certa rapidez.

Em muitos casos, os profissionais de TI são contratados ainda no Brasil, demonstrando seus conhecimentos por meio de currículo e processos seletivos.

A área de TI só exige que o profissional comprove 5 anos de experiência atuando na área compatível com a vaga disponível.

Portanto, não é exigindo uma formação oficial que tenha dado um diploma. Uma vez que, os contratantes locais entendem que é uma área onde a experiência é mais importante que o aprendizado teórico.

Obviamente, quem tem experiência e formação na área tem maiores vantagens na disputa, por comprovar sua expertise para ocupar a vaga disponível.

4.      Prestadores de serviços

Nas áreas de restaurantes e hotelarias também são encontradas muitas vagas, para profissionais que atuam em hotelaria, turismo e gastronomia é possível ter ótimos resultados.

Obviamente, é necessário ter formação ou anos de experiência na área, para que possa obter o visto de trabalho e atuar legalmente na profissão que deseja manter na Alemanha.

5.      Áreas da engenharia

Sede de grandes empresas do setor automobilístico, muito industrializada e repleta de opções de indústrias que atuam em variadas áreas, a Alemanha valoriza um bom engenheiro.

Portanto, todos os profissionais que atuam na engenharia civil, mecânica ou automobilística conseguem bons resultados na busca por vagas de emprego na Alemanha.

O engenheiro formado no Brasil precisa passar pelo processo de equivalência do diploma na Alemanha. Tendo como objetivo identificar se a formação qualifica para a mesma função que um profissional formado em universidade alemã.

Após cumprir todas as etapas da equivalência e ter seu diploma validado, basta começar a busca por emprego que terminará em poucos dias com a sua contratação.

Especialistas tem mais facilidade de conseguir emprego na Alemanha?

É importante perceber que, diferentemente de outros países a Alemanha tem demanda de mão de obra qualificada em áreas bem específicas.

Como já foi dito, a demanda principal é na área da saúde, engenharia, hotelaria e tecnologia da informação.

Fazendo com que seja mais fácil para profissionais formados nas áreas citadas obterem uma vaga de emprego rapidamente.

No entanto, profissionais com formações em outras áreas podem optar por trabalhar em carreiras menos prestigiadas ao se mudarem para a Alemanha.

Aproveitando oportunidades que possam existir e que eventualmente são compatíveis com suas habilidades. Dessa forma, é possível ter ótimos resultados e conseguir um emprego rápido.

Podendo aproveitar a estadia na Alemanha para estudar uma das áreas que tenha mais opções de empregos e salários mais altos. Mudando sua carreira para aproveitar todas as oportunidades que a Alemanha oferece.

Afinal, muitas pessoas sentem o desejo de dar uma guinada na própria carreira e investir em outra formação. E sabendo que existe formação de qualidade acessível e vagas de emprego para ocupar, é possível aproveitar tudo que a Alemanha oferece.

Preciso dominar o alemão para conseguir emprego?

É mais fácil conseguir um emprego bem remunerado para quem domina o idioma local. Uma vez que, possibilita se comunicar com facilidade.

Aspecto que é fundamental para que possa efetivamente aproveitar todas as oportunidades locais. No entanto, quem chega na Alemanha sem domínio do idioma local consegue ter bons resultados em cidades maiores falando apenas o inglês.

E obviamente, é importante aproveitar seu tempo na cidade para que possa efetivamente aprender o idioma local na prática.

Quando se está imerso na cultura local, é muito mais fácil e rápido aprender o idioma e ter a fluência necessária para se comunicar com as pessoas na cidade.

Entre em contato conosco

Ficou com dúvidas ou precisa saber mais sobre a Alemanha? Envie uma mensagem para nós!










Confira também

Como conseguir a residência permanente na Alemanha

Conseguir o documento de residência permanente na Alemanha pode te dar muitas vantagens. Logo, é algo…
Como Trabalhar como Fisioterapeuta na Alemanha

Como Trabalhar como Fisioterapeuta na Alemanha

Quer saber como trabalhar como fisioterapeuta na Alemanha? Saiba como validar seu diploma brasileiro de fisioterapia…

O que é e como funciona um Mini Job na Alemanha

Se você estiver disposto a trabalhar pouco e receber pouco, o Mini Job é para você.…