Você sabe como funciona a separação de lixo de Alemanha? Existem vários tipos e cores de lixeiras, então decidimos fazer este post para ajudar a explicar um pouco sobre essa variedade de lixeiras!

Antes de mais nada queremos deixar claro que esse post foi feito sobre como funciona a separação do lixo na região de Stuttgart. Não quer dizer que é feito da mesma forma na Alemanha toda.

A Alemanha é um dos países que mais efetua reciclagem de lixo no mundo. Não somente os adultos são responsáveis pela separação; as crianças aprendem desde cedo a importância e como efetuar a separação de lixo, contribuindo assim para os altos índices de reciclagem no país.

 

E como funciona a coleta de lixo na Alemanha ou “Mülltrennung”?

Calendário

Todo início de ano os moradores recebem um calendário constando a data de coleta de lixo, juntamente com um guia explicativo sobre como efetuar a separação. Sim, os alemães têm um planejamento anual sobre a coleta do lixo.

Cada cidadão é responsável pela separação do lixo. Confesso que, quando chegamos, não estávamos entendo muito (ou nada). Porém, depois de alguns meses morando aqui, vimos que é muito mais fácil do que imaginávamos e hoje nem conseguimos imaginar nossa vida sem efetuar a separação e reciclagem.

Existem vários tipos de coleta: papel, plástico, vidros descartáveis, pilhas, lixo orgânico, roupas, sapatos, móveis, eletrodomésticos, etc.

 

E como saber o que jogar fora em cada lixeira?

Saco amarelo

Saco de Lixo Amarelo

O saco de lixo amarelo é retirado na prefeitura ou em pontos de coleta, como supermercados e outros comércios locais, por cada morador.

 

Neste saco de lixo vão: metal e alumínio, embalagens plásticas, caixa de leite, etc. No dia da coleta, cada morador deixa o seu saco de lixo amarelo em frente à sua residência, ou seja, não existe lixeira específica para este tipo de lixo.

 

Papel

O lixo de papel é representado pela lixeira de cor azul ou verde. Nele vão todos os papéis secos, revistas, folders, jornais, papelão picado, etc. Não pode ser jogado nenhum papel sujo ou engordurado (como caixas de pizza, por exemplo).

Lixo biológico

O lixo biológico ou orgânico é representado pela lixeira de cor marrom. Neste lixo vão: resto de frutas, legumes, terra, pó de café, plantas, resto de cozinha, etc.

Outros rejeitos

Lixo Azul, Preto e Marrom

O lixo de outros rejeitos é representado pela lixeira cor cinza ou preta.

 

Tudo que não jogamos fora em outra lixeira é jogado aqui nesse lixo. Exemplo: Embalagens sujas, saco de aspirador, absorvente, cabelo, etc.

Vidros descartáveis

Vidros descartáveis

Para efetuar o descarte de vidros, é necessário localizar no bairro onde existe um ponto de coleta. Neste ponto de coleta existem três lixeiras que são separadas por cores de vidro: branco, verde e marrom.

Cada morador é responsável por levar as garrafas de vidro e descartar conforme indicação da lixeira. Aqui em casa costumamos esperar para juntar uma boa quantidade de garrafas para levar e efetuar o descarte.

Uma curiosidade: aos domingos e feriados é proibido descartar garrafas, pois pode fazer barulho e incomodar os moradores. Geralmente ao lado da lixeira existem placas informando em quais horários pode ser efetuado o descarte.

Pfand

No entanto, há algumas garrafas de vidro, garrafas plásticas e latas de alumínio, que podem ser devolvidas no supermercado onde foram compradas. Isto é chamado de “pfand”. Essas garrafas e latas, quando retornadas, o supermercado devolve uma quantia de dinheiro, geralmente alguns centavos. Mas esta é uma separação à parte, que merece um post exclusivo. 😉

Pilhas

Em vários supermercados e outros pontos de coleta, como subprefeituras, existem caixinhas para você descartar pilhas e baterias. Elas não podem ser jogadas em outro tipo de lixo.

Objetos grandes

É um tipo de lixo grande que não cabe em lixeiras. Exemplo: móveis, colchões, tapetes, etc.

Para você efetuar o descarte deste tipo de lixo, é preciso preencher o formulário que você recebe em casa todo início do ano (junto com as datas das coletas) e eles vêm recolher.

Normalmente, cada morador tem direito de solicitar gratuitamente duas vezes por ano a coleta deste tipo de lixo. Caso for necessário efetuar a coleta mais vezes, o morador precisará efetuar o pagamento especificado por cada prefeitura. Se você estiver passando em algum lugar aqui na Alemanha e ver móveis em frente às casas, é normal. Os moradores fazem isto para ver se alguém se interessa. Normalmente os moradores costumam deixar em frente às casas dois dias antes da coleta passar.

