A Alemanha possui um dos mais eficientes sistemas de reciclagem do mundo, com cerca de 66% dos resíduos urbanos reciclados. É claro que os programas de coleta de lixo administrados pelo governo têm influência nestes dados. Mas grande parte deste sucesso se deve também, e principalmente, à população, pois é ela a responsável pela primeira separação destes materiais, no momento do descarte em suas casas. Porém, para quem vem de outro país, muitas vezes é difícil entender como este sistema funciona. Já falamos em outro post sobre como separar o lixo que é coletado nas casas. Hoje, vamos falar sobre um outro tipo de destino para o lixo reciclável na Alemanha, conhecido como Pfand.

O que é Pfand?

A palavra “Pfand” pode ser traduzida para o português como “depósito” ou “seguro” e, na verdade, designa o valor que você paga pelo recipiente quando compra determinadas bebidas. Estes recipientes podem ser garrafas de vidro, garrafas plásticas, latas de alumínio e até caixas e engradados. Em resumo, funciona assim: você compra, por exemplo, uma lata de cerveja que custa 60 centavos e paga também 25 centavos pelo Pfand da lata; ou seja, um preço total de 85 centavos. Após beber a cerveja, você pode então devolver a lata e receber seus 25 centavos de volta. É como se você tivesse pago apenas pelo líquido que vem dentro. O recipiente é apenas “emprestado”, mediante o pagamento deste depósito de garantia que se chama “Pfand”. Mas, como funciona isso na prática? E quais são os recipientes que fazem parte da regra?

Como identificar o Pfand?

A forma mais fácil de identificar o Pfand é por este símbolo impresso no rótulo do recipiente:

Exemplo do símbolo do Pfand em uma garrafa plástica e em uma lata de alumínio.
Em alguns recipientes, aparece o símbolo do Pfand impresso no rótulo.

Às vezes também está impresso no rótulo alguma expressão como “Pfandflasche” ou o valor pago pelo Pfand, que pode variar. Os mais comuns são 8, 15 e 25 centavos.

Garrafa de cerveja com a expressão "Mehrwegpfandflasche".
Expressões como “Mehrwegpfandflasche” indicam que esta garrafa faz parte do sistema de Pfand.
Exemplo de garrafa de água mineral, mostrando o valor de 25 centavos de euro pago pelo Pfand.
Em algumas embalagens, aparece o valor pago pelo Pfand.

Também é possível saber que um determinado recipiente não está sujeito ao Pfand, quando vem com a expressão “Pfandfrei” no rótulo:

Exemplo de uma garrafa plástica e uma lata de alumínio com a expressão "Pfandfrei".
Quando aparecer a expressão “Pfandfrei”, significa que este recipiente não tem Pfand.

Porém, nem sempre está escrito alguma coisa. Então, a forma mais segura e eficaz é conferir o recibo do supermercado, onde o valor pago pelo Pfand sempre vem designado separadamente:

Dois cupons fiscais mostrando o valor pago pelo Pfand.
Quando você compra bebidas, o valor do Pfand aparece discriminado no cupom fiscal.

Algumas regras gerais

Além dos “macetes” para identificar o Pfand que expliquei acima, também existem algumas regrinhas básicas que podem ser decoradas com o tempo para facilitar o seu dia-a-dia. 😉

Latas de alumínio

Praticamente todas as latas de alumínio participam do sistema de Pfand, sejam de cerveja ou refrigerante, incluindo também chás, energéticos e outras bebidas. Existem exceções, mas são raras.

Cinco latas de alumínio, de cerveja, refrigerante e energético.
A maioria das latas de alumínio é sujeita ao Pfand.

Garrafas plásticas

Em geral, todas as garrafas plásticas de água mineral e refrigerante, de todos os tamanhos, são com Pfand. Garrafas de suco geralmente são Pfandfrei. Para outras bebidas, verificar o símbolo no rótulo ou o recibo do caixa.

