Informação visto

Processo de validação do diploma de enfermagem na Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

Como é o processo de validação do diploma de enfermagem na Alemanha? Conheça dois caminhos possíveis para quem quer trabalhar na área e por onde começar para alcançar esse objetivo.

Atualmente, muitos profissionais especialistas consideram trabalhar na Alemanha. Por isso, o Alemanha Cast tem conversado com profissionais para entender as dificuldades e o caminho a seguir. Hoje, você vai saber tudo o que é necessário para validar o diploma de enfermagem na Alemanha.

Para isso, convidamos duas profissionais na área de enfermagem a contarem suas experiências em uma conversa imperdível. Para escutar o Podcast, clique aqui. Dessa forma, é possível entender os diferentes estágios do processo. Afinal, uma delas já atua na área e fez toda a validação por conta própria. Mas, a outra tenta a validação do diploma de enfermagem na Alemanha por meio de uma empresa e ainda aguarda a resposta dos órgãos competentes.

No entanto, ambas chamam a atenção para a burocracia do processo, o que é compreensível, e para a variação de exigências de região para região. Então, por onde começar? É melhor fazer de forma independente ou por meio de uma empresa alemã? Por fim, deve-se começar ainda no Brasil ou depois de chegar à Alemanha? Confira as informações mais importantes para iniciar o processo de validação do diploma de enfermagem na Alemanha.

Confira o podcast sobre o tema

Enfermagem na Alemanha
Enfermagem na Alemanha

Necessidade de enfermeiros no mercado alemão 

Para os profissionais de enfermagem que se interessam por trabalhar na Alemanha, existem empresas que fazem a mediação para inserção do profissional no mercado de trabalho do país. Aliás, a Alemanha busca preencher cerca de 50 mil vagas na área. Portanto, é possível fazer inscrição em programas que disponibilizam processos seletivos e dão o pontapé inicial na busca pela validação do diploma.

Curso Técnico ou Faculdade

No Brasil, é possível trabalhar após concluir o curso técnico de enfermagem ou após o curso superior na área. Por outro lado, na Alemanha, a formação de profissionais de enfermagem é feita somente através de um curso técnico, com duração de 03 anos. Porém, diferente do Brasil, os estudantes já começam a treinar suas habilidades na prática a partir do primeiro ano, o que lhes permite acumular grande experiência antes mesmo da conclusão do treinamento. 

Então, talvez você se pergunte se conseguiria trabalhar na área de enfermagem na Alemanha apenas com o curso técnico. No entanto, a experiência tem mostrado que a Alemanha dá preferência para graduados em nível superior. Assim, profissionais que tentaram reconhecimento da profissão de enfermagem na Alemanha apenas com nível técnico, tiveram que concluir o curso alemão durante os 03 anos completos. 

Mesmo assim, o tempo de experiência na área conta bastante na hora de reconhecer a profissão fora do país. Para isso, anexar comprovantes de experiência aos documentos, aumentam as chances de ter uma resposta positiva. Inclusive todo tipo de estágio e monitoria, mesmo como técnico de enfermagem no Brasil, pode acabar sendo útil na hora de validar o diploma de enfermagem na Alemanha.

Como é o processo seletivo 

Para começar, lembramos que tudo depende de vários fatores, como a empresa interessada, região do país onde ela atua e a necessidade do mercado. Dito isso, existe uma parceria entre uma agência do governo alemão (ZAV) com empresas contratantes de profissionais da área de saúde. Assim, eles divulgam a abertura de cadastro, os profissionais se inscrevem ainda no Brasil e passam por uma entrevista com o representante da empresa. 

Caso a resposta seja positiva, você fica sabendo dentro de poucos dias, as empresas costumam arcar com todos os gastos para a validação do diploma de enfermagem na Alemanha, primeira viagem ao país e até com a integração do profissional no cotidiano no país. Ao mesmo tempo, o profissional passa a receber uma pequena bolsa para estudar alemão até estar pronto para os testes no idioma, já que não terá como trabalhar nesse período. Mas, fica por conta do indivíduo os gastos com o visto, que pode ser de estudante ou até de turista, para entrar no país.

Documentação necessária para inscrição no processo seletivo

  • Cópia do diploma de enfermagem em PDF (Bacharel)
  • Cópia da carteira do Coren em mãos
  • Currículo em PDF (Atenção! Leia as informações importantes para elaboração do currículo aqui)
  • Uma breve carta de apresentação pessoal. 

Processo de validação do diploma de enfermagem na Alemanha

Primeiramente, seja por meio de uma empresa contratante, seja por conta própria, o primeiro passo é ter toda a sua documentação regularizada no Brasil. Em seguida, estude o idioma. Depois, caso esteja no Brasil, procure por ofertas divulgadas por empresas que procuram por profissionais para o mercado alemão, existem vários projetos do tipo. 

Caso já esteja na Alemanha, garanta que seu visto te permita trabalhar em solo alemão e leve sua documentação até uma das empresas. Nesse caso, a documentação exigida deve estar traduzida por um tradutor juramentado e apostilada. No momento, é possível fazer isso no site do Conselho Nacional de Justiça

Com respeito à tradução, alguns profissionais sugerem que você faça quando chegar à Alemanha, já que pode acontecer dela não ser aceita pelos órgãos competentes, mesmo sendo feita por um profissional juramentado. Confira a documentação exigida:

  • Certidão de nascimento
  • Certidão de casamento (caso de aplique)
  • Diploma de Bacharel em enfermagem 
  • Histórico com detalhes da carga horária prática e teórica 
  • Certificado de conclusão do curso de alemão, nível B2
  • Comprovante de experiência detalhando área de atuação (pediatria, emergência, tratamento intensivo etc.) e carga horária de trabalho por semana.

Custos para validação do diploma de enfermagem na Alemanha

Entre traduções dos documentos, taxas a serem pagas e provas a serem feitas, prepare-se para gastar cerca de €1.000, caso esteja por conta própria. Além disso, o processo de validação do diploma de enfermagem na Alemanha pode levar cerca de 06 meses. 

Mas, se sua documentação estiver toda correta, você pode levar seu currículo e histórico até uma clínica ou casa de repouso e pedir por uma colocação como ajudante. Assim, você ganha experiência e pode receber, mesmo não tendo o reconhecimento profissional no país ainda. Por fim, assim que a validação é concretizada, seu diploma passa a valer em todo território alemão, o que compensa qualquer esforço. Para saber quais os gastos cobertos pela empresa para os profissionais recrutados no Brasil, como funciona o vínculo com a empresa, tempo de contrato e muitos outros detalhes nesse processo, ouça o Podcast.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário