Educação visto

Processo de validação do Diploma de Odontologia na Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

Quer saber como funciona o processo de validação do Diploma de Odontologia na Alemanha? Vamos te contar o que fazer e onde ir para conseguir autorização para trabalhar como profissional no país.

O processo de validação do Diploma de Odontologia na Alemanha pode ser fácil para alguns e nem tão fácil para outros. Na verdade, um conjunto de fatores pode tornar a transição para o mercado de trabalho alemão um pouco mais suave. Alguns anos atrás, o processo de validação de diploma na Alemanha era um caminho cheio de obstáculos. 

Apesar de todo esforço, vários profissionais se viam impotentes diante de um sistema extremamente burocrático e demorado, contando com a sorte, literalmente. Porém, em anos recentes, a Alemanha se viu numa situação complicada. Afinal, o país observou a escassez de profissionais especializados e precisou aceitar, até convidar, profissionais de outros países para preencher vagas em inúmeras áreas especializadas do mercado de trabalho no país. Consequentemente, o sistema foi se moldando e atualmente, as informações estão disponíveis em sites oficiais. 

Para entender melhor o processo, o Alemanha Cast convidou duas dentistas brasileiras para contarem suas experiências para os nossos ouvintes em um Podcast. Enquanto escuta a conversa, observe a diferença dos caminhos tomados pelas duas profissionais na hora de validar o Diploma de Odontologia na Alemanha e como isso influenciou o resultado.

Confira o podcast no player abaixo

O caminho das pedras

Antes de mais nada, você precisa saber que o processo de validação varia de estado para estado e pode ser diferente até entre uma cidade e outra. De fato, alguns profissionais relataram que foram diretamente ao Consulado da Alemanha e tiraram todas as dúvidas sobre o assunto. Então, vamos falar sobre os passos a serem dados em qualquer lugar e destacar o que acontece em algumas cidades específicas. 

Primeiro passo: Aprenda o idioma

De fato, essa é uma habilidade indispensável para entrar em qualquer área do mercado de trabalho na Alemanha. Aliás, em Stuttgart, você pode ser avaliado numa espécie de encenação, onde um profissional se passa por paciente e vai avaliar sua desenvoltura com os termos próprios em alemão. 

Segundo passo: Reúna a documentação necessária

Como dito, o processo pode variar dependendo do local onde você pretende exercer a profissão. No entanto, os documentos mais requisitados pelas autoridades são (todas autenticadas em cartório):

  • Cópia do Diploma e do histórico escolar do Ensino Médio.
  • Cópia do passaporte ou documento válido na UE, caso já resida no país ou tenha dupla nacionalidade.
  • Cópia da Certidão de Casamento, no caso de mudança do nome.
  • Cópia do contrato de trabalho, caso tenha o Blue Card, ou permissão de residência para quem trabalha no país e não possui passaporte europeu.

Ao final do processo, todas as cópias de sua documentação são devolvidas com a decisão das autoridades. Assim, para não correr risco de perder alguma informação importante, pesquise pelo Conselho Regional de Odontologia (Regierungspräsidium) do estado para onde você pretende ir. Já vamos te explicar o motivo.

Terceiro passo: Tradução

Com toda a documentação em mãos, é necessário procurar por um tradutor juramentado para traduzir tudo para o alemão. No site oficial do Itamary, você encontra uma lista de tradutores juramentados.

Quarto passo: procure pelo CRO na Alemanha

A validação do Diploma de Odontologia na Alemanha não é um assunto tratado pelo Departamento de Migração. O correto é procurar pelo órgão regulamentador da área no estado onde você pretende trabalhar.

Por exemplo, para quem tem a intenção de se candidatar para vagas em Berlim, é possível fazer o processo de validação do Diploma de Odontologia por meio do site oficial da cidade. Assim, você encontra toda a documentação necessária, formulários a serem preenchidos, formas de pagamento e até valores das taxas a serem pagas, que variam entre €192 para profissionais formados na UE e €350 para profissionais sem certificação reconhecida em Berlim.

Exames e etapas do processo de validação do Diploma de Odontologia na Alemanha

Qualquer profissional formado fora da UE deve passar por dois testes específicos, Fachsprachprüfung (FSP), teste de proficiência na língua alemã e Kenntnisprüfung (KP), verificação de conhecimento na área odontológica. Aliás, se for aprovado nos testes, eles te garantem licença permanente de trabalho, tanto na Alemanha, como em qualquer país da UE. 

Por isso, o teste de conhecimento do idioma alemão, visa garantir que o profissional dentista se comunique de forma compreensível e consiga passar confiança para seus pacientes. Em geral, é necessário estar no nível B2 na linguagem comum (leitura e escrita) e no C1 para profissionais da área médica. 

A seguir, com a aprovação no teste do idioma e no teste de conhecimento na área odontológica, você pode solicitar a validação do seu Diploma de Odontologia na Alemanha no órgão equivalente ao CRO do estado onde pretende trabalhar.

Além disso, você pode solicitar uma Berufserlaubnis, uma licença de trabalho temporária, que te permite exercer a profissão sob supervisão de um profissional autorizado, até que sua validação seja concluída. Aliás, o processo pode demorar de 06 meses a 01 ano, mas isso também varia de lugar para lugar.

Informações para validar Diploma de Odontologia na Alemanha

Hoje em dia, grande parte do processo pode ser feito online. Veja a seguir algumas informações úteis:

Anabin – Anerkennung und Bewertung ausländischer Bildungsnachweise

No site da Anabin, você encontra todas as informações para reconhecimento e avaliação de certificados estrangeiros. Além disso, você encontra respostas para perguntas frequentes sobre o assunto.

Recognition in Germany

Portal disponibilizado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha, oferece informações em 11 idiomas para profissionais que desejam trabalhar na Alemanha. De fato, no portal, é possível filtrar por profissão e encontrar as orientações a serem seguidas para reconhecimento do certificado ou diploma.

Afinal, vale a pena tentar?

Como vimos, o processo de validação do Diploma de Odontologia na Alemanha pode não ser muito fácil. No entanto, para alguns profissionais, não foi tão complicado assim. No caso das nossas convidadas, elas conseguiram se realizar no trabalho e contam que valeu a pena todo o esforço. Clique aqui para escutar a conversa.Gostou? Compartilhe! Aproveite para seguir o Alemanha Cast no Instagram. E se você também precisou validar seu diploma, compartilhe sua experiência com a gente aqui nos comentários.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário