Curiosidades Informação

O que é Freikörperkultur?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Apesar do nome complicado, Freikörperkultur  ou FFK, não é nada mais do que o naturismo. Isso mesmo! Quer dizer um estilo de vida em harmonia com a natureza e respeito por toda criação, incluindo o próprio corpo.

Ao pé da letra, quer dizer cultura do corpo livre e é uma prática comum em países por todo o mundo. No entanto, acredita-se que o movimento tenha começado na Alemanha, há mais de 100 anos.  Provavelmente, surgiu entre simpatizantes do socialismo, que se rebelavam contra as muitas proibições impostas pelo governo e pela religião na época.

A prática do naturismo na Alemanha

Atualmente, a prática do naturismo é bem tolerada e comum na Alemanha. Já existem até locais próprios para os adeptos do movimento se reunirem e ficarem à vontade. Sendo assim, eles podem desfrutar da companhia dos amigos em cruzeiros marítimos, academias de ginástica, hotéis e praias onde não se vê uma peça de roupa sequer! Aliás, se você entrar vestido num dos eventos do grupo, será cordialmente convidado a se despir. Afinal, não vai querer constranger os presentes, certo? 

Pelados e organizados

Vamos combinar, nem todo mundo é super tolerante ou indiferente à prática. Logo, muitos alemães acham que é um comportamento indecente e nojento. No entanto, existe o respeito pela opinião alheia. Ou seja, cada um decide o que fazer da vida, seja ficar vestido ou do jeito que veio ao mundo.

Tanto é assim, que existe uma associação para praticantes do naturismo na Alemanha, ou Deutscher Verband für Freikörperkultur, que já conta com mais de 50 mil sócios. E não é recente essa organização. Inicialmente, um professor chamado Adolf Koch fundou uma rede de escolas nudistas. Acontece que ele acreditava nos benefícios pedagógicos da prática. Mas, também houve uma certa resistência.

Nudismo em tempos de guerra

Com a ascensão dos nazistas ao poder, autoridades passaram a impedir as reuniões naturistas em praias por toda a Alemanha.  Os policiais interrompiam os eventos organizados, na intenção de reprimir a prática e impedir o crescimento do naturismo.

No entanto, o movimento perseverou e acabou ganhando apoio das massas. Na verdade, de acordo com praticantes sobreviventes da época, essa era uma forma de lidar com o estresse e restrições dos tempos de guerra. Como resultado, ir para e se livrar de toda roupa, dava uma sensação de liberdade e um certo controle aos que aderiam ao movimento.

Marcas da vida que o naturismo não esconde

Um dos detalhes que se observa num local naturista é a despreocupação com relação a padrões estéticos.  De fato, não tem nada a ver com um estilo hippie de se viver. Porém, ninguém se preocupa em esconder suas estrias, celulites e cicatrizes. 

Na verdade, se mostram bem confortáveis com elas. E isso é mesmo um estilo de vida, algo comum e normal para os adeptos. Então, agora você já sabe o que significa Freikörperkultur e como influencia a vida dos praticantes do naturismo alemão.

Gostou? Compartilhe com os amigos que já pensaram em se livrar das roupas por aí. Aproveite para visitar nosso Instagram e conhecer mais sobre a vida e a cultura da Alemanha.

Deixe seu comentário