Cinco garrafas plásticas de água, refrigerante e chá.
Em geral, garrafas plásticas de refrigerante e água mineral estão sujeitas ao Pfand.

Garrafas de vidro

Praticamente todas as garrafas de cerveja, de todos os tamanhos, estão sujeitas ao Pfand. Por garrafas de vinhos e destilados, geralmente, não se paga o Pfand.

Cinco garrafas de cerveja.
Praticamente todas as garrafas de cerveja estão sujeitas ao Pfand.

Engradados

Ao comprar uma caixa, ou engradado, com várias garrafas de água, cerveja ou refrigerante, você paga, além do Pfand das garrafas, um Pfand também pela caixa. O engradado também pode ser devolvido para receber o dinheiro de volta.

Dois engradados de 20 garrafas de cerveja cada.
Além das garrafas, também se paga pelo Pfand dos engradados.

País de envase

Uma regra importante é que o sistema de Pfand só funciona com bebidas envasadas na Alemanha. Então, para bebidas importadas (engarrafadas no exterior), não existe o retorno.

Mas como eu recebo o meu dinheiro de volta?

Esta é a parte mais importante. 😀 Muita gente acaba perdendo dinheiro em seus primeiros dias na Alemanha, pois não conhece o sistema de Pfand e acaba descartando as garrafas e latinhas no lixo comum.

Para receber seu dinheiro de volta, você deve levar os recipientes vazios até um supermercado e procurar uma máquina, que geralmente fica próxima à entrada. Ela estará identificada como “Pfandautomat” (máquina de Pfand) ou “Leergut-Rücknahme” (retorno de objetos vazios).

Máquina de Pfand no supermercado Lidl.
Exemplo de máquina de Pfand.
Duas máquinas de Pfand.
Exemplo de máquina de Pfand com abertura embaixo para engradados.

Coloque as garrafas e latas uma a uma no local indicado. Engradados devem ser colocados na parte de baixo, com as garrafas dentro, quando houver esta opção. (Verifique antes, pois algumas máquinas não aceitam todos os tipos de recipientes.) A máquina irá “ler” os recipientes através de scanner, ao mesmo tempo em que vai mostrando e somando os valores na tela. Quando tiver terminado de devolver todos os seus recipientes vazios, aperte o botão e retire o papel impresso pela máquina, onde constará o valor a receber e um código de barras.

Dois cupons de desconto de Pfand, com os valores 3,66 e 0,16 euros.
Ao entregar os recipientes, a máquina emite um cupom com o desconto.

Finalmente, leve este papel até o caixa e apresente ao atendente. Caso você esteja comprando outras coisas neste dia, o valor do Pfand será dado como desconto no valor de suas compras. Caso contrário, a pessoa no caixa deve te entregar o valor em dinheiro, mesmo.

Recibo de caixa de supermercado, mostrando o desconto do Pfand.
O valor retirado na máquina de Pfand pode ser descontado do valor das suas compras ao passar no caixa.

Viu como é fácil? 🙂

Caso ainda tenha alguma dúvida, ou quiser compartilhar conosco a sua experiência, comente aqui no site ou nas nossas redes sociais. 😉

Se quiser ver um vídeo em alemão, explicando sobre o Pfand, confira este aqui, do canal Easy German.

Se quiser saber sobre a forma correta de descartar outros tipos de lixo reciclável na Alemanha, confira este post que já publicamos aqui no Alemanhacast.

Curiosidade:

A prática do Pfand também é comum no famoso Biergarten e outras festas de rua, como o Weihnachtsmarkt (Feira de Natal). Neste caso, você paga alguns euros pelo “empréstimo” da caneca, onde vai beber sua cerveja ou Glühwein. Aí você tem a opção de levar a caneca para casa como lembrança, ou devolver no balcão e receber o dinheiro de volta. 😉

 

Autor: Gabriele Tschá

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com