Além de reciclar a maior parte do lixo que produz, a Alemanha ainda recompensa quem participa do processo. É o caso do chamado Pfand. Entenda o que é e como funciona o retorno de embalagens.
Atualmente, a Alemanha possui um dos mais eficientes sistemas de reciclagem do mundo. Com cerca de 66% dos resíduos urbanos reciclados. É claro que os programas de coleta de lixo administrados pelo governo têm influência nestes dados, mas grande parte deste sucesso se deve especialmente à população. Afinal, é ela a responsável pela primeira separação destes materiais no momento do descarte em suas casas. Porém, para quem vem de outro país, muitas vezes é difícil entender como este sistema funciona. Já falamos em outro post sobre como separar o lixo que é coletado nas casas. A partir de agora, entenda os detalhes sobre o Pfand.
O que é Pfand?
Para começar, a palavra “Pfand” pode ser traduzida para o português como “depósito” ou “seguro”. Na verdade, ela designa o valor que você paga pelo recipiente quando compra determinadas bebidas. Estes recipientes podem ser:
- garrafas de vidro;
- garrafas plásticas;
- latas de alumínio;
- caixas e engradados.
Em resumo, funciona assim: você compra, por exemplo, uma lata de cerveja que custa 60 centavos e paga também 25 centavos pelo Pfand da lata. Ou seja, um preço total de 85 centavos. Após beber a cerveja, você pode então devolver a lata e receber seus 25 centavos de volta. Nesse caso, você pagou apenas pelo líquido que vem dentro. O recipiente é apenas “emprestado”, mediante o pagamento deste depósito de garantia que se chama “Pfand”. Mas, como funciona isso na prática? E quais são os recipientes que fazem parte da regra?
Como identificar o Pfand?
A forma mais fácil de identificar o Pfand é por este símbolo impresso no rótulo do recipiente:

Em alguns recipientes, aparece o símbolo do Pfand impresso no rótulo.
Às vezes, também está impresso no rótulo alguma expressão como “Pfandflasche” ou o valor pago pelo Pfand, que pode variar. Os mais comuns são 8, 15 e 25 centavos.

Expressões como “Mehrwegpfandflasche” indicam que esta garrafa faz parte do sistema de Pfand.

Em algumas embalagens, aparece o valor pago pela embalagem.
Também é possível saber que um determinado recipiente não está sujeito ao Pfand, quando vem com a expressão “Pfandfrei” no rótulo:

Quando aparecer a expressão “Pfandfrei”, significa que este recipiente não é retornável.
Porém, nem sempre está escrito alguma coisa. Então, a forma mais segura e eficaz é conferir o recibo do supermercado, onde o valor pago pelo Pfand sempre vem designado separadamente:

Quando você compra bebidas, o valor do Pfand aparece discriminado no cupom fiscal.
Algumas regras gerais sobre Pfand
Além dos “macetes” para identificar o Pfand que expliquei acima, também existem algumas regrinhas básicas que podem ser decoradas com o tempo para facilitar o seu dia-a-dia. São elas:

A maioria das latas de alumínio é sujeita ao Pfand.
Latas de alumínio
Normalmente, todas as latas de alumínio participam do sistema de Pfand, sejam de cerveja ou refrigerante, incluindo também chás, energéticos e outras bebidas. Existem exceções, mas são raras.
Garrafas plásticas
Em geral, todas as garrafas plásticas de água mineral e refrigerante, de todos os tamanhos, são com Pfand. Por outro lado, garrafas de suco geralmente são Pfandfrei. Para outras bebidas, verificar o símbolo no rótulo ou o recibo do caixa.

Em geral, garrafas plásticas de refrigerante e água mineral estão sujeitas ao Pfand.
Garrafas de vidro
Praticamente todas as garrafas de cerveja, de todos os tamanhos, estão sujeitas ao Pfand. Mas, por garrafas de vinhos e destilados, geralmente, não se paga o Pfand.

Praticamente todas as garrafas de cerveja estão sujeitas ao Pfand.
Engradados
Ao comprar uma caixa ou engradado, com várias garrafas de água, cerveja ou refrigerante, você paga, além do Pfand das garrafas, um Pfand também pela caixa. Afinal, o engradado também pode ser devolvido para receber o dinheiro de volta.

Além das garrafas, também se paga pelo Pfand dos engradados.
País de envase
No entanto, existe uma regra importante. Pois, o sistema de Pfand só funciona com bebidas envasadas na Alemanha. Então, para bebidas importadas (engarrafadas no exterior), não existe o retorno.
Mas, como eu recebo o meu dinheiro de volta?
Esta é a parte mais importante. Infelizmente, muita gente acaba perdendo dinheiro em seus primeiros dias na Alemanha, pois não conhece o sistema de Pfand e acaba descartando as garrafas e latinhas no lixo comum.
Então, para receber seu dinheiro de volta, você deve levar os recipientes vazios até um supermercado e procurar uma máquina, que geralmente fica próxima à entrada. Nesse caso, ela estará identificada como “Pfandautomat” (máquina de Pfand) ou “Leergut-Rücknahme” (retorno de objetos vazios).

Exemplos de máquinas de Pfand: à esquerda, para embalagens comuns e, à direita, com abertura para retorno de engradados.
Assim, coloque as garrafas e latas uma a uma no local indicado. Por outro lado, engradados devem ser colocados na parte de baixo, com as garrafas dentro, quando houver esta opção. (Verifique antes, pois algumas máquinas não aceitam todos os tipos de recipientes.) Em seguida, a máquina irá “ler” os recipientes através de scanner, ao mesmo tempo em que vai mostrando e somando os valores na tela. Por fim, quando tiver terminado de devolver todos os seus recipientes vazios, aperte o botão e retire o papel impresso pela máquina, onde constará o valor a receber e um código de barras.

Ao entregar os recipientes, a máquina emite um cupom com o desconto.
Finalmente, leve este papel até o caixa e apresente ao atendente. Aliás, caso você esteja comprando outras coisas neste dia, o valor será dado como desconto no valor de suas compras. Caso contrário, a pessoa no caixa deve te entregar o valor em dinheiro, mesmo. Viu como é fácil?

O valor retirado na máquina de Pfand pode ser descontado do valor das suas compras ao passar no caixa.
Você sabia?
A prática do também é comum no famoso Biergarten e outras festas de rua, como o Weihnachtsmarkt (Feira de Natal). Nesse caso, você paga alguns euros pelo “empréstimo” da caneca, onde vai beber sua cerveja ou Glühwein. Aí você tem a opção de levar a caneca para casa como lembrança, ou devolver no balcão e receber o dinheiro de volta.
Se quiser ver um vídeo em alemão, explicando sobre o Pfand, confira este aqui, do canal Easy German. Para saber sobre a forma correta de descartar outros tipos de lixo reciclável na Alemanha, confira este post que já publicamos aqui no blog.
Ainda assim, caso ainda tenha alguma dúvida ou quiser compartilhar conosco a sua experiência, comente aqui no site ou lá em nosso Instagram. ;)
Autor: Gabriele Tschá