Informação

Quem é Olaf Scholz – O novo chanceler da Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

Olaf Scholz entrou para a história em 08 de dezembro de 2021 como o Chanceler que sucedeu a Era Merkel. O candidato eleito pelo Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) possui um extenso currículo político. Atualmente, é visto como um dos políticos mais poderosos da Alemanha. Mas, sua trajetória passa longe de ser linear.

Formação e ascensão política de Olaf Scholz

Na verdade, Olaf Scholz se adaptou bem às circunstância e sobe ao poder com a missão de liderar o país no período pós-pandemia. O político nasceu dia 14 de junho de 1958, na cidade de Osnabrück. Mas, foi na Universidade de Hamburgo onde deu início à sua vida acadêmica. De fato, ele se tornou especialista em direito trabalhista. Antes disso, porém, ainda aos 17 anos de idade, Olaf Scholz se filiou ao SPD. Aliás, sua esposa, Britta Ernst, também é filiada ao partido. Sua carreira política acumula diversos cargos:

  • Inicialmente, atuou como vice-presidente da Juventude Socialista.
  • Mais tarde, como Representante de Hamburgo no Parlamento Alemão (Bundestag), foi eleito em duas ocasiões, 1998 e 2001.
  • Logo depois, se tornou Senador.
  • Secretário Geral do SPD e chefe do partido, alguns anos depois.
  • Chegou a compor o Painel de Supervisão Parlamentar na Alemanha.
  • Também foi membro do órgão que nomeia juízes para o maiores Tribunais Superiores de Justiça no país.
  • Em 2007, o político foi nomeado como Ministro do Trabalho e Assuntos Sociais no governo da Chanceler Angela Merkel.
  • Anos mais tarde, em 2011, Olaf Scholz voltou à cena política em Hamburgo. Dessa vez, como prefeito.
  • Depois disso, foi atuante em diversos assuntos de interesse do Governo Alemão tanto em assuntos internos como internacionais, como no Afeganistão, por exemplo.
  • Posteriormente, já em 2017, Scholz chegou à posição de vice-chanceler da Alemanha, ainda na Era Merkel. Ao mesmo tempo, atuou como Ministro da Economia.
  • Recentemente, em agosto de 2020, o SPD anunciou seu nome como o indicado ao cargo supremo do Governo Alemão.
  • Por fim, em 08 de dezembro 2021, Olaf Scholz sobiu ao poder como Chanceler da Alemanha.

Escândalos e a Covid

Atualmente, seus rivais políticos chamam a atenção para os escândalos que vieram à tona enquanto ele ainda era Ministro da Economia. Sem contar com seu histórico de acusações de tortura, corrupção e violência política. Detalhe: tudo extensamente documentado em registros públicos. Por exemplo, um rombo de cerca de €1,9bi foi descoberto na empresa Winecard. Além disso, a gigante de pagamentos digitais foi exposta como uma grande fraude. Olaf Scholz é acusado de proteger a companhia.

Além disso, enquanto atuava como prefeito de Hamburgo, bancos espalhados pelo país utilizaram um esquema conhecido como Cum-Ex. Como resultado, mais de €30bi sumiram dos cofres públicos. Apesar de tudo isso e mais um pouco, a atuação de Olaf Scholz frente à pandemia de Covid-19 parece ter sido o suficiente para ganhar a simpatia dos eleitores. Afinal, o novo Chanceler da Alemanha está disposto a usar todas as “armas” possíveis para impedir que o país afunde após o duro período. Resta aguardar para ver como a mudança política vai impactar na vida dos cidadãos e na economia da Alemanha.

Deixe seu comentário