Cultura Alemã Curiosidades ensino Língua Alemã

Por que algumas pessoas travam ao falar Alemão?

Pinterest LinkedIn Tumblr

O alemão é uma das línguas mais populares do mundo e por essa razão aprender o idioma é motivo de interesse de muitas pessoas ao redor do mundo. Para nós, falantes da língua portuguesa, aprender a língua alemã é na grande maioria das vezes razão de muita dificuldade.

Por que é difícil aprender alemão?

Isso se dá por uma união de questões, como por exemplo o fato de não termos muito contato com o idioma e o fato da língua germânica ser completamente diferente das línguas de origem latina, com as quais estamos mais habituados. Mas apesar disso, mesmo com conhecimento e prática do alemão é muito comum que as pessoas travem na hora de falar. Por que isso acontece?

Entendendo as dificuldades em se aprender uma nova língua

É preciso ter em mente que ao aprender o alemão é mais do que normal que erros sejam cometidos. Se cometemos erros até mesmo em nossa língua nativa provavelmente cometermos erros ao aprender qualquer outra língua. O importante é não se deixar frustrar pelas falhas e acreditar no processo. Só se aprende praticando e por isso é necessário manter a confiança durante a aprendizagem.

Também é necessário levar em conta que não sendo nativos da língua, por mais que nos desenvolvamos, nunca falaremos como pessoas que foram criadas falando o idioma. Por isso, mais importante do que falar a mensagem da melhor maneira possível é que consigamos transmitir o que queremos dizer.

Diferentes tipos de travas

Voltando as travas na hora de falar alemão, existem várias que impedem que a comunicação através da língua flua. Uma delas é resumida através da famosa frase ‘’Entendo, mas na hora de falar eu travo’’. Essa trava é ligada a falta de prática na própria fala do idioma alemão. Por mais que as habilidades de leitura, entendimento e fala estejam interligadas no processo de aprendizagem, é somente praticando a fala que se aprende a falar.

Outra questão ligada a essa trava pode ser a falta de confiança; pensar demais antes de falar pode fazer com que a pessoa trave. Voltando ao tópico anterior, é necessário ter em mente que falhas vão acontecer.

Um trava muito comum é esquecer o vocabulário na hora de falar. Para lidar com ela é importante tentar usar as palavras aprendidas. Muitas vezes acreditamos estar aprendendo apenas ouvindo e na hora de usar na prática falhamos. É necessário transformar o vocabulário passivo em ativo para que ele se fixe.

Também é comum a trava de não entender o idioma na leitura. Uma boa dica para contornar essa trava é prestar atenção adicional em títulos e subtítulos para se guiar através das palavras chaves e compreender o texto com mais facilidade. Importante frisar que a dificuldade com a leitura provavelmente está relacionada justamente com a falta de leitura.

‘’Abro a boca e não consigo formar uma frase’’ também é uma trava extremamente comum no aprendizado do alemão. Geralmente essa trava se dá pela falta de uma base sólida do idioma. É extremamente importante aprender bem os níveis básicos para prosseguir para os níveis superiores.

Além disso, existem as travas de só conseguir falar na sala de aula e de não conseguir falar com nativos. Essas travas estão muito ligadas a falta de confiança e a necessidade de se comunicar perfeitamente. Novamente, falhas são comuns e vão ocorrer e o mais importante de tudo é transmitir a mensagem.

Ainda, existe a trava de não conseguir falar alemão quando existe alguma pessoa falando português perto de você. Existem estudos que comprovam essa trava e que mostram que realmente é mais difícil de se comunicar em outro idioma nessa situação. Uma dica importante para vencer esse obstáculo é não misturar os idiomas em nenhuma circunstância.

Tentar falar apenas português quando for falar em português e não inserir palavras alemãs no meio. E, por fim, também existe o problema de achar que está falando bem quando na verdade as pessoas não te compreendem. Essa trava também está relacionada a falta de uma base sólida na língua alemã e para ser vencida é preciso que tópicos básicos do idioma sejam reforçados e re-estudados.

Visto isso, ao aprender o idioma alemão é importante entender suas travas para eliminá-las .A língua alemã não é fácil, mas pode ser aprendida com a dedicação necessária. Como já dito, é preciso tentar ser entendido antes de tentar falar perfeitamente e acreditar no processo.

Quer saber mais sobre o assunto?

O assunto foi discutido no podcast de número #40 e pode ser conferido nas plataformas de streaming Itunes, Spotify, Google podcasts e também em nosso site.

#40 Por que algumas pessoas travam ao falar Alemão?
Para saber mais sobre o assunto escute o episódio #40 do Alemanha Cast.

Gostou do texto? Compartilhe com os amigos. Aproveite para descobrir mais sobre a vida na Alemanha no nosso Instagram e conferir nossos podcasts.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com