Planejamento é a palavra chave quando vamos fazer uma mudança para o exterior. Além de todos os documentos, mudança, stress, ainda tem um problema que pode fazer muitas pessoas ficarem de cabelo em pé: a mala. É preciso praticar o desapego, pois colocar uma vida em uma ou duas malas de 23 quilos é muito difícil, principalmente se a pessoa ter apego às coisas materiais; pois algumas coisas que tem valor sentimental muitas vezes irão ficar para trás. Afinal, o que levar e o que não levar?

Nos Podcasts Mudança Parte 1 e Parte 2 já falamos um pouco sobre como foi a mudança e a organização das malas, vou fazer um resumo do que eu acho que é necessário trazer:

Roupas

Roupas de inverno melhor comprar por aqui, as roupas daqui são preparadas para o inverno rigoroso. As roupas de verão eu trouxe as do Brasil e não precisei comprar nada aqui. Os preços das roupas aqui são bem acessíveis, existem lojas como a Primark, C&A, H&M que você vai encontrar uma infinidade de coisas, tem roupas para todos os gostos, posso garantir impossível sair de lá se comprar nada. 😉

Calçados

Traga sua havaiana, quantas querer, já achei em algumas lojas, porém o valor é muito caro. Se você ter botas do Brasil pode trazer, aqui existem palmilhas térmicas que são vendidas em vários lugares e ajudam a não sentir frio nos pés, eu utilizei bastante nas botas que trouxe. Não é muito indicado trazer muita coisa de salto alto, pois quase não usamos, caminhamos muito, muito mesmo, dai fica difícil usar salto né?

Enxoval

Não é necessário trazer roupa de cama, aqui as camas tem um formato diferente das do Brasil e a maioria das camas de casal possuem dois colchões. Toalhas de rosto e banho mesma coisa, não tem necessidade de trazer, você pode comprar por aqui. Já uma dica que para mim é super valiosa, trazer o travesseiro do Brasil, já testei alguns e não consegui me adaptar, tanto que na próxima viagem para Brasil irei trazer um travesseiro de lá, e se trouxer travesseiros trazer fronhas pois as que existem aqui, não servem nos travesseiros do Brasil, eles tem outro formato aqui.

Produtos de beleza

Indico comprar aqui, é claro que depende do dia e hora que você chegar pode não conseguir comprar, indico trazer somente um sabonete, shampoo, creme dental, hidratante até achar um local para poder comprar; falo isto pois chegamos no domingo e estava tudo fechado. Quando você for DM, Rossmann, Müller vai ver a variedade de coisas que existe por aqui, é muita coisa. Tenho uma amiga que tem cabelos cacheados e sempre utiliza os produtos do Brasil pois não se adaptou com nenhum aqui, ela disse que para este tipo de cabelo melhor trazer do Brasil. Ah também trazer alicate de unha afiado, aqui é muito caro para afiar e para fazer a unha na manicure também.

Medicamentos

Esse assunto é complicado, a regulação dos medicamentos é bem diferente na Alemanha. O acesso à alguns remédios é bem diferente, você não consegue comprar muita coisa sem a receita médica. Portanto, sugerimos trazer um kit de sobrevivência.

Para as mulheres que usam anticoncepcional, ele é vendido somente com receita. É melhor trazer algumas caixas ate que você consiga se consultar com um ginecologista.

Um importante detalhe: atenção à data de validade dos medicamentos. 🙂

Eletrodomésticos e utensílios de cozinha

Comprar tudo aqui, as coisas são super modernas e com um preço ótimo, apesar de morar apenas um ano aqui, tenho mais eletrodomésticos aqui do que possuía no Brasil, e os utensílios de cozinha? Existe tudo que você pode imaginar, existe utensílios para tudo.

Aparelhos eletrônicos

Secador de cabelo, prancha eu trouxe do Brasil, porém por uns 15 euros você consegue comprar um ótimo secador de cabelo. A voltagem na Alemanha é 220.

Móveis

Não há necessidade de trazer, o valor que vai pagar do frete você pode mobiliar a casa inteira e ainda vai sobrar bastante dinheiro. Indico ir no Ikea, dá para comprar também pela internet, existem opções para todos gostos.

Comida

Existem diversos sites que vendem comidas brasileiras por aqui e em alguns lugares também existem mercadores portugueses, aqui em Stuttgart existe um muito bom que vende até peixes que temos aí no Brasil.

Correios

Se você estiver sentindo falta ou precisar de um objeto específico que ficou no Brasil, você também pode enviar pelo correio, eles possibilitam o envio de caixas de até 30kg.

E se eu esquecer de alguma coisa?

Se você esquecer algo, você pode pedir um “favorzinho” para suas visitas que vem do Brasil, para trazer algumas coisinhas, não acha bom?! 🙂

E aí gostou das dicas? Alguma sugestão para próximo post? 😉

 

Comentários

    • Fernanda Batista Preis Responder

      Olá Ester, não enviamos nada pelo correio, porém vi que algumas pessoas fazem isto. DÁ uma pesquisada no correio que deve ter esta informação. 😉

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com