É obrigatório votar quando está morando no exterior? A resposta é: sim; você precisa votar ou justificar seu voto. Se você estiver somente passeando por outro país no dia da eleição e por conta disso não conseguir votar, você poderá justificar sua ausência quando retornar ao Brasil. Quem tem residência fixa fora do país só é permitido votar para presidente, ou seja, de quatro em quatro anos. Não é permitido votar para governadores, senadores, deputados, prefeitos ou vereadores. Se você não alterar o domicilio eleitoral para fora do país, você precisa justificar o voto em todas as eleições enquanto estiver fora do Brasil. O que é necessário para votar fora do país? Como justificar o voto?

O que é necessário para votar fora do país?

  • Solicitar transferência de domicílio eleitoral;
  • Resgatar novo título de eleitor;
  • Esperar a confirmação do local de votação pela embaixada ou consulado;

Como posso transferir meu título eleitoral?

Para transferir, você precisa procurar um serviço consular mais perto da sua residência ou retirar o formulário on-line pelo site do Tribunal Superior Eleitoral, você deve preencher o formulário e depois ele precisa ser validado presencialmente onde estará indicado no formulário. É obrigatório ter  residência mínima de 3 meses no novo domicílio.

Existe prazo para solicitar a transferência do meu título eleitoral?

Ela pode ser feita em até 150 dias antes das eleições. Se você estiver morando fora, é obrigado a justificar ou votar para não ficar com dividas com a justiça eleitoral brasileira. É muito importante fazer a transferência do titulo quando for morar fora, mesmo sem ser obrigado a votar, pois senão vai precisar justificar o voto em todas as eleições que existem no brasil (prefeito, vereador)

Como justificar voto no exterior

Caso você resida no exterior e não transferiu o título para o país de domicílio, você poderá justificar seu voto de duas formas:

  • Preencher formulário de justificativa e enviar para o cartório eleitoral de sua inscrição, juntamente com comprovantes de residência no exterior ou ainda confirmação de que você não estava no país no dia da eleição. Os comprovantes podem ser: passaporte, cartão de embarque, matrícula em instituição de ensino, contrato de trabalho, etc.
  • Sistema de Justificativa esta é a forma mais fácil para realizar a justificativa, a qual pode ser feita online.

Maiores informações diretamente no site da Justiça Eleitoral Brasileira.

Onde encontrar o endereço do cartório eleitoral?

O endereço de todos os cartórios eleitorais estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral em consulta de zonas eleitorais.

E se eu não justificar o voto?

Se você deixar de votar no exterior e não justificar o seu voto por 3 vezes, você ficará privado de várias coisas, dentre elas:

  • Fazer e renovar passaporte;
  • Fazer carteira de identidade;
  • Concorrer a cargos públicos;
  • Renovar matrículas em escolas ou universidades públicas;
  • Obter a certidão de quitação eleitoral.

E as dicas foram úteis? 😉

Continue acompanhando nosso blog e podcast.

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com