Educação Informação

Saiba o que é o ano social voluntário na Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

O ano social voluntário na Alemanha é uma excelente oportunidade para fazer parte do cotidiano do país. Mas, como funciona? Vamos te mostrar os programas de voluntariado e como funcionam.

O ano social voluntário na Alemanha é uma oportunidade para prestar serviços em diversas áreas. Na realidade, esse período costuma ser de um ano completo, mas pode durar de 06 a 24 meses. Antes de qualquer coisa, o candidato deve escolher em que área gostaria de trabalhar. E pode se candidatar para mais de uma.

Por exemplo, você pode trabalhar em creches, casas de repouso, hospitais ou em áreas culturais e esportivas etc. Mas, o que você talvez não saiba, é que existem no país vários programas voltados para o serviço voluntário e já vamos entrar nos detalhes de cada um deles.

Para começar, hoje vamos compartilhar aqui informações que vão te ajudar a conhecer as particularidades do Ano Voluntário Social (FSJ), do Ano Voluntário Ecológico (FÖJ) e descobrir o que é o Serviço Voluntário Federal (BFD). 

Para saber sobre os documentos e requisitos a serem preenchidos, no final desse artigo você vai encontrar o link para outro post onde damos todas as informações necessárias. Porém, é bom entender mais sobre os programas antes de dar o primeiro passo.

Confira nosso podcast sobre o ano social voluntário

O que é FSJ no ano voluntário na Alemanha?

Essa é a sigla para Freiwilliges Soziales Jahr, que significa Ano Voluntário Social. Assim, como o próprio nome indica, quem ingressa no programa social pode prestar serviço em várias áreas de cuidado e educação na comunidade. Por exemplo, pode ser que seja direcionado para ajudar pessoas com deficiência em domicílio ou talvez prestar ajuda para os sem-teto, etc.

No entanto, o ano voluntário social também abrange outras esferas de atuação, como a área cultural, educacional, esportiva ou de integração. Na área cultural, você pode atuar em projetos de teatro, museus, associações culturais, sítios arqueológicos, estações de rádio, instituições políticas e de proteção ao patrimônio.

Já na área educacional, pode oferecer reforço escolar ou fazer parte de equipes de apoio em escolas de tempo integral.  Porém, existem outras possibilidades, como as associações esportivas. Nesses locais, os voluntários podem atuar como professores de natação ou orientadores esportivos em qualquer área de lazer. Adicionalmente, existe o serviço voluntário de integração. Nessa modalidade, é oferecido apoio a estrangeiros recém chegados à Alemanha, que necessitam de tradução e orientação para se adaptarem ao novo país.

Idade para o ano voluntário na Alemanha

Para se candidatar ao FSJ, é necessário ter menos de 27 anos. Na verdade, os jovens se candidatam ao programa a partir dos 16 anos. Porém, em algumas tarefas específicas, pode ser necessário apresentar carteira de habilitação. Assim, é mais comum encontrar jovens acima dos 17 anos se voluntariando no programa.

Conheça o FÖJ, o ano voluntário ecológico 

Uma das possibilidades no ano ecológico na Alemanha é participar do ano voluntário ecológico, ou FÖJ. Esse é um período em que jovens e adultos, entre 16 e 27 anos participam do programa de educação e orientação. 

Paralelamente, os jovens participam de atividades com o objetivo de se tornarem ativos na proteção ao meio ambiente e conservação da natureza. Também costuma durar 12 meses e só é possível ingressar no programa uma única vez.

Entenda o Familien-unterstützender-Dienst (FUD) 

O FUD é um Serviço de Apoio Familiar. Ou seja, você pode ser designado para dar suporte para famílias que apresentam alguma situação desafiadora.  Por exemplo, famílias que contam com um filho deficiente talvez precisem de ajuda com as atividades da casa, locomoção ou apoio emocional também. Assim, o voluntário se disponibiliza para ser responsável por um grupo de famílias nessas condições.

Geralmente, esse programa é mediado pela Cruz Vermelha ou pelas prefeituras locais. Dessa forma, o candidato pode procurar nessas instituições por vagas para o ano voluntário na Alemanha. Paralelamente, existe o FED, ou Familien-entlastender-Dienst, voltado diretamente para o serviço voluntário na área educacional.

Qual a diferença entre FSJ, FÖJ e FUD?

A diferença desses está na idade limite e no tempo de trabalho. Para o FSJ e FÖJ, deve-se estar entre 16 e 27 anos, e o trabalho tem data para começar e terminar, dentro de 02 anos. Porém, não existe limite para se candidatar ao FUD, sendo possível ingressar no programa com qualquer idade e o serviço pode continuar enquanto o voluntário estiver disponível. Além disso, caso tenha experiência prévia, será muito útil. No entanto, não é requerida qualquer experiência na área de cuidados especiais. 

E o que quer dizer Bundesfreiwilligendienst (BFD)?

O Serviço Voluntário Federal é o conjunto de todos os programas de serviço voluntário da Alemanha. Logo, é dele que parte o incentivo ao voluntariado em diversas áreas no país. O objetivo é o bem estar geral da população. Sendo assim, os jovens são incentivados a também participarem assim que terminam a escola.

Resumindo…

 Hoje você viu aqui no Alemanha Cast, que existem vários programas onde é possível se candidatar para passar de 06 meses a 02 anos trabalhando no país.

Em seguida, vimos que é possível participar do ano voluntário social (FSJ), ecológico (FÖJ) ou de assistência familiar (FUD) e educacional (FED). Para organizar todos os programas, existe o Serviço Voluntário Federal (BFD).

Mas, você deve estar se perguntando o que é preciso fazer para se candidatar ao ano voluntário na Alemanha? Assim, deve querer saber quais são os documentos necessários para chegar lá e se o voluntário recebe alguma ajuda para se manter. Como prometido, essas e outras dúvidas são tiradas do episódio #62 Serviço voluntário na Alemanha.

Gostou? Compartilhe com os amigos que também gostariam de ter essa experiência ímpar! Aproveite para acompanhar nosso Podcast sobre outras curiosidades e possibilidades da vida na Alemanha.

Comentários

  1. Pingback: #62 Serviço voluntário na Alemanha - Alemanha Cast

  2. Pingback: Alemanha Cast | Saiba o que é o ano voluntário na Alemanha – BrasilAlemanha

  3. Boa noite , sabe me informar se
    Com a carta convite de serviço voluntário eu consigo mesmo assim entrar no País durante a pandemia ?

Deixe seu comentário