Curiosidades

Caso o número de lixeiras em sua casa ou apartamento não for suficiente, você pode efetuar a solicitação de mais lixeiras. No entanto, como tudo na Alemanha, haverá custos adicionais em sua coleta.

E se a lixeira estiver cheia, o que fazer com o seu lixo?

Existem centros de reciclagem onde você pode levar grandes quantidades de lixo reciclável (os papelões da mudança, por exemplo). Mas caso não exista um perto da sua casa, o jeito é deixar ele guardado na garagem, depósito ou porão. Quando a lixeira estiver vazia, é só descartar o lixo.

Como são descartadas roupas?

Lixo Roupas

Para as roupas, tem um contêiner para coleta, normalmente está junto com os de vidros e existe também um local ao lado para descarte de calçados.

 

São recolhidos, separados e enviados para doação. Importante: apenas descarte aqui roupas em bom estado, que ainda podem ser usadas.

Papel higiênico?

Aqui na Alemanha o papel higiênico deve ser jogado no vaso sanitário e nunca no lixo do banheiro.

Aplicativo?

Existem prefeituras que disponibilizam aplicativo para consultas do calendário de coletas e dúvidas referentes de quando será efetuada a coleta de lixo. Aqui na nossa cidade utilizamos o aplicativo:  Abfall-App. Ele é gratuito e você pode efetuar consultas, criar alertas individuais de quando irá ocorrer a coleta, ter informações de locais de descarte de vidros, o que pode ser jogado fora, além de poder efetuar solicitação de coleta de lixo grande.

Como vocês podem ver, este é um assunto cheio de detalhes e pode parecer complicado no início. Mas uma vez que você aprende, se torna parte do seu dia-a-dia e é fácil se adaptar. É muito importante aprender e descartar o lixo da forma certa, pois o descarte errado pode gerar multas. Caso você ainda tenha dúvidas, consulte o site de coleta de lixo da sua região, ou pergunte na prefeitura da sua cidade.

 

Comentários

  1. Muito interessante … que organização ..parabéns !!! tanto da prefeitura quanto dos moradores. Todos preocupados com o meio ambiente. Com certeza um modelo a seguir em outros países.

    • Fernanda Batista Preis Responder

      Oi Fabi, sim existe muita organização aqui, exemplo para o Brasil.

  2. Bom dia Fernanda.
    Vamos divulgar o exemplo da Alemanha, e iniciar a conscientização aqui no Brasil, pq não!
    Isso não aprende só nas escolas, mais um hábito do dia a dia de cada cidadão, isso também é educação.
    Esperamos que esse exemplo sirva para nós, num futuro próximo. Parabéns pela iniciativa.👏👏👏

    • Fernanda Batista Preis Responder

      Oi Zenir, com certeza é um exemplo a ser seguido no Brasil, vamos divulgar estas boas práticas que estamos vivenciando aqui.

  3. Eloisa Mann Bachtold Responder

    Oi Fernanda,adorei a página,muito bom saber os hábitos aí na Alemanha,como seria bom esse exemplo ser aplicado aqui no Brasil,quem sabe um dia chegamos lá.

  4. Muito bom! Obrigada por compartilhar! Acredito no brasileiro, só falta organizar esse povo com educação. Quem sabe… um certo dia, as coisas por aqui mudem.

  5. Áurea Grasmuk Responder

    Que bacana Fernanda, parabéns. Parabéns também aos alemães pela organização, exemplo a ser seguido.

  6. Beatriz Cespedes Responder

    Adorei minha ex vizinha!!! gostaria de ser vizinha novamente, mas na Alemanha agora.

    • Fernanda Batista Preis Responder

      OI vizinha, sempre será minha vizinha 🙂 Estamos esperando a visita!!

  7. Fernando Oliveira Responder

    Muito bom texto. Gostei da abrangência da abordagem. Agora quero fazer igual aqui no Brasil. 🙂

    É interessante o ponto que mostra o envolvimento das prefeituras para assuntos delicados, como o descarte de móveis que, em nossa cidade, Blumenau (SC), é crítico, e pouquíssimo debatido e orientado.

    Parabéns pelo post. Logo lerei outros.

    Até a próxima.

    • Fernanda Batista Preis Responder

      Olá Fernando, que bom que gostou, com certeza pensamos muito em Blumenau de como seria diferente. Obrigada por nos acompanhar 😉

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com