As margens do rio Meno (Main em Alemão) na região norte da Baviera situa-se a cidade estudantil de Würzburg. Além de uma longa história e um bom vinho, os pontos turísticos de Würzburg também oferecem muita cultura e arquitetura impressionante.

Breve história

Os primeiros vestígios de ocupação humana datam de 1000 a.C. pelos Celtas. A partir de 686 os missionários irlandeses Ciliano, Colonato e Totnano cristianizaram a região. A primeira igreja da cidade foi construída em 788, no local onde hoje encontramos a Catedral de Würzburg. Já a universidade foi fundada em 1402 e refundada em 1582.

Principais pontos turísticos

Fazendo parte da rota romântica, a cidade é um charme e perfeita para passar um final de semana. Como a grande maioria das atrações turísticas ficam no centro histórico, é muito fácil visitar tudo a pé. Listamos alguns pontos turísticos de Würzburg.

Residenz Würzburg

Residenz Würzburg

O palácio Residenz é um dos principais pontos turísticos da cidade. Com uma arquitetura imponente o palácio foi construído entre os anos 1720-1781 sob a direção de Balthasar Neumann. Desde 1981 o Residenz faz parte do patrimônio mundial da UNESCO.

No estilo barroco e com mais de 40 cômodos, o palácio possui uma área de 677 m². Durante a segunda guerra no bombardeio de Würzburg em 1945, a residência foi amplamente destruída, especialmente as alas laterais, incluindo o gabinete do espelho. Além das atrações internas, na área externa é possível visitar o Hofgarten der Residenz (Jardim do palácio).

Festung Marienberg

Festung Marienberg

A fortaleza de Marienberg situa-se no alto da colina de mesmo nome. Datando do século 8, a fortaleza passou por algumas reformulações, sendo que durante os anos 1200 a fortaleza foi convertida em castelo e durante os anos 1600 foi convertida em um castelo renascentista.

Com uma visão privilegiada da cidade incluindo a Alte Mainbrücke, a fortaleza é considerada uma das principais fortalezas da Alemanha.

Alte Mainbrücke

A ponte Mainbrücke é a ponte mais antiga da cidade. Com tráfego liberado somente para pedestres, a ponte não é uma atração apenas pela construção antiga, mas também pela tradição de tomar vinho na ponte. Com dois bares na própria ponte, é possível degustar um vinho local na própria Mainbrücke.

Passagem obrigatória para quem visita a cidade a ponte liga o centro histórico ate aos pés da Festung Marienberg.

Dom St. Kilian

Dom St. Kilian

Outro marco histórico da cidade é o Dom St. Kilian. A igreja teve sua construção iniciada em 1040 e a conclusão da obra foi em 1075. Ao longo dos séculos, mudanças e conversões na catedral foram feitas, também por Balthasar Neumann.

As últimas alterações na construção tinham sido feitas em 1895, ate que em 1945 durante a segunda guerra o bombardeio de Würzburg, acabou destruindo boa parte da igreja. A reconstrução da igreja recomeçou em 1960.

Marienkapelle

Marienkapelle
Marienkapelle

Com um estilo gótico a Marienkapelle, apesar do tamanho, a capela não possui direitos paroquiais devido aos bispos de Würzburg que nunca concederam tais direitos. A história da Marienkapelle é uma das mais sombrias da Alemanha. Em 1349 ocorreu uma praga na cidade e os judeus foram responsabilizados por isso. Os judeus sofreram uma perseguição o qual culminou na destruição completa de um bairro judeu na cidade. A sinagoga foi incendia e em seu lugar foi construída a Marienkapelle.

A construção começou em 1377 e terminou em 1480. Anos depois em 1527, as condições da igreja não eram boas, sendo que em 1556 intensos trabalhos de reconstrução foram realizados. Também durante o bombardeio de 1945 a construção foi severamente danificada. A reconstrução começou em 1948 e terminou em 1962. Após isso outra reforma geral foi realizada entre os anos de 1996 a 2003.

Como chegar em Würzburg

A cidade não possui aeroporto grande, as melhores opções para quem vai de avião é Nuremberg ou Frankfurt. Tem também a possibilidade de chegar de trem pela Deutsche Bahn.

Para quem chegar de carro o acesso é fácil via Autobahn. Algumas distâncias de cidades próximas:

  • Nuremberg 110 km
  • Frankfurt 120 km
  • Stuttgart 150 km
  • Munique 270 km

Se interessou pela cidade? Deixe seu comentário e fique atento a novos posts!

Autor

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com