Cotidiano Trabalho/Emprego Turismo

O sistema de férias na Alemanha – Como funciona?

Pinterest LinkedIn Tumblr

De início, o sistema de férias na Alemanha não é muito diferente do sistema no Brasil. Ou seja, baseado no tempo de trabalho, o funcionário tem direito a um período de descanso. Esse período varia entre 25 e 30 dias por ano. Além disso, o empregado pode solicitar sair em determinado período. Mas, também precisa da aprovação do empregador.

No entanto, pode ser que você tenha outras dúvidas sobre o sistema de férias na Alemanha. Por exemplo: quem tem um mini-job, tem direito a férias? As férias são remuneradas? Posso acumular férias de um ano para outro? Tire todas as suas dúvidas a partir de agora!

O sistema de férias na Alemanha para trabalhos regulares

Normalmente, o sistema de férias na Alemanha passa a valer a partir do primeiro semestre de início do trabalho. Então, se a empresa dispensa o funcionário antes de completar um semestre de contratação, ele ainda tem direitos. Nesse caso, a 1/12 das férias por mês já trabalhado. Por outro lado, se a dispensa ocorrer após o primeiro semestre, ele terá direito ao período integral de férias. Mas, se o dias não puderem ser repassados para outro emprego, o empregador deve pagar por eles.

Preguntas frequentes sobre o sistema de férias na Alemanha

·        As férias são remuneradas?

Sim! Durante o sistema de férias na Alemanha garante que o empregado recebe integralmente o salário durante o período de férias.

·        Mini-job dá direito a férias?

Sim. Mas, como vimos, as férias dependem da quantidade de dias trabalhados, independente da soma de horas. Para entender melhor, vamos fazer as contas. Por exemplo, se você tem um mini-job onde trabalha por 1h30, de segunda a sexta. Ao fim do mês, você trabalhou 30 horas e tem direito a 20 dias de férias remuneradas. No entanto, se você trabalha o mesmo tanto, mas apenas 02 dias por semana, só terá direito a 08 dias de férias remuneradas.

·        Pode acumular férias de um ano para outro?

Sim. Ao final do ano de serviço, os dias que não foram tirados são contabilizados para o ano seguinte. Assim como no Brasil, porém, essa manobra só pode ser feita uma vez. Ou seja, você precisa tirar um período de férias a cada 02 anos ou ele perde o direito a ela.

·        E quem muda de emprego? Perde os dias de férias não usufruídos?

Nesse caso, depende. Se na empresa anterior, o empregado já tirou os dias devidos no ano corrente, então não. Mas, se ainda restam dias de férias não tirados, o empregador deve conceder um certificado indicando isso. Dessa forma, a nova empresa concede ao empregado o direito de tirar os dias restantes durante o ano

Sombra e água fresca?

Como vimos, o sistema de férias na Alemanha é bem semelhante ao sistema que as empresas praticam no Brasil. Em alguns casos específicos, a situação deve ser analisada de acordo com as leis trabalhistas do país.

Se você quer saber mais sobre várias formas de trabalhar na Alemanha, clique aqui.

Comentários

  1. Siegfried Albert Zahn Responder

    Boa tarde.

    Muito interessante a explicação mas , faltou uma informação muito importante , as férias na Alemanha é sempre em função de dias úteis e não dias corridos com no Brasil .
    Aqui no Brasil com um ano de trabalho temos direito a 30 dias corridos de Férias , e aí na Alemnaha são 30 dias uteis .

    • Fernanda Preis Responder

      Olá tudo bem? É verdade, na Alemanha as férias são dias úteis. Obrigada 🙂

Deixe seu comentário