Informação

Schufa – O que é e como funciona

Pinterest LinkedIn Tumblr

Schufa é a abreviatura ou o apelido carinhoso para Schutzgemeinshaft für Allgemeine Kreditsinchegung. Em outras palavras, é o sistema de proteção ao crédito na Alemanha, que pode ser comparado ao conhecido SPC/Serasa no Brasil. Mas, o que serve como uma fonte de segurança para alguns, pode soar como vilão para outros. Sendo assim, vamos entender melhor como esse sistema de proteção de crédito funciona. Começando, vamos ver quais informações ele retém. Em seguida, é preciso saber quem o controla. E por fim, como evitar ter problemas com o sistema.

Que tipo de informações o Schufa guarda

Teoricamente, todo tipo de informação. De fato, o banco de dados do Schufa é formado por nome, endereço (atual e anteriores), data de nascimento e registro de toda e qualquer movimentação financeira realizada por qualquer pessoa em solo alemão, mesmo estrangeiros que vivem no país. Por exemplo, o sistema de proteção ao crédito na Alemanha sabe se você tem um cartão de crédito e qual o seu limite, se você alguma vez já fez um empréstimo e se honrou com todos os pagamentos, se tem algum seguro em seu nome etc. 

Quem controla o Schufa?

Assim como acontece com o Serasa no Brasil, o Schufa foi criado e é administrado por uma empresa privada formada em sua maior parte por instituições bancárias. Talvez você se pergunte de onde vem todas as informações sobre as quais falamos antes. Pois então, existe uma parceria entre o Schufa e todo tipo de prestadora de serviços no país, como operadoras de telefonia, lojas online, companhias de energia, administradoras de cartões de crédito etc. Qualquer empresa com quem você já fez algum tipo de contrato ou aquelas com quem você talvez venha a fazer um dia, faz parte do sistema.

Posso impedir o armazenamento dos meus dados?

Teoricamente, sim. É recomendável? Não. Acontece que, pela Lei de Proteção de Dados, os usuários têm o direito de negar que seus dados sejam armazenados e compartilhados. Mas, na prática, isso só vai fechar todas as portas para qualquer linha de crédito ou contrato em solo alemão!  Na verdade, o sistema de proteção ao crédito na Alemanha não está tentando manipular suas informações. De fato, é um serviço útil e que realmente visa impedir que ocorram golpes e fraudes. 

Como evitar problemas com o Schufa

Para evitar ter problemas de crédito na Alemanha, esteja atento a todo tipo de serviço que exija pagamento, como contratos de serviços e pequenas compras, por exemplo. Afinal, elas podem passar despercebidas para você. Mas, ela vai parar no seu perfil de crédito. E para saber seu status no sistema, é só fazer algum contrato. Por exemplo, mesmo sendo estrangeiro, ao abrir uma conta bancária, alugar uma casa ou contratar uma operadora de telefone, o próprio sistema irá te enviar o seu nada-consta ou a notificação de alguma pendência.

Respondeu às suas dúvidas? Então compartilhe! Aproveite para aprender mais sobre a vida na Alemanha ouvindo nossos Podcasts.

Deixe seu comentário