Para quem mora no exterior em países que não falam português, o bilinguismo é um assunto sempre em alta. Listamos quatro fatos curiosidades sobre bilinguismo.
O bilinguismo é um assunto cheio de incógnitas e mitos, complementando o episódio 44 do nosso podcast, listamos quatro fatos interessantes sobre o bilinguismo.
Pessoas bilíngues são mais inteligentes?
As pessoas que falam mais de um idioma são mais inteligentes. Não é bem assim… o cérebro de um bebê que cresce ouvindo dois idiomas desenvolve conexões cerebrais diferentes de quem só fala uma língua. Mas, isso não quer dizer que ele seja mais esperto. Não é melhor nem pior, só diferente.
Criança bilíngue demora mais para falar?
A questão é que ela aprende todos os processos em dois idiomas! Então, pode ser que, temporariamente, ele esteja organizando tudo isso, para só depois começar a se expressar. Mas, isso não significa atraso de desenvolvimento.
Crianças expostas a duas línguas desde cedo, tem problemas de aprendizado?
Não existe conflito no aprendizado, as crianças vão saber separar onde usar cada uma delas. Normalmente crianças entendem bem a dinâmica e falam com cada um dos pais em seu idioma. No entanto, nem todo mundo acha que isso seja bom. Pode ser que você encontre quem pensa que o bilinguismo em casa pode atrapalhar o processo de aprendizado da criança, apesar de já existirem estudos que comprovam que isso não tem fundamento. Porém, essa decisão é muito familiar e deve ser respeitada.
Uma criança ser exposta a duas línguas, impacta em sua identidade cultural?
Com certeza! Aprender outro idioma enquanto cresce, pode ampliar a visão de mundo dessa criança. Ela passa a ter uma identidade híbrida, dando a ela também ferramentas que poderão ser usadas até a idade adulta.
Quer saber mais sobre o assunto?
Quer saber mais sobre bilinguismo? O assunto foi debatido em nosso podcast de número #44. O episódio pode ser conferido nas plataformas de streaming iTunes, Spotify, Google podcasts e também em nosso site.
