ensino Informação visto

Processo de validação do diploma de psicologia na Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

Por onde começar para validar o diploma de psicologia na Alemanha? Você vai descobrir o que é preciso para trabalhar como psicólogo na Alemanha, incluindo os documentos e o tempo que costuma demorar.

Trabalhar na área de saúde e psicologia na Alemanha é um sonho para muitos profissionais brasileiros. Atualmente, a necessidade de mão de obra especializada é grande e o país recebe bem estrangeiros que se qualificam para preencher as vagas disponíveis. 

Nós do Alemanha Cast conversamos com profissionais que já atuam na área no país para entender qual o caminho a ser seguido por quem quer ter o reconhecimento da profissão e validação de diplomas na Alemanha. Sendo assim, hoje vamos falar sobre o diploma de psicologia na Alemanha e para escutar todas as dicas e orientações preciosas dadas pelas nossas convidadas, clique aqui.

No Brasil, as leis e órgãos federais costumam estabelecer o protocolo a ser seguido quando um profissional deseja ter autorização para atuar no país. Por outro lado, cada estado tem a autonomia para validar o diploma e reconhecer a profissão na Alemanha. Até aqui, tudo bem. Porém, isso se torna um problema quando o assunto é seguir um caminho da entrada com o pedido de validação do diploma de psicologia até a autorização para exercer a profissão.

Ou seja, cada estado determina quais os documentos e quais os requisitos necessários para profissionais estrangeiros. Além disso, cada caso é avaliado de forma individual e pode depender também da demanda de profissionais da área na região.

Confira nosso podcast sobre o reconhecimento da profissão

Importância da experiência

Inicialmente, a experiência não faz muita diferença no processo de reconhecimento da profissão de psicologia na Alemanha. Afinal, para as autoridades alemãs, o que conta é o que você é capaz de fazer, desde que tenha graduação comprovada e equivalência com a formação no país.

Para isso, a Associação Profissional de Psicólogos Alemães (Psychologie bewusst vertreten), recebe e examina toda a documentação referente à formação acadêmica do candidato e se ela está de acordo com a formação adquirida no país. Caso contrário, o profissional deve passar por algum curso complementar e realizar um teste para receber um certificado que o reconheça como psicólogo na Alemanha.

Como trabalhar na área de psicologia na Alemanha

Antes de mais nada, aprenda o idioma. Para trabalhar em qualquer nicho da área de saúde na Alemanha, é vital que você compreenda e se comunique com outros em alemão. Além do básico, procure por treinamentos específicos para aprender os termos técnicos da sua profissão. Para isso, você pode buscar por instituições preparatórias para os testes de idioma. 

Por exemplo, a IFA Akademie oferece um ambiente agradável para quem quer qualidade e competência no ensino do alemão. Além disso, a academia também oferece treinamento para áreas específicas de trabalho. De fato, estar bem preparado no idioma, é de grande ajuda quando chegar a hora de prestar uma prova que é aplicada ao fim do processo.

Apresentando sua documentação

Apesar de não o mais importante, a experiência comprovada por meio de currículo e carta de apresentação, pode ser um diferencial muito útil caso você consiga uma proposta de trabalho. Ou seja, especificar áreas de atuação (psicologia infantil, psicologia esportiva etc.) também pode ser o detalhe que vai chamar a atenção de possíveis empregadores.

Além disso, outra opção pode ser terminar a faculdade no Brasil e se organizar para cursar uma pós-graduação na Alemanha. Nesse caso, traduza todos os seus documentos, de preferência já na Alemanha ou por meio de um tradutor juramentado, veja a lista disponibilizada pela Representação Alemã no Brasil aqui. Você vai precisar dos seguintes documentos:

  • Diploma; 
  • Certificado de especialização;
  • Grade curricular detalhada do curso (Incluindo carga horária de cada matéria).

Aonde ir para validar seu diploma de psicologia na Alemanha

Em seguida, procure pelo órgão responsável pelo seu Anerkennung da sua região e marque um horário por meio de um formulário eletrônico. De fato, a espera por essa reunião de orientação pode levar meses. Após por isso, ainda pode levar cerca de mais 06 meses para que o escritório conceda a resposta à solicitação de reconhecimento de diploma de psicologia na Alemanha. 

Isso acontece porque, nesse momento, as autoridades irão conferir se o diploma é válido no país, se a carga horária é suficiente e se o curso equivale à formação de um psicólogo na Alemanha, permitindo que o solicitante atue em qualquer esfera da psicologia no país. Sendo assim, se prepare para não trabalhar por um bom tempo.

Porém, enquanto aguarda, pode ser que o estado onde foi solicitado o reconhecimento, permita que o profissional atue em alguma área que não seja o atendimento direto como psicoterapeuta. Mas, é preciso se informar a respeito, já que as regras variam de estado para estado. 

Paralelamente, o profissional precisa validar seus certificados de especialização. Sim, são processos diferentes, onde outro órgão irá avaliar o nível de conhecimento do solicitante na área escolhida. Como resultado, pode ser necessário cursar novamente a especialidade ou então, só fazer algum tipo de reforço em alguma matéria. De fato, tudo isso varia de estado para estado e de caso a caso.

Detalhes: 1. Em alguns casos, a conclusão de mestrado no Brasil agilizou o processo de reconhecimento da profissão na Alemanha. 2. Se tudo estiver correto e a resposta  for positiva para atuar na área de psicologia na Alemanha, ainda exigirá uma próxima etapa caso o profissional queira tentar atender pelo seguro saúde da Alemanha.

No divã na Alemanha

A experiência conta que para quem decide estudar e cursar uma pós-graduação na Alemanha, o caminho pode ser um pouco mais curto. Afinal, o alemão já deve estar afiado para concluir o curso. Em seguida, já é possível apresentar toda documentação diretamente para algum possível empregador, como hospitais ou clínicas, por exemplo. Nesse caso, dependendo do estado, algumas etapas podem ser eliminadas no processo e o profissional já ser autorizado a trabalhar no país.Essas informações foram de ajuda para você? Escute a conversa inteira em nosso Podcast e saiba mais sobre os prazos e custos do processo de validação e reconhecimento da profissão de psicólogo na Alemanha.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário