Comida

Tipos de pães mais comuns na Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

Os pães na Alemanha são mais do que alimento, são parte da história dessa nação.  Caso você não saiba, lá existem mais de trezentos tipos diferentes de pães! É o país com a maior diversidade dessa delícia do mundo. Por isso, entrar numa Brotbäckerei e pedir um pãozinho não é uma tarefa fácil. Listamos alguns tipos de pães que são muito comuns por aqui.

Tipos de pães mais comuns na Alemanha

  • Brötchen

Em qualquer padaria ou mercado do país, você encontra os Brötchen. São enroladinhos crocantes que podem ter cereais polvilhados ou não.  Eles são chamados de schrippe em Berlim, weck na região de Stuttgart, semmel na Baviera (e outras partes do sul da Alemanha) e bömmel em Hiddensee.

Brötchen
  • Leberkäse

Tem também o Leberkäse, um tipo de bolo de carne, que pode ser desfrutado com uma boa cerveja.

Leberkaese
  • Pretzel

Esse pãozinho enrolado em formatos diferentes, você já conhece. Os Pretzels são o símbolo da Alemanha em várias partes do mundo. Usado, inclusive, por essa página que vos fala! Durinhos por fora e macios por dentro, salpicados com flor de sal ou gergelim, também são bem populares no país de origem.  Entretanto, as formas variam de acordo com a região onde é feito e com a época do ano também.

Pretzel
  • Milchbrötchen

Milchbrötchen é o preferido das crianças. O leite adicionado à massa antes de ser assado, faz com ele fique bem macio e fofinho. Algumas variações mais incrementadas vêm com chocolate, castanhas ou passas.  De modo que, é melhor ficar de olho para as crianças não exagerarem na quantidade.

Milchbrötchen
  • Vollkornbrot

Quem se preocupa com a saúde, mas não deixa de comer pão, costuma escolher pelo Vollkornbrot (pão integral).  Para o benefício geral, existe uma lei que torna obrigatório que o Vollkornbrot, em território alemão, tenha pelo menos 90% de farinha de trigo integral. De cor marrom escura, esse pão mais saudável, às vezes vem polvilhado com papoula, gergelim ou sementes de abóbora.

Vollkornbrot
  • Sonnenblumenbrot

O Sonnenblumenbrot (pão de semente de girassol), como o próprio nome diz, é polvilhado com uma generosa dose de sementes de girassol.  Como resultado, o pão é um pouco doce e fica melhor servido com uma camada de geleia de frutas.

Sonnenblumenbrot
  • Fünfkornbrot

Dos mais saudáveis, sai o Fünfkornbrot. Ele é feito com cinco tipos de grãos: trigo, centeio, cevada, aveia e milho.

Fünfkornbrot
  • Hörnchen

Hörnchen quer dizer pequeno chifre e geralmente são assados com um recheio de chocolate, creme ou manteiga.

Hörnchen
  • Pumpernickel

Provavelmente, você não vai conseguir provar um pumpernickel fora da Alemanha. O pão escuro à base de centeio, é assado por um bom tempo e em fogo bem baixo. 

Pumpernickel
  • Dreikornbrot

Já o Dreikornbrot, leva três variedades de grãos: centeio, aveia e trigo. Geralmente é comido com queijo e/ou frios no café da manhã.

Dreikornbrot
  • Katenbrot

Muito tradicional nas fazendas do norte do país, o Katenbrot é um pão marrom escuro, com uma textura rústica e um sabor forte.

Katenbrot

Você pode levar anos para conseguir conhecer todos os tipos de pães da Alemanha.

Porém, o Alemanha Cast te mostrou hoje onde começou essa longa história de sucesso. Também vimos alguns dos pães mais comuns na Alemanha e suas variações.

O que você achou? Se você também ficou com vontade de provar todos esses sabores bem típicos dos pães da Alemanha, compartilhe esse post com os amigos e venha conhecer um pouco mais sobre a cultura e vida na Alemanha com a gente.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário