Localizado na cidade universitária de Heidelberg, o Schloss Heidelberg é um belo Castelo a ser visitado durante sua estadia na região.
Possibilitando que se encante e aproveite a estadia para conhecer mais sobre as tradições e cultura local. Para que tenha uma viagem culturalmente rica.
Nós separamos dicas e informações úteis para que consiga aproveitar a estadia na Alemanha para conhecer mais sobre o castelo de Heidelberg e região, confira a seguir!
Um pouco sobre Heidelberg e como chegar à cidade
Antes de mais nada, cabe a dica de ter uma diária garantida na cidade de Heidelberg, que tem muito mais a oferecer que meramente a visita no Schloss Heidelberg.
A cidade é uma das poucas regiões na Alemanha que não sofreu com ataques de bombas durante a Segunda Guerra Mundial. Por isso, a preservação se tornou marca registrada da região.
Heidelberg está a 90 km de Frankfurt, a viagem até a cidade dura apenas 50 minutos de trem, investindo aproximadamente 25 euros na passagem.
Os visitantes que estão em Stuttgart podem alugar um carro e pegar a via A8 e A5, para chegar até Schloss Heidelberg. O castelo tem estacionamento para os visitantes.
Repleta de museus, pontos históricos, com uma belíssima ponte e o encantador Heidelberg Thingstätte, a cidade é sem dúvidas um ponto interessante para conhecer durante sua estadia na Alemanha.
As acomodações em Heidelberg possibilitam conforto para que o turista tenha ao menos um dia inteiro para conhecer a cidade e não se ater somente ao castelo.
A cidade é universitária e bem estruturada
O visitante que deseja passar mais tempo em Heidelberg pode contar com a ótima estrutura da cidade, que é repleta de opções de acomodações e restaurantes.
Por ser uma região universitária, é comum que a cidade esteja cheia praticamente o ano inteiro. Somente nos períodos de férias a cidade fica um pouco mais monótona.
A agitação noturna é garantida pelos universitários que saem às ruas em busca de refeições, bebidas e diversão.
Portanto, quem escolhe se hospedar em Heidelberg, não terá problemas para se divertir durante o dia ou noite. Tendo em vista que, a cidade está sempre agitada e tem ótima infraestrutura para receber os turistas, oferecendo excelentes refeições típicas e cerveja artesanal.
Conheça o Schloss Heidelberg
O Schloss Heidelberg é um castelo encantador, que mistura a arquitetura gótica e renascentista. Inaugurado em 1214 ele é uma das mais famosas ruínas da Alemanha, além de ser símbolo da cidade.
Durante a visita, o ticket de 9 euros garante um passeio de funicular que passa em 3 pontos importantes para conhecer melhor a cidade, sendo um deles o castelo.
O que torna a experiência de visitação diferenciada e ainda mais divertida, afinal, só a vista do funicular é suficientemente encantadora.
O castelo conserva seu formato desde 1544 quando foi residência real. Nos anos de 1689 e 1693 os soldados de Luís XIV da França destruíram partes do castelo e nos anos seguintes o local passou por restauração parcial.
Encantador e grandioso, o local oferece uma vista magnífica da cidade. Por isso mesmo, é um dos pontos mais visitados da Alemanha e vale a pena incluir em seu roteiro de passeios.
Muito embora possa descer o castelo de funicular, cabe a dica de escolher roupas confortáveis e descer a pé. Aproveitando a vista encantadora ao longo da descida.
Visitação completa da estrutura do Schloss Heidelberg
Além de conhecer a estrutura de ruínas do Schloss Heidelberg, o visitante também terá acesso ao Museu Alemão da Farmácia. Ele é uma parte reconstruída e bem decorada, com várias salas que possuem mobílias e artigos farmacêuticos de diferentes épocas.
Outro ponto incluído na programação de quem se dedica a conhecer o Schloss Heidelberg é conhecer também o Barril de Heidelberg, que é conhecido como o maior barril de vinho da Europa.
Ele foi construído em 1751 pelo príncipe Karl Theodor para receber o vinho que era oferecido a ele como pagamento pelos impostos dos produtores da região.
O enorme tonel abriga até 220 mil litros de vinho e fica sustentado a sete metros de altura. Com o passar dos anos o barril se tornou uma grande atração turística, não sendo mais utilizado para armazenar o vinho.
Dicas para aproveitar o passeio mais intensamente
Quem compra a entrada no guichê do funicular ou segue a pé para comprar na bilheteria do castelo pagará o mesmo preço. Portanto, vale a pena comprar no guichê e subir de funicular por ser algo já incluso no ticket.
Se quer passear apenas de funicular, é possível comprar o ticket sem incluir a entrada no castelo, economizando e tendo acesso somente aos jardins. Mas cá entre nós, conhecer o Schloss Heidelberg torna o seu dia mais interessante.
Quem deseja economizar e só conhecer os jardins do castelo que é gratuito, pode subir a escadaria a pé.
Certamente irá exigir bastante dedicação física, mas o passeio tem uma vista bonita que te ajuda a se motivar. São cerca de 10 minutos de subida a pé, dependendo de seu ritmo.
A subida é interessante por possibilitar uma visão encantadora da cidade. Ao mesmo tempo em que te dá a visão de toda a fachada do castelo sem precisar entrar para visitá-lo. O que é uma boa pedida para quem está com pressa na cidade.
Quem vai visitar o castelo e fará a subida de funicular, precisa descer na primeira parada que é a de acesso ao Schloss Heidelberg.
Programe-se em relação ao horário
A visitação do Schloss Heidelberg pode ser feita todos os dias do ano exceto no dia 25/12. O local está aberto entre 8h e 18h todos os dias.
O Museu Alemão da Farmácia que está incluso no passeio costuma funcionar a partir das 10h. Portanto, se quer fazer a visitação completa sem perder tempo, pode se programar para chegar por volta das 9h e começar seu passeio.
Sem dúvidas, vale a pena fazer a visitação com calma, aproveitando todos os detalhes da estrutura e conhecendo os encantos do castelo. Por isso mesmo, recomendamos ir sem pressa.